Ir para o conteúdo PPGEA Ir para o menu PPGEA Ir para a busca no site PPGEA Ir para o rodapé PPGEA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Conheça os docentes da área de concentração de Engenharia de Água e Solo



A área de concentração de Engenharia de Água e Solo do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola conta com 06 docentes. Abaixo um pouco sobre cada um deles.

O Professor Adroaldo Dias Robaina é docente permanente do PPGEA há 40 anos e possui graduação em Agronomia (UFSM/1976), mestrado em Engenharia Civíl (UFRGS/1978) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento (USP/1992).

É um dos Professores responsáveis pelo Laboratório de Hidráulica Agrícola. Atua nas áreas de modelagem aplicada a recursos hídricos na agricultura (irrigação, climatologia, solos e culturas), modelos de resposta produtiva das culturas de grãos e energéticas à irrigação, planejamento e manejo da água na agricultura irrigada, barragens de terra para irrigação, sistemas de bombeamento (elétrico, combustão interna e fotovoltaicos) para irrigação, eficiência energética de sistemas de irrigação, hidrologia de pequenas bacias hidrográficas, redes neurais artificiais aplicadas à física do solo, uso da automação (medição, captação e distribuição da água) na agricultura irrigada.

No PPGEA ministra as disciplinas de Barragens de Terra (EGR 932), Estações de Bombeamento (EGR934), Estruturas Hidráulicas Agrícolas (EGR 833), Irrigação por Superfície (EGR 940) e Modelagem do Fluxo de Água no Solo (EGR 938).

Já concluiu 33 orientações de mestrado e 20 orientações de doutorado no PPGEA.

Quer conhecer mais sobre o trabalho do Professor Adroaldo? Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/8629241691140049

O contato com o docente pode ser realizado por meio do e-mail diasrobaina@gmail.com

O Professor Alencar Junior Zanon é docente permanente do PPGEA há 04 anos e possui graduação em Agronomia (UFSM/2009), mestrado em Agronomia (UFSM/2011) e doutorado em Agronomia (UFSM/2015); com período sanduíche em University of Nebraska/Lincoln (Estados Unidos).

É colaborador do Projeto Global Yield Gap and Water Productivity Atlas (GYGA) nas culturas da soja, milho e arroz no Brasil, Paraguai e Argentina e Consultor da Alliance of Bioversity International and the International Center for Tropical Agriculture (CIAT) em 17 países da América Latina e Caribe. Atua na área de Engenharia Agrícola e Agronomia, com ênfase em Potencial e lacunas de produtividade de culturas agrícolas e Eficiência no uso de recursos.

No PPGEA ministra a disciplina de Potencial de Produtividade de Culturas Agrícolas e Eficiência no Uso de Recursos (FTT 880).

Já concluiu 06 orientações de mestrado no PPGEA.

Quer conhecer mais sobre o trabalho do Professor Alencar? Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/7337698178327854

O contato com o docente pode ser realizado por meio do e-mail alencarzanon@hotmail.com

O Professor Alexandre Swarowsky é docente permanente do PPGEA há 10 anos e possui graduação em Agronomia (UFSM/1999), mestrado em Engenharia Agrícola (UFSM/2001) e doutorado em Ciência do Solo (Universidade da Califórnia Davis – Estados Unidos/2010).

É atual Coordenador do PPGEA e Presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Vacacaí e Vacacaí-Mirim, tem experiência na área de Gestão de Recursos Hídricos, Engenharia Agrícola e Ambiental, com ênfase em Conservação de Solo e Água, transporte de água e contaminantes em Bacias Hidrográficas, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de bacias hidrográficas, conteúdo de água no solo, fluxo preferencial de água no solo.

No PPGEA ministra as disciplinas de Dinâmica de Água e Contaminantes em Bacias Hidrográficas (ESA 903) e Gestão de Recursos Hídricos (ESA 800).

Já concluiu 08 orientações de mestrado e 02 orientações de doutorado no PPGEA.

Quer conhecer mais sobre o trabalho do Professor Alexandre? Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/9525157123018041

O contato com o docente pode ser realizado por meio do e-mail alexandre.swarowsky@ufsm.br

A Professora Marcia Xavier Peiter é docente permanente do PPGEA há 14 anos e possui graduação em Agronomia (UFSM/1992), mestrado em Engenharia Agrícola (UFSM/1994) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento (USP/1998).

É uma das Professoras responsáveis pelo Laboratório de Engenharia de Irrigação (LEI). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola com ênfase em Engenharia de Água e Solo, atuando nos seguintes temas: irrigação de grandes culturas, irrigação em ambiente protegido, planejamento e análise econômica de sistemas irrigados e uso de inteligência artificial na agricultura irrigada.

No PPGEA ministra as disciplinas de Análise de Sistemas Aplicados Aos Recursos Hídricos (EGR 942), Irrigação por Superfície (EGR 940) e Seminário I (EGR 925), Seminário sobre projetos I (EGR 926) e Seminário sobre projetos II (EGR 927).

Já concluiu 14 orientações de mestrado e 8 orientações de doutorado no PPGEA.

Quer conhecer mais sobre o trabalho da Professora Marcia? Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/4072803412132476

O contato com a docente pode ser realizado por meio do e-mail marcia.peiter@ufsm.br

A Professora Mirta Teresinha Petry é docente permanente do PPGEA há 07 anos e possui graduação em Agronomia (UFSM/1997), mestrado em Agronomia (UFSM/2000) e doutorado em Ciência do Solo (UFSM/2004).

Atua na linha de pesquisa de Água no sistema solo-planta-atmosfera, com enfoque à modelação do requerimento hídrico e rendimento das plantas anuais e perenes, com foco à adaptabilidade aos ambientes irrigados e de sequeiro.

No PPGEA ministra as disciplinas de Irrigação Localizada (EGR 941), Irrigação por aspersão (EGR 937) e Relação solo-água-planta (EGR 939).

Já concluiu 06 orientações de mestrado no PPGEA.

Quer conhecer mais sobre o trabalho da Professora Mirta? Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/0358609083747198

O contato com a docente pode ser realizado por meio do e-mail mirta.petry@gmail.com

O Professor Nereu Augusto Streck é docente permanente do PPGEA há 19 anos e possui graduação em Agronomia (UFSM/1990), mestrado em Agronomia (UFRGS/1994) e doutorado em Agronomia (University Of Nebraska Lincoln – Estados Unidos/2002).

É o coordenador e responsável pelo desenvolvimento e manutenção dos softwares SimulArroz, Simanihot e PhenoGlad. Tem experiência nas áreas de Agronomia e Engenharia Agrícola, com ênfase em Agrometeorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem em Agroecossistemas, Riscos climáticos para a agricultura, Impacto da Mudança Climática sobre Agroecossistemas, Fenologia Agrícola e Resposta dos cultivos à deficiencia hídrica no solo.

No PPGEA ministra as disciplinas de Fenologia das culturas agrícolas (FTT 868) e Mudança climática aplicada aos agroecossistemas e aos recursos hídricos (FTT 912).

Já concluiu 20 orientações de mestrado e 10 orientações de doutorado no PPGEA.

Quer conhecer mais sobre o trabalho do Professor Nereu? Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/8121082379157248

O contato com o docente pode ser realizado por meio do e-mail nstreck2@yahoo.com.br

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-548-971

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes