Ir para o conteúdo PPGCS Ir para o menu PPGCS Ir para a busca no site PPGCS Ir para o rodapé PPGCS
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Egressos

Acompanhamento dos egressos do PPGCS

O gráfico abaixo sintetiza o cenário dos egressos do PPGCs quanto à atividades profissionais e de formação, considerando o período de 1971 a 2019 para mestres e 1999 a 2019 para doutores. As porcentagens se referem a um total de 335 mestres e 128 doutores.

  • No caso dos mestres formados pelo PPGCS, os principais destinos são: a atuação profissional em entidades privadas (33%), a continuidade do estudo em cursos de doutorado (25%) ou a atuação profissional em instituições públicas como técnicos ou docentes (24%).
  • Os principais destinos de doutores formados no PPGCS são: a atuação profissional como técnico ou docente na instituições públicas (64%), com destaque para as universidades e institutos de educação, ciência e tecnologia federais, com parcela significativa em instituições estaduais de ensino, pesquisa e extensão (UERGS, UDESC, UEMS, Fepagro, Epagri, Emater, entre outras). Em torno de 13% atuam como profissionais em entidades privadas, seguido de 10% atuando profissionalmente no exterior. Em torno de 7% atuam em programas de pós-doutoramento enquanto buscam oportunidades profissionais.

O acompanhamento demonstra que o PPGCS tem formado mestres e doutores capazes de competir por espaços profissionais na iniciativa privada e em órgãos públicos, com qualificação e motivação para formação continuada, atendendo plenamente à comunidade em relação à demanda por profissionais de Ciência do Solo.

Os dados completos do levantamento estão disponíveis nos arquivos abaixo.

Doutores

Mestres