Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

I Noite do PhenoGlad reúne produtores, estudantes e técnicos em torno da horticultura



Presidente da Aflori, Valdecir Ferrari falou na I Noite do PhenoGlad sobre “Perspectivas e desafios para o mercado da floricultura”.

A horticultura invadiu o Centro de Ciências Rurais (CCR), no Campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na terça-feira, 16 de outubro, na I Noite do PhenoGlad. Em meio às edificações, havia um pergolado com petúnias em tons de roxo, rosa e branco, que além de decorar deu as boas-vindas ao público, que veio de todas as regiões do estado. O evento foi acompanhado in loco por 109 pessoas e 326 pela internet, totalizando 435 participantes.

A iniciativa contou com quatro palestras que passaram pelas “Perspectivas e desafios para o mercado da floricultura”, ministrada pelo presidente da Aflori, Valdecir Ferrari; “Substratos para a Horticultura”, com o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Gilmar Schäfer, “A cultura da Oliveira: potencial e oportunidades”, apresentada pelo ATR da Emater/RS-Ascar Regional Santa Maria, Alfredo Schons e a “Previsão Climática para a safra 2017/2018” voltada à Horticultura, com a meteorologia da Equipe PhenoGlad, Stefanía Dalmolin da Silva. Após, teve uma mesa redonda, no qual os palestrantes responderam a perguntas da platéia.

Ao final do encontro, todos foram convidados a desfrutar de um coffee break.

Música, flores e parcerias

O encontro teve quatro palestras com foco na horticultura.

Mais do que promover um espaço de integração a produtores, técnicos e estudantes, a I Noite do PhenoGlad uniu centros, o da Ciências Rurais e das Artes e Letras. A combinação sublime de flores e música resultou na apresentação do Coro de Câmara da UFSM, sob a regência do professor Cláudio Antonio Esteves, logo na abertura do evento. O espetáculo que encantou a todos foi motivo de elogios e aplausos.

Outra parceria presente no auditório Flavio Miguel Schneider foi a decoração, que ficou a cargo da Floresce – Floricultura Escola do Colégio Politécnico da UFSM. Para Marcelo Antônio Rodrigues, coordenador do Curso Técnico em Paisagismo, este foi “um grande evento” por agregar em um espaço diferentes forças. “Trazer para dentro do arco produtores. Isso é muito importante. Fazer com que eles (produtores) tenham conhecimento do que está sendo trabalhado pelas universidades. Isso é geração de conhecimento voltado para a realidade de quem precisa”, complementa Rodrigues.

O presidente da Associação Rio-Grandense de Floricultura (Aflori), Valdecir Ferrari, o conjunto do ensino, da pesquisa, da atividade empreendedora e do trabalho precisa estar unido. “A iniciativa PhenoGlad agrega empresas do setor aos estudantes da Universidade Federal de Santa Maria e estudantes de outras instituições. Isso dá uma amplitude nacional. Essas parcerias faz avançarmos”, ressalta o presidente da Aflori.

Coord. PhenoGlad UFSM, Lilian Uhlmann, classifica o evento como um sucesso.

Ele ainda complementa, “há uma distância entre o conhecimento nas universidades e o mercado de trabalho, principalmente essa parte digital. Estamos evoluindo, mas há muito caminho para andar em conjunto. O PhenoGlad se torna um espelho, ainda mais pelo olhar digital”, destaca Ferrari.

Por fim, coordenadora da Equipe PhenoGlad UFSM, Lilian Osmari Uhlmann, classifica a I Noite do PhenoGlad como um sucesso, devido a participação do público. “Tivemos quatro palestras com o foco na horticultura. Estimamos uma participação de mais de 500 pessoas, pois muitos que assistiram pela internet estavam em grupos, de alunos e professores, como foi o caso da Setrem, em Três de Maio, e da E.E.F. Nossa Senhora Aparecida, em Júlio de Castilhos”, conclui Lilian. Assistiram também o evento pelo www.facebook.com/phenoglad alunos e integrantes das Equipes PhenGlad no Rio Grande do Sul, como o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, Unipampa-Itaqui, Universidade Federal de Pelotas, Emater/RS-Ascar e UFSM-Campus Frederico Wesphalen e em Santa Catarina, como a Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Curitibanos e os Campi de Concórdia e Rio do Sul do Instituto Federal Catarinense.

A Primeira Noite do PhenoGlad teve como apoiadores a Aflori, a Floricultura Raddatz, a Auster Soluções em Meteorologia e o Sindicato Rural de Santa Maria.

Por Equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1174

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes