Ir para o conteúdo PPGCC Ir para o menu PPGCC Ir para a busca no site PPGCC Ir para o rodapé PPGCC
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Edital de Seleção de Aluno Especial de Pós-Graduação – 2º Semestre Letivo de 2023



Estão abertas as inscrições para Aluno Especial de Pós-Graduação do 2º Semestre Letivo de 2023.

As informações sobre a seleção para aluno especial foram publicadas pela PRPGP/UFSM e encontram-se disponíveis para acesso neste endereço eletrônico: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prpgp/editais/027-2023

O(s) candidato(s) interessado(s) pode(m) realizar sua inscrição entre “17 de julho de 2023” a “26 de julho de 2023”, conforme orientações do referido Edital. O PPGCC/UFSM não tem gerência sobre o Edital ou o Processo Seletivo, que é regulado e gerido pela PRPGP/UFSM.

As disciplinas disponíveis para Matrícula como aluno especial no semestre letivo 2023/02 ocorrem de maneira concentrada (em 8 semanas), sendo presenciais e ofertadas nas segundas-feiras à noite (com horário de início às 18hs).

Cronograma dos Encontros das Disciplinas:

1º Bimestre:

– Disciplina: Sistemas de Avaliação de Desempenho (Prof. Dr. Cristiano Sausen Soares)

– Disciplina: Governança Corporativa (Prof. Dr. Igor Bernardi Sonza)

Datas previstas para a realização dos 8 encontros (sujeito a eventual alteração):

07/08,14/08, 21/08, 28/08, 04/09, 11/09, 18/09 e 25/09.

2º Bimestre:

– Disciplina: Metodologia do Ensino em Ciências Contábeis (Profa. Dra. Cláudia de Freitas Michelin e Profa. Dra. Cristiane Krüger)

– Disciplina: Contabilidade Ambiental e Relatórios Sociais (Profa. Dra. Márcia Helena dos Santos Bento e Profa. Dra. Maríndia Brachak dos Santos)

Datas previstas para a realização dos 8 encontros (sujeito a eventual alteração):

02/10, 09/10, 16/10, 23/10, 30/10, 06/11, 13/11 e 20/11.

O aluno poderá cursar apenas uma disciplina como aluno especial, dentre as listadas anteriormente.

Para tanto, basta efetuar a sua inscrição conforme o disposto no Edital de Seleção nº 027/2023 – Edital de Aluno Especial de Pós-Graduação – 2º Semestre Letivo de 2023.

Link de acesso ao Edital: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prpgp/editais/027-2023

Importante:

A inscrição é realizada diretamente pelo candidato no Portal indicado no Edital de Seleção (https://portal.ufsm.br/especial/mainMenu.html).

Recomenda-se a leitura atenta ao Edital de Seleção de Aluno Especial PRPGP/UFSM nº 027/2023, para o atendimento completo aos requisitos necessários a realização da inscrição e o encaminhamento adequado da solicitação de inscrição pelo candidato.

4 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA À INSCRIÇÃO E ORIENTAÇÕES

4.1 Para ALUNOS DE GRADUAÇÃO, candidatos que se enquadram no item 2.1 deste edital.

● Cópia da Carteira de Identidade com CPF (ou da Carteira de Identidade e do CPF).

● Histórico escolar de graduação;

● Atestado de que já concluiu mais de 75% da carga horária do curso de graduação (provável formando);

● Comprovante de estar participando de projeto de pesquisa aprovado no âmbito da UFSM (documento do GAP ou declaração do Coordenador do Projeto); para o candidato participar da seleção de Aluno Especial I (modelo no ANEXO 1 ou PDF de um e-mail);

4.2 Para ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EXTERNOS, candidatos que se enquadram no item 2.2 deste edital:

● Cópia da Carteira de Identidade e do CPF.

● Comprovante de matrícula atual ou atestado de matrícula que comprove a vinculação a outro Programa de Pós-Graduação de outras IES;

● Histórico escolar do Curso vinculado

● Solicitação do Programa de Pós-Graduação da instituição de origem ao Programa de Pós-Graduação da UFSM para o aluno participar da seleção para Aluno Especial I (modelo no ANEXO 2, ou PDF de um e-mail);

4.3 Para PORTADORES DE DIPLOMA, candidatos que se enquadram no item 2.3 deste edital:

● Cópia da Carteira de Identidade com CPF (ou da Carteira de Identidade e do CPF);

● Cópia do diploma de graduação (frente e verso); ou Certificado de Conclusão de Curso (para disciplinas dos cursos de especialização e de mestrado);

● Cópia do diploma de mestrado (frente e verso); ou Ata de Defesa (para disciplinas dos cursos de doutorado);

● Comprovante de estar participando de projeto de pesquisa aprovado no âmbito da UFSM (documento do GAP ou declaração do Coordenador do Projeto);

● Solicitação do Coordenador do projeto ao qual o candidato está vinculado à Coordenação do Programa de Pós-Graduação da UFSM (modelo no ANEXO 3, ou PDF de um e-mail).

4.4 Para SERVIDORES, candidatos que se enquadram no item 2.4 deste edital:

● Cópia da Carteira de Identidade com CPF (ou da Carteira de Identidade e do CPF);

● Cópia do diploma de graduação (frente e verso); ou Certificado de Conclusão de Curso (para disciplinas dos cursos de especialização e de mestrado);

● Cópia do diploma de mestrado (frente e verso); ou Ata de Defesa (para disciplinas dos cursos de doutorado);

● Solicitação do chefe imediato à Coordenação do Programa de Pós-Graduação para matrícula do servidor (modelo no ANEXO 4, ou PDF de um e-mail).

4.5 O candidato deverá enviar a documentação obrigatória digitalizada no momento da inscrição online, estando cada documento em arquivo PDF – Portable Document Format legível, com tamanho máximo de 5 (cinco) MB (megabytes)

4.5.1 É de responsabilidade exclusiva do solicitante a observância dos prazos constantes no CRONOGRAMA e das demais normas previstas neste edital.

Observações:

A não entrega de qualquer documento obrigatório solicitado pelo Edital de Seleção implicará na não homologação da solicitação de inscrição apresentada pelo candidato.

Para o fornecimento dos documentos “Participação em Projeto de Pesquisa” e “Solicitação de Matrícula”, e em caso de necessidade de esclarecimento de dúvidas sobre sua inscrição, entrar em contato diretamente com a Coordenação do Programa, pelo e-mail ppgcontabeis@ufsm.br.

Em caso de aprovação, a disciplina cursada poderá ser aproveitada pelo aluno no Curso de Mestrado em Ciências Contábeis, após o seu ingresso como aluno regular (dentro do prazo legal estabelecido pela instituição).

Edital para Aluno Regular:

O Edital de Seleção para aluno regular do PPGCC/UFSM está previsto para ser lançado entre outubro e novembro de 2023, com previsão de ingresso dos aprovados para março de 2024.

O ingresso como aluno regular no PPGCC/UFSM é realizado por Linha de Pesquisa. Portanto, recomenda-se ao(s) candidato(s) interessado(s) verificar a Linha de Pesquisa que possui interesse em ingressar futuramente, para que possa definir sua melhor escolha. A oferta destas disciplinas ocorre em modo presencial.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-789-920

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes