Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Software PhenoGlad completa um ano de lançamento



O software PhenoGlad completou um ano de seu lançamento no dia 30 de janeiro de 2017. O trabalho de desenvolvimento do programa foi motivado pela importância que a cultura do gladíolo possui, sendo uma das dez flores de corte mais importantes no Brasil e pela sua importância e aceitação no mercado regional. O software tem potencial para auxiliar os produtores a determinar as melhores datas de plantio para que as hastes florais fiquem prontas próximas aos picos de comercialização do mercado, pois tem interface simples, é de fácil utilização e possui aplicação a campo, pois simula a data de ocorrência dos principais estágio fenológicos da cultura do gladíolo,
Para a construção do programa, desde o ano de 2011, a equipe PhenoGlad conduziu experimentos em Santa Maria e, a partir de 2014, em outros locais do RS, como Itaqui e Frederico Westphalen, em uma lavoura comercial em Santa Maria e em um local em Santa Catarina, Curitibanos. Estes estudos balizaram a calibração e validação do modelo para dez cultivares de gladíolo e quatro ciclos de desenvolvimento da cultura.
Neste primeiro ano, o modelo foi utilizado num trabalho de dissertação de mestrado, que visa determinar a melhor época de plantio para comercialização das hastes do gladíolo em duas datas comemorativas para o RS e foi rodado em cenários de mudança climática. Foi utilizado também num estudo de previsão de safra para Santa Maria, auxiliando um produtor local e em Curitibanos – SC e, atualmente, está sendo utilizado num trabalho de zoneamento para a cultura no estado do RS.
Até o momento, já foram registrados 112 downloads do programa, que encontra-se disponível gratuitamente para download neste site oficial. A equipe PhenoGlad continua trabalhando para manter o software em constante atualização a fim de manter a confiabilidade das simulações.

 

Imagem logo

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1227

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes