Ir para o conteúdo PPGAP Ir para o menu PPGAP Ir para a busca no site PPGAP Ir para o rodapé PPGAP
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Orientações aos estudantes

Prezado(a) Estudante,

Seja bem-vindo(a) ao Mestrado Profissional em Agricultura de Precisão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É uma satisfação recebê-lo(a) em nosso programa de pós-graduação, que tem como objetivo qualificar profissionais em alto e atualizado nível tecnológico para atuar na Agricultura de Precisão (AP), aperfeiçoando processos, gerando produtos e serviços inovadores para o Setor voltado à AP, em específico, e a agricultura, em geral.

Para que sua trajetória acadêmica seja bem sucedida, apresentamos a seguir algumas orientações iniciais importantes:

DEVERES DO DISCENTE

De acordo com o Art. 29 do Regulamento Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu da UFSM, o discente do programa de pós-graduação deve:

I – dedicar-se à produção de conhecimento, tecnologia e inovação e a aplicação deste conhecimento para a resolução dos problemas enfrentados pela sociedade;

II – cumprir e fazer cumprir este regulamento, o regulamento do programa de pós-graduação ao qual está vinculado, os atos normativos emitidos pela UFSM, SNPG e editais de fomento dos quais seja beneficiário(a);

III – manter contato sistemático com o(a) seu(ua) orientador(a);

IV – comparecer às reuniões discentes convocadas pelo(a) orientador(a) ou coordenação do programa, salvo em casos de colisão de horários decorrentes de atividades curriculares ou de coleta de dados para o trabalho de pesquisa de dissertação e/ou tese;

V – manter atualizado seu cadastro no programa de pós-graduação e na UFSM, assim como o registro de suas atividades no currículo lattes do CNPq ou outro que venha a substituí-lo;

VI – dar os devidos créditos e participação na autoria dos trabalhos aos envolvidos nas diferentes atividades de pesquisa que gerem publicações; e,

VII – mencionar necessariamente a condição de discente junto à UFSM e a(s) fonte(s) de financiamento, quando for o caso, em toda produção bibliográfica, artística, técnica ou de divulgação resultante da sua atividade no curso.

PLANO DE ESTUDOS

Todos(as) discentes ingressantes nos cursos de pós-graduação da UFSM deverão elaborar o Plano de Estudos no transcorrer do 1º semestre letivo do curso, em conjunto com seu(sua) orientador(a), devendo eleger as disciplinas (obrigatórias e optativas) que serão cursadas até a finalização do curso, além da escolha da suficiência em Língua Estrangeira. O preenchimento do Plano de Estudos é realizado no Portal Estudantil pelo(a) próprio(a) discente, no menu Pós-Graduação e opção Plano de Estudos e deve ser submetido para aprovação antes do final do primeiro semestre letivo do curso, sob risco de trancamento para matrícula no 2º semestre letivo de ingresso, caso não seja cumprido o prazo.

O PPGAP exige o cumprimento de um mínimo de 24 créditos, sendo:

– 11 créditos obrigatórios e

– 13 créditos em disciplinas optativas. A escolha das disciplinas optativas deve ser feita em conjunto com o(a) orientador(a), considerando a área de pesquisa e a relevância para a dissertação.

Disciplinas obrigatórias do PPGAP:

DPADP800 – Cartografia e Sistemas de Posicionamento por Satélites Aplicados à Agricultura de Precisão;

DPADP803 – Geoestatística;

DPADP801 – Metodologia da Pesquisa;

DPADP809 – Seminários.

Lembramos que, conforme Art. 84 do Regulamento Geral da Pós-Graduação da UFSM, o(a) discente terá sua matrícula cancelada e será desligado(a) do curso nas seguintes condições:

I – por solicitação do(a) próprio(a) discente;

II – quando esgotado o prazo máximo para a conclusão do curso, cabendo ao Núcleo de Controle Acadêmico (NCAPG) da PRPGP e às respectivas secretarias e coordenações de programas o monitoramento por meio do histórico escolar do discente;

III – quando for reprovado em 2 (duas) disciplinas ou por 2 (duas) vezes na mesma disciplina, cabendo ao Núcleo de Controle Acadêmico da PRPGP (NCAPG) e às respectivas secretarias e coordenações de programas o monitoramento do histórico escolar dos discentes;

IV – quando apresentar desempenho insatisfatório, desde que os critérios de desempenho insatisfatório estejam previstos no regulamento do programa, mediante justificativa fundamentada do(a) orientador(a) à coordenação e aprovado pelo colegiado;

Mais informações sobre o preenchimento do Plano de Estudos: Plano de Estudos.

Mais informações sobre a estrutura curricular do curso: Estrutura Curricular PPGAP.

TESTE DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

Conforme o regulamento da UFSM, os estudantes devem comprovar suficiência em uma língua estrangeira. Aqueles que não comprovarem suficiência em língua estrangeira não poderão apresentar sua dissertação e, por isso, não poderão concluir seu curso de pós graduação. Os discentes podem escolher uma das seguintes línguas estrangeiras para realizar o teste: inglês, espanhol, alemão, francês e português (para estrangeiros). No campus da UFSM, os testes são aplicados uma vez por semestre. As inscrições devem ser realizadas via Portal Estudantil. O Teste de Suficiência em Língua Estrangeira realizado em outra Instituição (reconhecida pelo MEC) deve ser revalidado pelo Colegiado do Programas de Pós-Graduação.

Mais informações sobre o Teste de Suficiência: Teste de Suficiência.

DISPENSA/APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS DE PÓS-GRADUAÇÃO 

Solicitação de Dispensa de Disciplinas – Deve ser solicitada pelo(a) discente interessado em dispensar disciplina(s) da estrutura curricular do Mestrado Profissional em Agricultura de Precisão por disciplinas cursadas externamente ao curso na UFSM e/ou em outras IES, que tenham equivalência de conteúdo e carga horária com as disciplinas do currículo do PPGAP. Essa opção serve também para aqueles(as) que cursaram e aprovaram em disciplinas como Aluno Especial no PPGAP ou em matrículas anteriores no curso.

Solicitação de Aproveitamento de Disciplinas – Deve ser solicitada pelo(a) discente interessado em aproveitar disciplina(s) cursada(s) e aprovada(s) em outro(s) curso(s) de pós-graduação da UFSM e/ou de outras instituições de ensino superior. Conforme deliberado pelo Colegiado do Programa (Ata n. 034/2025), o limite máximo para aproveitamento de créditos oriundos de disciplinas cursadas em outros cursos de mestrado e/ou doutorado é de 10 créditos. A solicitação será analisada, inicialmente, pelo(a) orientador(a) do(a) discente que verificará a viabilidade de aproveitamento à pesquisa a ser desenvolvida, e posteriormente, submetida à apreciação do Colegiado do Curso.

As disciplinas externas de outras IES deverão ser inseridas no Plano de Estudos no Portal Estudantil com o código EXT e com as mesmas informações da disciplina de origem (código, nome, carga horária e créditos).

Orientações sobre como solicitar a dispensa: Dispensa de Disciplina na Pós-Graduação.

 MATRÍCULAS EM DISCIPLINAS PARA DISCENTES DE PÓS-GRADUAÇÃO

A matrícula em disciplinas pelos discentes segue os prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico da UFSM. Os ajustes também estão previstos no calendário e podem ser feitos pelo Portal Estudantil ou na semana de reajuste direto com a secretaria do curso.

A partir do ingresso, o vínculo no curso de pós-graduação será mantido por meio de matrícula na disciplina de crédito não-computável “Elaboração de Dissertação ou Tese (EDT)”, que será renovada a cada período letivo, automaticamente, pelo Núcleo de Controle Acadêmico da PRPGP (NCAPG), até o prazo máximo de conclusão do curso.

A solicitação de matrícula nas demais disciplinas e atividades relacionadas no plano de estudo é de responsabilidade do(a) discente.

