Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Mês de julho é decisivo para produção de gladíolo no RS



prod 300x169

Plantio das cultivares de ciclo intermediário II, Red Beauty e Jester, no produtor

de gladíolo de Santa Maria. Ao lado direito da imagem, canteiros preparados para     

o plantio das cultivares de ciclo intermediário I e precoce.

A definição da data de plantio é uma das principais práticas de manejo que determina a produtividade das culturas agrícolas e, particularmente para a cultura do gladíolo permite o agendamento da colheita e da comercialização das hastes florais.

Os meses de junho, julho e agosto são extremamente importantes para quem planeja produzir gladíolo visando comercializar as hastes florais no Dia de Finados no Rio Grande do Sul, pois variando conforme o ciclo da cultivar, a data de plantio dentro desses meses produzirá hastes florais prontas para a comercialização próximo a esse pico de consumo do mercado. De maneira geral, para a maior parte do estado e a maioria das cultivares disponíveis no mercado, o plantio ocorre no mês de julho e início de agosto quando a previsão é de neutralidade do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (http://enos.cptec.inpe.br/).

Conforme o Boletim Técnico que contém o Zoneamento da data de plantio de gladíolo para o Rio Grande do Sul, o período de plantio, visando comercialização das hastes florais no Feriado de Finados, iniciou em 06 de junho para as cultivares de ciclo tardio, nas regiões mais frias do estado como extremo sul e nordeste, e se estende até 20 de julho nas regiões mais quentes como noroeste e norte do estado. Produtores de Santa Maria realizaram o plantio das cultivares tardias entre os dias 06 e 10 deste mês.

capa 225x300

Boletim Técnico, disponível para download, que contém

o zoneamento da data de plantio de gladíolo no RS.

Até o final deste mês o plantio das cultivares de ciclo intermediário II poderá ser realizado. Nas regiões mais frias o período de plantio iniciou em 22 de junho, e pode ser realizado até o dia 31 de julho nas regiões mais quentes, como a região das Missões. Os produtores e demais interessados de Santa Maria podem realizar o plantio do ciclo intermediário II, que inclui as cultivares Green Star, Jester, White Goddess, Red Beauty, Rose Supreme e Black Velvet, até sexta-feira (dia 21 de julho).

O ciclo intermediário I, representado pelas cultivares Amsterdam, Peter Pears e T704, pode ser plantado de 27 de julho até o dia 31 de julho na maior parte da região noroeste do estado e de 01 a 05 de agosto para quem vai produzir nas Missões. As regiões da Campanha e da Serra Gaúcha têm de 17 até 21 de julho para realizar o plantio dessas cultivares. Em Santa Maria, os produtores podem preparar a área para que o plantio seja realizado entre os dias 27 e 31 de julho.

O plantio das cultivares de ciclo precoce, ou seja, rápido desenvolvimento do plantio até a colheita, iniciou em 08 de julho no extremo sul e nordeste do estado. O plantio varia de 18 a 22 de julho em parte da Serra Gaúcha e, na maior parte do estado, incluindo a região da Campanha, Serra do Sudeste e parte da Serra Gaúcha, o plantio pode ser realizado entre 23 e 27 de julho. Produtores de gladíolo das regiões Central e Oeste, incluindo Santa Maria, terão do dia 28 de julho a 01 de agosto para realizar o plantio. Grande parte da região noroeste do estado terá mais tempo para escolher uma área bem drenada e preparar os canteiros para o plantio que, poderá ser realizado de 02 a 06 de agosto. Alguns municípios à norte poderão plantar de 12 de agosto a 16 de agosto por apresentarem temperaturas mais elevadas.

Maiores detalhes a respeito das datas indicadas para plantio em cada município do RS, principais cultivares e cores disponíveis no mercado e seu respectivo ciclo de desenvolvimento, bem como indicações de manejo para a cultura podem ser acessadas no Boletim Técnico que contém o Zoneamento de data de plantio clicando aqui.

 

 

Por: Equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1306

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes