Ir para o conteúdo PPGAP Ir para o menu PPGAP Ir para a busca no site PPGAP Ir para o rodapé PPGAP
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área Restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Abertura de inscrições para Estudante Especial de Pós-Graduação – 2026/2



A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa torna público o edital para solicitação de matrícula de Estudante Especial em disciplinas de Pós-Graduação no 2º semestre letivo de 2026.

Conforme consta no edital, a matrícula de estudante especial I poderá ser concedida nas seguintes situações:
I – para discentes de graduação de qualquer IES que tenham cursado, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) dos créditos necessários à conclusão do seu curso;
II – para discentes vinculados(as) a cursos de pós-graduação stricto sensu de outras IES nacionais ou estrangeiras;
III – para portadores(as) de diploma de curso superior obtido em Instituição de Ensino Superior reconhecida no Brasil ou no Exterior; ou
IV – para participantes de projetos de extensão devidamente registrados na UFSM, que sejam portadores(as) de diploma ou estudantes de graduação da UFSM.

Atenção para selecionar a modalidade correta, assim como a documentação correspondente.  

Acesse o edital, seus anexos e o link para inscrição: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prpgp/editais/029-2026

 

MATRÍCULAS NAS DISCIPLINAS

Após a publicação da relação final dia 07 de agosto de 2026, a matrícula em disciplinas será efetivada de forma automática pelo NCAPG/PRPGP, para todas as solicitações que forem deferidas pelas Coordenações dos cursos de pós-graduação até o limite de vagas disponibilizadas por disciplina.

Cada estudante cuja solicitação for deferida pelo curso e que a matrícula for efetivada pelo sistema dentro das vagas disponibilizadas, receberá um e-mail de confirmação da matrícula.

O início do semestre acadêmico esta previsto para o dia 03 de agosto, mas a participação dos os estudantes especiais esta condicionada a efetivação da matrícula e recebimento do e-mail de comunicação, com previsão para permissão de presença em sala de aula a partir do dia 10 de agosto. Sendo que é de responsabilidade de cada estudante que for matriculado, verificar as informações sobre as disciplinas diretamente com o Curso/PPG que ofertou a disciplina.

 

Dúvidas referente ao edital podem ser direcionadas ao setor de Controle Acadêmico de Pós-Graduação da PRPGP no e-mail ingresso.prpgp@ufsm.br

Dúvida com relação ao curso podem ser direcionadas à Secretaria Integrada dos Cursos de Educação Superior do Poli no e-mail sies.poli@ufsm.br

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-526-708

Publicações Recentes