Com imenso orgulho e alegria, divulgamos que a tese : “De Colombia con Amor: a comida no processo de construção de memória coletiva das famílias de refugiados colombianos em Santa Maria, RS” de autoria de nossa egressa Dra. Diana Patricia Bolaños Erazo, orientada pela coordenadora do NECON Dra. Maria Catarina Chitolina Zanini, foi contemplada com o Prêmio de Teses, Dissertações e Monografias das Cátedras Sérgio Vieira de Mello (conforme edital publicado em 1º de abril de 2025).
A sub-comissão responsável pela análise das teses deu destaque à perspectiva inovadora, sensível, relevante e analiticamente rigorosa da tese, em que a autora aborda a comida como mediadora de relações sociais e culturais que atravessa a experiência do refúgio.
Além disto, a tese da Dra. Diana articula as práticas alimentares como resistência, estratégias de sociabilidade com a concretude dos marcos legais e institucionais do refúgio e com a experiência de reconstrução da vida em outro país, evidenciando sempre as estratégias cotidianas das quais seus interlocutore(a)s lançam mão.
Diana Patricia Bolaños Erazo é nascida na Colômbia, casada e mãe de uma menina.
Graduada em comunicação social – jornalismo pela Universidad del Valle (Cali/Colômbia).
Mestra e doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria.
Pesquisadora associada aos: Núcleo de Estudos Contemporâneos (NECON); Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, Consumo e Cultura da Rede Infâncias Protagonistas: Migração, Arte e Educação; Regional Team Leader para a América do Sul no Projeto sobre crianças e conflito armado da Universities Networks for Children in Armed Conflict (UNETCHAC).
Suas pesquisas estão orientadas para as temáticas da Migração Internacional e Refúgio, Transnacionalismo, Processos de Identificação, Gênero, Família e Práticas Alimentares dos migrantes partindo de uma perspectiva antropológica.
