Ir para o conteúdo PPGCSociais Ir para o menu PPGCSociais Ir para a busca no site PPGCSociais Ir para o rodapé PPGCSociais
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

O PPG em Ciências Sociais juntamente com o NECON convidam a comunidade acadêmica para palestra: “Corpos Normativos, Feridos e Transgressivos entre Antropologia e Arte”  – 12/12/2023



O PPG em Ciências Sociais juntamente com o NECON convidam a comunidade acadêmica para palestra: “Corpos Normativos, Feridos e Transgressivos entre Antropologia e Arte”  – 12/12/2023 que será Proferida pela Pesquisadora Chiara Pussetti.

Por meio de lentes e linguagens diferentes, entre antropologia e arte, a Profª Drª Chiara Pussetti irá apresentar os resultados dos projetos coordenados nos últimos dez anos no âmbito da antropologia do corpo. Na base do trabalho realizado pelos artistas que colaboraram e de suas próprias experiências de ethnography-based art, atuando enquanto fundadora e presidente do coletivo artístico EBANO (https://excelproject.squarespace.com/), a pesquisadora deve refletir sobre o emprego de metodologias artísticas no trabalho de campo.

Através da projeção de uma galeria de imagens das exposições das quais foi curadora, Chiara apresenta processos direcionados para o olhar sobre corpos racializados, subalternos, transgressivos, plásticos, corpos que envelhecem e corpos feridos, cujas marcas traduzem estruturas de desigualdade e diferenciação.

Sua leitura metodológica, de extrema importância para a formação sensível de alunos em Ciências Sociais, busca, em conjunto, dialogar entre arte e antropologia pode inaugurar novos caminhos de intervenção, educação e mudança, envolvendo a mais ampla sociedade civil.

Sobre a pesquisadora:

Licenciada em Filosofia, em 2003 acabou o seu Doutoramento em Antropologia Social e Cultural na Universidade de Turim, Itália. Durante os últimos 16 anos, lecionou ao nível graduado e pós-graduado em Itália, Portugal e Brasil, conduziu pesquisa e publicou extensivamente sobre migrações, saúde e doença, gênero, corpo, emoções, desigualdades sociais, sofrimento e bem-estar em contextos urbanos. Atualmente é Investigadora Auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e PI do projeto “EXCEL. The Pursuit of Excellence” (PTDC/SOC-ANT/30572/2017). É presidente e fundadora do coletivo EBANO – Ethnography-Based Art Nomad Organization.

Conferência virtual: “Corpos normativos, feridos e transgressivos entre antropologia e arte”.

 

Data: 12 de dezembro de 2023.
Horário: 14h (horário oficial de Brasília).
Onde? Google Meet.
Formulário de inscrição: https://forms.gle/ppNbLounWcVZaPuB8

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-532-2154

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes