Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

SETREM é a nova parceira da Equipe Phenoglad



Vice-Diretor do Centro de Ciências Rurais professor Sandro Luis Petter Medeiros e Chefe do Departamento de Fitotecnia da UFSM professor Jerônimo Luiz Andriolo (em pé) abriram a reunião.

Na sexta- feira, 24, a Equipe PhenoGlad da UFSM recebeu uma equipe de professores da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM), com o objetivo de firmar parceria de trabalhos em pesquisa e extensão. A reunião aconteceu no Departamento de Fitotecnia, no campus da UFSM, em Santa Maria, Região Central do RS. Participaram do encontro  a Emater/RS-Ascar, através do Assistente Técnico Regional (ATR) Alfredo Schons, representando 35 municípios de atuação pela Emater Regional de Santa Maria. A equipe da SETREM esteve composta pelo Coordenador do Curso Técnico em Agropecuária professor Claudinei Marcio Schmidt, pela Coordenadora do Curso de Tecnologia em Lacticínios professora Cléia dos Santos Moraes e pela Bióloga professora do Ensino Fundamental e Médio do SETREM Claudiane Willers.

A reunião iniciou com as boas-vindas do Chefe do Departamento de Fitotecnia da UFSM, professor Jerônimo Luiz Andriolo, e do Vice-Diretor do Centro de Ciências Rurais Sandro Luis Petter Medeiros, que ressaltaram a importância das parcerias institucionais que a Equipe PhenoGlad vem desenvolvendo visando levar informações práticas ao produtor. Na sequência o ATR Alfredo Schons destacou os projetos que a Emater/RS-Ascar vem desenvolvendo na parceria Emater/PhenoGlad. O professor Claudinei Schmidt falou sobre a importância das parcerias na SETREM.

Professores da SETREM conheceram o aplicativo para celular PhenoGlad Mobile

 A agenda continuou com a apresentação institucional pela equipe de professores da SETREM, uma instituição que há 95 anos atua na formação educacional e voltada aos filhos de produtores rurais. Hoje a SETREM tem 2.150 estudantes desde a Educação Infantil até a Pós-Graduação, 250 professores e 230 colaboradores, destacou o professor Claudinei.

Na sequência, o professor da UFSM Nereu Augusto Streck apresentou a Equipe PhenoGlad e as instituições que hoje fazem parte da Equipe no RS e em SC, e as ações de extensão que foram realizadas nos dois estados em 2017 e 2018. Ressaltou que a Emater/RS-Ascar é a principal responsável pela difusão do conhecimento para os produtores e que é grande parceira e incentivadora da Equipe PhenoGlad. “A Equipe PhenoGlad está sempre junto com a Emater e essa parceria nos estimula e nos motiva muito para continuarmos trabalhando com foco no produtor”, conclui o professor Nereu em nome da Equipe PhenoGlad.

O ATR da Emater Alfredo Schons fez uma demonstração prática do PhenoGlad Mobile.

Em seguida, foi apresentado o PhenoGlad Mobile RS, um aplicativo para o planejamento da produção do gladíolo, do plantio à colheita. A professora Lilian Osmari Uhlmann, da Equipe PhenoGlad da UFSM apresentou as principais funcionalidades do aplicativo e o ATR Alfredo Schons fez uma demonstração prática aos professores do SETREM de como a ferramenta pode ser usada para programar o plantio visando ter as flores prontas para datas desejadas e também que o aplicativo fornece informações práticas de manejo da cultura em linguagem e ilustrações fáceis de serem entendidas mesmo por pessoas que não conhecem o gladíolo.

A última parte da reunião foi dedicada para planejar as ações da parceria PhenoGlad/SETREM durante este ano. Ficou decidido que a Equipe Phenoglad e a Emater serão responsáveis por duas estações no “Dia da Horticultura”, evento que será realizado no dia 17/11/2018 no Campus da SETREM, em Três de Maio, região noroeste do RS. As estações são “Gladíolo: do plantio à colheita” e “O floricultor na era digital”. Foram acertados detalhes sobre o planejamento do plantio de quatro cultivares de gladíolo para estas duas estações do evento.

A Equipe PhenoGlad agradece aos professores da SETREM Claudinei, Cléia e Claudine pela oportunidade e ao ATR Alfredo Schons, representando os 35 escritórios municipais da Emater Regional de Santa Maria, pelo apoio e incentivo.

A Equipe PhenoGlad é multidisciplinar e institucional que pensa a Floricultura e o Paisagismo como um sistema, com base no conceito da AGRICULTURA DE PROCESSOS. Fazemos pesquisa e extensão com base em demandas do produtor, visando agregar renda ao pequeno produtor familiar e manter o jovem no campo. A Equipe PhenoGlad apóia e realiza eventos para catalisar a transferência de conhecimento e de tecnologia para o produtor, de modo que produtor e consumidor tenham benefícios. Atualmente as instituições que fazem parte da Equipe PhenoGlad são a UFSM (campi Santa Maria e Frederico Wesphalen), a Unipampa-Itaqui, a Universidade Federal de Santa Catarina-Curitibanos, o Instituto Federal Catarinence (campi de Concórdia e Rio do Sul), o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Campus de Bento Gonçalves),a Emater/RS-Ascar, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida de Júlio de Castilhos e a Escola Estadual Técnica Nossa Senhora da Conceição, de Cachoeira do Sul.

Por: Equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1170

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes