Ir para o conteúdo PPGCC Ir para o menu PPGCC Ir para a busca no site PPGCC Ir para o rodapé PPGCC
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Provas de Seleção para Ingresso no PPGCC



O Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria tem ingresso anual, mediante Edital Público de Seleção divulgado pela Pró Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) (https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prpgp/), na aba “Editais”.

O processo seletivo ocorre no segundo semestre letivo de cada ano, sendo o ingresso dos aprovados no primeiro semestre letivo do ano seguinte. Os prazos para a realização do processo de seleção são divulgados anualmente no Calendário Acadêmico da UFSM (https://www.ufsm.br/calendario) e os requisitos para ingresso em Edital específico.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis possibilita a formação em nível de “Mestrado em Ciências Contábeis”. O título conferido ao concluinte do curso é o de “Mestre em Ciências Contábeis”. O profissional formado neste curso poderá atuar tanto na docência, como em atividades de pesquisa, extensão e em organizações, privadas e públicas, com ou sem fins lucrativos.

O Programa é composto pela área de concentração “Controladoria, Governança e Sustentabilidade” e das linhas de pesquisa “Controladoria” e “Governança e Sustentabilidade Organizacional”.

O aluno ingressante no PPGCC irá desenvolver conhecimentos teóricos e práticos relacionados a Ciência Contábil, com ênfase na expertise de formação do programa.

O aluno interessado em estudar no PPGCC pode identificar os temas de interesse de pesquisa dos docentes credenciados no programa nos links “Corpo Docente” e “Grupos de Pesquisa”.

O público alvo do PPGCC são Contadores(as), Administradores(as), Economistas, Engenheiros(as) e profissionais graduados das mais diversas áreas que tenham por objetivo aprofundar e produzir conhecimento sobre a Ciência Contábil e as temáticas envoltas na expertise de formação do programa.

Os critérios utilizados pelo Programa para avaliação dos candidatos inscritos no Processo Seletivo anual realizado, são estabelecidos no próprio Edital divulgado para cada seleção.

A avaliação realizada contempla a observância dos seguintes elementos:

I – Teste ANPAD (Avaliação da Pontuação do Candidato no Teste ANPAD, realizado pela Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração);

II – Curriculum Vitae, no modelo Lattes (Avaliação da Pontuação obtida pelo Candidato, conforme Tabela de Pontuação do Currículo);

III – Projeto de Pesquisa (Avaliação da Pontuação obtida pelo Candidato em seu Projeto de Pesquisa); e,

IV – Entrevista com o Candidato (Avaliação da Pontuação obtida pelo Candidato em sua Entrevista).

Prepara-se!

No segundo semestre letivo (2023/02) o Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria realizará sua próxima seleção.

Leia os Editais anteriores. Acompanhe nossos docentes, seus projetos de pesquisa, orientações e publicações.

Venha construir o futuro conosco!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-789-853

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes