Ir para o conteúdo PPGAP Ir para o menu PPGAP Ir para a busca no site PPGAP Ir para o rodapé PPGAP
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Entrega da Versão Final da Dissertação/Tese



A entrega do trabalho final de curso, Dissertação ou Tese, é na forma digital, sem nenhuma entrega de material físico. O envio é via Processo Eletrônico Nacional  – PEN/SIE da UFSM e a partir do 2º semestre de letivo de 2022, que inicia em setembro/2022, é a única forma de entrega.

Procedimento para a entrega do trabalho de forma digital:
1º Passo: O discente com seu login e senha da UFSM irá acessar o Portal de Documentos da UFSM e proceder conforme o tutorial disponibilizado com as instruções e passos do envio do trabalho em: Tutorial – Ato de Entrega de MDT. Assim, a entrega é composta por:

Trabalho final (Dissertação ou Tese) em PDF, normas de acordo com a MDT 2021 – Manual de Dissertações e Teses da UFSM.
Autorização para Liberação online do Trabalho pela Biblioteca (disponibilizada via e-mail pela Secretaria do PPGAP).

2º Passo: O discente tramita para a caixa postal do(a) orientador(a), que fará a conferência do trabalho, se foi corrigido conforme definido pela Comissão Examinadora da defesa. Caso o trabalho não esteja de acordo com as correções sugeridas pela banca, o orientador retorna ao discente para que sejam efetuados os ajustes necessários. Se estiver tudo certo, o orientador tramita o processo para a Coordenação do PPGAP.

3º Passo: A Coordenação do PPGAP recebe o processo, confere o título do trabalho que deve ser de acordo com o que consta na Ata de Defesa da aprovação e também na Autorização para liberação online do trabalho pela Biblioteca, e demais itens conforme a MDT 2021. Caso o trabalho não esteja de acordo, o processo é devolvido ao discente para que os ajustes sejam realizados. Se tudo estiver correto, a Coordenação insere o arquivo da Ata de Defesa já assinada pelos membros da Comissão Examinadora e tramita à Biblioteca Central.

Observação:
Ao abrir o processo para entrega da versão final, o discente deverá encaminhar um e-mail para ppgap.politecnico@ufsm.br, contendo:

Para os trabalhos de DISSERTAÇÃO de Mestrado: Comprovante de submissão de um artigo científico referente ao tema da Dissertação em periódico com corpo editorial da área Ciências Agrárias I (no mínimo com avaliação QUALIS B5);

Atenção:
O envio do trabalho via processo PEN, dispensa as assinaturas do orientador e dos membros da Comissão Examinadora na Folha de Aprovação no arquivo do trabalho. A Ata de Defesa assinada, que será incluída no processo pela Coordenação do PPGAP, é que irá substituir as assinaturas da Folha de Aprovação.
O arquivo do trabalho final, Dissertação e Tese, anexado ao PEN não deve ser assinado nem pelo(a) orientador(a) nem pelo discente.
Lembramos que em atas de defesa, assim, como em qualquer outro documento que com assinaturas digitalizadas, recortadas e coladas digitalmente não podem ser utilizadas em documentos inseridos no PEN, não há valor legal, pois não garante a autoria e integridade do documento. Então, documentos desta forma serão devolvidos ao emissor.
Para a assinatura do discente na Autorização para Liberação online do Trabalho pela Biblioteca via PEN, deverá ser utilizada preferencialmente a assinatura eletrônica. Instruções de cadastramento: Assinatura Eletrônica PEN – UFSM.

Ficha Catalográfica é obrigatória e sua geração é efetuada na página da Biblioteca Central.
Em caso de dificuldades na conversão do texto em Word para PDF, a Biblioteca Central poderá disponibilizar este serviço na Divisão de Referência.
A expedição do diploma é efetuada pelo Controle Acadêmico de Pós-Graduação – CAPG em média de 20 a 30 dias.

O acompanhamento da tramitação pode ser feito pelo Portal de Documentos da UFSM, clicando em “Processos”. O número do processo PEN é o de abertura do processo de defesa efetuado pelo discente.
 
Dúvidas sobre a emissão do diploma, enviar e-mail para academico.prpgp@ufsm.br.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-526-404

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes