Ir para o conteúdo PPGCC Ir para o menu PPGCC Ir para a busca no site PPGCC Ir para o rodapé PPGCC
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Edital de Seleção de Aluno Especial de Pós-Graduação – 1º Semestre Letivo de 2023



Estão abertas as inscrições para Aluno Especial de Pós-Graduação do 1º Semestre Letivo de 2023.

As informações sobre a seleção para aluno especial foram publicadas pela PRPGP/UFSM e encontram-se disponíveis para acesso neste endereço eletrônico: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prpgp/editais/007-2023.

O(s) candidato(s) interessado(s) pode(m) realizar sua inscrição entre “17 de fevereiro de 2023” a “03 de março de 2023”, conforme orientações do referido Edital. O PPGCC/UFSM não tem gerência sobre o Edital ou o Processo Seletivo, que é regulado e gerido pela PRPGP.

O Regulamento Interno do Programa permite ao aluno cursar apenas uma disciplina por matrícula na condição de aluno especial, sendo em semestres alternados permitido o curso de no máximo duas disciplinas eletivas nesta condição. Assim, na condição de aluno especial, se interessado, o candidato poderá cursar uma disciplina como aluno especial no semestre letivo de 2023/01 e outra disciplina no semestre letivo de 2023/02, desde que inscrito e selecionado em cada processo seletivo a ser realizado.

A(s) disciplina(s) cursada(s), em caso de aprovação, poderá(ão) ser aproveitada(s) em caso de posterior ingresso como aluno regular no Programa, num período de até 2 anos.

As disciplinas disponíveis para Matrícula como aluno especial neste Semestre Letivo (2023/01) são:

– CTB809 Metodologia da Pesquisa em Ciências Contábeis (Segunda-feira – 18h00)

– CTB810 Controladoria (Segunda-feira – 13h30)

– CTB811 Contabilidade Societária (Segunda-feira – 18h00)

– CTB815 Controle de Gestão (Segunda-feira – 13h30)

– CTB829 Contabilidade e Sustentabilidade Organizacional (Segunda-feira – 13h30)

– STC876 Métodos Multivariados Aplicados às Ciências Contábeis (Segunda-feira – 08h00)

Poderão se matricular como aluno especial:

a) Alunos de Graduação: Discentes de graduação de qualquer Instituição de Ensino Superior – IES com, no mínimo, 75% (setenta e cinco) dos créditos necessários à conclusão do seu curso, e participantes de projeto de pesquisa aprovados no âmbito da Instituição, cabendo ao coordenador do projeto a responsabilidade pela solicitação de matrícula, com as devidas justificativas, à Coordenação do Programa de Pós-Graduação da UFSM.

b) Alunos de Pós-Graduação Externos: Discentes vinculados a programas de pós-graduação de outras IES nacionais ou estrangeiras, cabendo à coordenação do programa de origem do discente a responsabilidade pela solicitação de matrícula à Coordenação do Programa de Pós-Graduação da UFSM.

c) Portadores de Diploma de Graduação: Portadores de diploma de curso superior, participantes de projeto de pesquisa aprovados no âmbito da Instituição, cabendo ao coordenador do projeto a responsabilidade pela solicitação de matrícula à Coordenação do Programa de Pós-Graduação da UFSM.

d) Servidores: Servidores portadores de diploma de curso superior da Instituição e de outras Instituições de Ensino Superior – IES, cabendo ao chefe imediato a responsabilidade pela solicitação de matrícula à Coordenação do Programa de Pós-Graduação da UFSM.

A documentação necessária para a apresentação da solicitação de inscrição como aluno especial deverá ser anexada dentro do sistema de inscrição e no ato de envio de sua solicitação de inscrição, sendo esta:

a) Para Alunos de Graduação:

• Cópia da Carteira de Identidade com CPF (ou da Carteira de Identidade e do CPF);

• Histórico escolar de graduação;

• Atestado de que já concluiu mais de 75% da carga horária do curso de graduação (provável formando);

• Comprovante de estar participando de projeto de pesquisa aprovado no âmbito da UFSM (documento do GAP ou declaração do Coordenador do Projeto).

Para o candidato participar da seleção de Aluno Especial I, utilizar o modelo do Anexo 1 do Edital de Aluno Especial PRPGP/UFSM nº 007/2023 para a elaboração da declaração de participação em projeto de pesquisa ou o PDF de um e-mail do docente Coordenador do Projeto.

b) Para Alunos de Pós-Graduação Externos:

• Cópia da Carteira de Identidade e do CPF.

• Comprovante de matrícula atual ou atestado de matrícula que comprove a vinculação a outro Programa de Pós-Graduação de outras IES;

• Histórico escolar do Curso vinculado

• Solicitação do Programa de Pós-Graduação da instituição de origem ao Programa de Pós-Graduação da UFSM para o aluno participar da seleção para Aluno Especial I (modelo no Anexo 2 do Edital de Aluno Especial PRPGP/UFSM nº 007/2023, ou PDF de um e-mail).

c) Para Portadores de Diploma:

• Cópia da Carteira de Identidade com CPF (ou da Carteira de Identidade e do CPF);

• Cópia do diploma de graduação (frente e verso); ou Certificado de Conclusão de Curso (para disciplinas dos cursos de especialização e de mestrado);

• Cópia do diploma de mestrado (frente e verso); ou Ata de Defesa (para disciplinas dos cursos de doutorado);

• Comprovante de estar participando de projeto de pesquisa aprovado no âmbito da UFSM (documento do GAP ou declaração do Coordenador do Projeto);

• Solicitação do Coordenador do projeto ao qual o candidato está vinculado à Coordenação do Programa de Pós-Graduação da UFSM (modelo no Anexo 3 do Edital de Aluno Especial PRPGP/UFSM nº 007/2023, ou PDF de um e-mail).

d) Para Servidores:

• Cópia da Carteira de Identidade com CPF (ou da Carteira de Identidade e do CPF);

• Cópia do diploma de graduação (frente e verso); ou Certificado de Conclusão de Curso (para disciplinas dos cursos de especialização e de mestrado);

• Cópia do diploma de mestrado (frente e verso); ou Ata de Defesa (para disciplinas dos cursos de doutorado);

• Solicitação do chefe imediato à Coordenação do Programa de Pós-Graduação para matrícula do servidor (modelo no Anexo 4 do Edital de Aluno Especial PRPGP/UFSM nº 007/2023, ou PDF de um e-mail)

Importante: O candidato deverá enviar a documentação obrigatória digitalizada no momento da inscrição online, estando cada documento em arquivo “PDF – Portable Document Format” legível, com tamanho máximo de 5 (cinco) MB (megabytes). Não serão aceitas documentações enviadas por outras formas.

Inscrições realizadas sem o envio da documentação acima citada, serão indeferidas.

Recomenda-se a leitura atenta ao Edital de Seleção de Aluno Especial PRPGP/UFSM nº 007/2023, para o atendimento completo aos requisitos necessários a realização da inscrição e o encaminhamento adequado da solicitação de inscrição pelo candidato.

O ingresso como aluno regular no PPGCC é realizado por Linha de Pesquisa. Portanto, recomenda-se ao(s) candidato(s) interessado(s) verificar a Linha de Pesquisa que possui interesse em ingressar futuramente, para que possa definir sua melhor escolha.

A previsão de início das aulas do próximo semestre letivo é de 20/03/2023, conforme o Calendário Acadêmico da UFSM: https://www.ufsm.br/calendario.

A oferta destas disciplinas ocorre em modo presencial.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-789-854

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes