O PPGCS possui os seguintes objetivos gerais e princípios norteadores
Geral
– Formar Mestres e Doutores em Ciência do Solo, em condições de atuar nas Áreas de Concentração de Biodinâmica e Manejo do Solo; Processos Físicos e Morfogenéticos do Solo; e Processos Químicos e Ciclagem de Elementos.
Específicos
– Qualificar profissionais capazes de articular ensino, pesquisa e extensão, e formar cidadãos por meio do exercício de princípios éticos e de assumir cumplicidade e comprometimento em suas ações, sendo mais proativos e dinâmicos.
– Gerar, adaptar e difundir conhecimentos que possam: a) ter como meta a sustentabilidade, bem como o aumento da produtividade nas atividades que envolvam o uso dos recursos naturais, maximizando a renda e satisfação de produtores, técnicos, empresários do setor agropecuário, em especial, e demais membros da sociedade; b) contribuir para o estabelecimento de normativas para o uso mais racional do solo e de recursos hídricos; c) contribuir para que estratégias possam ser tomadas a fim de minimizar questões relacionadas à qualidade do ambiente.
– Gerar conhecimentos inovadores capazes de constituir patentes e tecnologias aplicadas ao avanço econômico, social e ambiental.
– Procurar formar profissionais que entendam que, acima de tudo, são seres sociais e, por isso, devem sempre buscar a harmonização entre suas características socioculturais com a dimensão técnico-científica.
– Promover a integração do corpo discente, por meio de sua participação na determinação da funcionalidade do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, acumulando experiências que serão úteis na sua relação com a sociedade e futuros ambientes de trabalho onde venham a atuar.
– Buscar a adequada relação entre as disciplinas com as demais atividades curriculares, com o trabalho a ser desenvolvido e a demanda da sociedade.
– Aumentar a inserção regional, nacional e internacional da Universidade Federal de Santa Maria por meio de ações envolvendo o quadro docente e discente, convictos de que a qualidade, especialmente na produção científica, está na capacidade do grupo docente e discente em manter parcerias efetivas com professores e pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais.
– Melhorar a qualidade do ensino em Cursos de Graduação, especialmente àqueles das Ciências Agrárias do Centro de Ciências Rurais da UFSM, por meio do envolvimento de Mestrandos e Doutorandos em atividades com Graduandos para que estes tenham participação efetiva em atividades de pesquisa, extensão e ensino como bolsistas ou voluntários, auxiliando na sua formação humanística e técnica, motivando-os para melhor desempenho nos seus Cursos de Graduação, atividade como profissional, ao final do curso e uma preparação adequada para ingresso na pós-graduação.