Mais informações sobre a matrícula: Matrícula em disciplinas.

AFASTAMENTO/LICENÇA DE DISCENTE DA PÓS-GRADUAÇÃO

Os(As) discentes dos cursos de pós-graduação da UFSM podem solicitar afastamentos ou licença das suas atividades acadêmicas para tratamento de saúde, nascimento ou adoção de filho/a(s), com regime domiciliar ou licença, conforme as orientações constante nesta página.

Não há trancamento total nos cursos de pós-graduação da UFSM.

PROCEDIMENTOS GERAIS PARA O PROCESSO DE DEFESA

 É responsabilidade do(a) discente a abertura de um único processo de defesa de dissertação indicando a composição da banca e data de defesa atendendo aos prazos internos para tramitação destes processos (solicitar com no mínimo 20 dias de antecedência da data da defesa). A estrutura e apresentação da dissertação deve respeitar o que consta no Manual de Dissertações e Teses (MDT) da UFSM.

Uma vez aberto o processo de defesa de dissertação pelo discente, o processo deve ser tramitado ao(à) orientador(a) para anuência e, posteriormente, encaminhado para aprovação pelo colegiado do programa de pós-graduação.

O(A) discente deverá fornecer um exemplar da dissertação para cada membro da banca examinadora, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias da data de defesa.

A banca examinadora será constituída de no mínimo 3 (três) membros(as) efetivos(as) e 1 (um/uma) suplente, sendo pelo menos, 1 (um/uma) membro(a) de outra Instituição (membro externo). Quando o(a) orientador(a) e o(a) coorientador(a) estiverem presentes na banca examinadora de defesa de dissertação ou tese, esta banca contará com mais 1 (um/uma) membro(a) efetivo(a), sendo que o(a) coorientador(a) não poderá participar da atribuição do conceito final.

Não poderão fazer parte das bancas de defesa de dissertação ou tese o(a) cônjuge do candidato(a) ou do orientador(a) e/ou parentes afins do candidato ou do orientador até o 3° (terceiro) grau inclusive.
 .

Mais informações sobre o processo de defesa: Processo de Defesa.

PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA DEFESA

Os(As) discentes dos cursos de pós-graduação da UFSM podem solicitar a prorrogação do prazo de defesa. Esse processo deve ser aberto pelo discente no Portal Documentos da UFSM.

Os cursos de mestrado terão a duração mínima de 12 (doze) e máxima de 24 (vinte e quatro) meses. Para os cursos da modalidade profissional, os prazos máximos poderão ser acrescidos de 6 (seis) meses, podendo ser prorrogados somente por mais 6 (seis) meses. Prazo máximo de 36 meses.

Mais informações, requerimento e passo a passo: Prorrogação do prazo de defesa.

ENTREGA DA VERSÃO FINAL DA DISSERTAÇÃO

Depois de realizada a defesa e feita as correções sugeridas pela banca examinadora, conforme o prazo estipulado, o discente deverá realizar o Ato de entrega final da sua dissertação. O Trabalho final deve estar em formato PDF, de acordo com o Manual de Dissertações e Teses da UFSM. Além disso, o estudante deverá comprovar a submissão de um artigo científico referente ao tema da Dissertação em periódico com corpo editorial da área Ciências Agrárias I (no mínimo com avaliação QUALIS B5).

Mais informações e procedimentos para entrega: Ato de entrega da versão final.

CONTATO E SUPORTE

A Coordenação do Curso e a Secretaria Integrada dos Cursos de Educação Superior do Colégio Politécnico estão à disposição para auxiliar com questões administrativas, matrícula, trâmites acadêmicos e outras demandas.

Desejamos muito sucesso em sua jornada acadêmica!

Contatos:

E-mail da Coordenação: ppgap.politecnico@ufsm.br

E-mail da Secretaria: sies.poli@ufsm.br

Telefone/WhatsApp: (55) 9146-5045

Endereço: Colégio Politécnico da UFSM (Prédio 70) – Bloco G – Sala 125