Ir para o conteúdo PPGCSociais Ir para o menu PPGCSociais Ir para a busca no site PPGCSociais Ir para o rodapé PPGCSociais
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

workshop sobre “Narrativas” com a Professora da UNB, Luciana Hartmann



O NECON, juntamente com o PPGCSociais, realiza nesta terça-feira, dia 19/12, às 14hs, o workshop online “Narrativas”, com a Profª Drª Luciana Hartmann.

Professora Luciana é bolsista produtividade do Cnpq, professora Associada no Departamento de Artes Cênicas da UnB, contadora de histórias,  antropóloga e orienta no mestrado e no doutorado do PPG-CEN e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais, da Universidade Federal de Goiás. Realizou doutorado sanduíche na área de antropologia visual na École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris (2002-2003).

Apaixonada por ouvir histórias, há mais de 20 anos desenvolve pesquisas sobre performances narrativas em diferentes contextos socioculturais. Dirigiu diversos documentários, filmes etnográficos e experimentais, entre eles “Palavras sem Fronteira” (https://www.youtube.com/watch?v=nParDOtQpWw), contemplado com o ETNODOC 2010.

Entre 2014 e 2015, realizou pós-doutorado na Université Paris Ouest – Nanterre, em Paris, compartilhando a produção de narrativas orais, escritas e audiovisuais com crianças imigrantes.

É autora dos livros “Gesto, Palavra e Memória – performances de contadores de causos” (Editora da UFSC, 2011), “Crianças Contadoras de Histórias” (Editora da UnB, 2020 – no prelo) e organizadora das coletâneas “Donos da Palavra: autoria, performance e experiência em narrativas orais na América do Sul” (Editora da UFSM, 2007) e “O Teatro e suas Pedagogias: práticas e reflexões” (Editora da UnB, 2016).

Tem publicado artigos em revistas científicas das áreas de Artes Cênicas, Educação, Antropologia, Literatura, entre outras.

Desde 2016 coordena o Projeto de Pesquisa e Extensão “Crianças Protagonistas: artes cênicas e diversidade cultural na escola”, subsidiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).

Formulário de inscrição: https://forms.gle/9tSTH1hgW6WiUiFT6

Quando: terça-feira, dia 19/12/2023 às 14h.
Onde? Workshop online via Google Meet.
 
https://mail.google.com/mail/u/0/?tab=rm&ogbl#inbox/FMfcgzGwJJVnPdtmVSSCkhbXtdvdznfg?projector=1
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-532-2176

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes