Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Terceiro Roteiro Técnico sobre Gladíolo em Santa Catarina leva público recorde a Rio do Sul



Santa Catarina teve na último terça-feira (15) a terceira edição do Roteiro Técnico sobre a Cultura do Gladíolo que levou 300 pessoas ao campus de Rio do Sul do Instituto Federal Catarinense (IFC). O evento trouxe novidades para os participantes já que a região tem muitos pequenos produtores familiares, mas a floricultura ainda não está presente nas propriedades como fonte de renda ao produtor.

Voltado para pequenos agricultores, o roteiro proporcionou aos participantes conhecer detalhes sobre a produção de gladíolo. O evento contou com seis estações sobre a cultura do gladíolo: plantio de bulbos de gladíolo, cultivo mínimo e convencional, práticas de manejo, pragas e doenças, colheita das hastes florais e custos de produção. Nestas seis estações os integrantes das equipes PhenoGlad do IFC-Rio do Sul, do IFC-Concórdia e da UFSC-Curitibanos, apresentaram aos visitantes várias técnicas de manejo desde o plantio dos cormos (nome dado aos bulbos de gladíolo) até os cuidados na colheita e armazenamento das hastes florais, além dos custos e o rendimento líquido de um cultivo de gladíolo. O evento também teve o lançamento do aplicativo para dispositivos móveis denominado PhenoGlad Mobile – SC, momento muito esperado por todas as equipes PhenoGlad de Santa Catarina. O aplicativo gratuito pode auxiliar o agricultor catarinense a planejar sua produção de gladíolos ao longo do ano. Além de auxiliar no planejamento, o aplicativo fornece informações de práticas de manejo, como momento de realizar a adubação, o tutoramento e a colheita das hastes. Não necessita de conectividade à internet para seu funcionamento, apenas para fazer a instalação a partir da Play Store.

O evento foi dividido em dois turnos. A parte da manhã foi dedicada a 29 participantes, a maioria agricultores do município de Rio do Sul. A tarde foi a vez de 95 alunos do curso de Agronomia e cerca de 115 alunos do curso Técnico em Agropecuária do IFC de Rio do Sul, totalizando a tarde 210 participantes que assinaram a lista de chamada. “No total do dia, cerca de 230 pessoas assinaram a lista de chamada, mas muitos não assinaram a lista e por isso nossa estimativa é de que pelo menos 300 pessoas estiveram no evento ao longo do dia” avaliou a professora Alexandra Goede de Souza, integrante da Equipe PhenoGlad de Rio do Sul responsável pela organização do evento. É o maior público das três edições do evento, avalia o professor Nereu Augusto Streck, da Equipe PhenoGlad da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. “Tivemos um crescimento muito grande no público, na primeira edição do evento que aconteceu dia 11/05/2017 em Curitibanos tivemos 49 participantes e na segunda edição dia 19/10/2017 em Concórdia teve 166 participantes”, explica Nereu. Isto significa que estamos no caminho certo, levando informações práticas e aplicadas ao produtor nos eventos PhenoGlad, conclui o professor.

Segundo a professora Alexandra Goede de Souza, os objetivos do roteiro técnico foram plenamente alcançados e superaram as expectativas da organização. Um ponto importante da avaliação da professora Alexandra é que a participação dos visitantes foi muito interativa com os responsáveis pelas estações, o que indica que a transferência de conhecimento foi estimulada e realizada de forma eficiente. A professora Leosane Cristine Bosco, da Equipe PhenoGlad da UFSC-Curitibanos avaliou o evento como um momento único de interação com os produtores e ressaltou que o momento mais esperado foi o lançamento do aplicativo PhenoGlad Mobile – SC. Essa é uma maneira de retornar para a sociedade na forma de resultados práticos os recursos públicos investidos na pesquisa pelas equipes PhenoGlad, ressalta o professor Nereu. Todos os recursos que as equipes PhenoGlad utilizam com experimentos e acompanhamento de produtores no Rio Grande do Sul (Santa Maria, Bento Gonçalves, Itaqui e Frederico Wesphalen) e em Santa Catarina (Curitibanos, Rio do Sul e Concórdia), são de agências públicas, como o CNPq e a CAPES e de programas de fomento a pesquisa e extensão nas universidades envolvidas no projeto, comentou Nereu. 

O evento também teve a cobertura da imprensa local de TV. Um repórter e um cinegrafista acompanharam os participantes, principalmente os produtores, no campo onde foram realizadas as estações. Foram entrevistados produtores e integrantes das equipes PhenoGlad.

Esse foi o Terceiro Roteiro Técnico sobre gladíolo realizado pelas equipes PhenoGlad em Santa Catarina, o Primeiro Roteiro Técnico da Cultura do Gladíolo foi realizado no dia 11/05/2017, no campus de Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina, na Serra Catarinense,(http://www.cropmodels.ufsm.br/17/05/2017/primeiro-roteiro-tecnico-sobre-a-cultura-do-gladiolo-aconteceu-em-curitibanos-sc/) e o segundo dia 19/10/2017 em Concórdia, no oeste catarinense, no campus de Concórdia do Instituto Federal Catarinense (http://www.cropmodels.ufsm.br/23/10/2017/roteiro-tecnico-sobre-gladiolo-em-concordia-sc-recebeu-166-participantes/ ).

A equipe PhenGlad é uma equipe multidisciplinar que pensa a Floricultura e o Paisagismo como um sistema de produção, visando agregar renda ao produtor e buscando a sustentabilidade da cadeia produtiva. A equipe PhenoGlad apóia e realiza eventos para catalisar a transferência de conhecimento e de tecnologia para o produtor, de modo que produtor e consumidor tenham benefícios. Atualmente as instituições que fazem parte da equipe PhenoGlad são a UFSM (campi Santa Maria e Frederico Wesphalen), a Unipampa-Itaqui, a Universidade Federal de Santa Catarina-Curitibanos, o Instituto Federal Catarinence (campi de Concórdia e Rio do Sul), o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Campus de Bento Gonçalves) e a Emater/RS-Ascar.

   

Os internautas podem acompanhar notícias, informações sobre floricultura e paisagismo bem como a rotina de trabalho da equipe nas redes sociais oficiais do PhenoGlad no Facebook/phenoglad, Instagram (@phenoglad) e Twitter(@phenoglad1). A página oficial do modelo PhenoGlad é www.ufsm.br/phenoglad.

Por: Equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1161

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes