Ir para o conteúdo PPGEA Ir para o menu PPGEA Ir para a busca no site PPGEA Ir para o rodapé PPGEA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Conheça os docentes da área de concentração de Mecanização Agrícola



A área de concentração de Mecanização Agrícola do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola conta com 07 docentes. Abaixo um pouco sobre cada um deles.

O Professor Airton dos Santos Alonço é docente permanente do PPGEA há 18 anos e possui graduação em Engenharia Agrícola (UFPel/1980), mestrado em Engenharia Agrícola (UFSM/1990) e doutorado em Engenharia Mecânica (UFSC/2004).

É Coordenador do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas (LASERG). Atua nas linhas de pesquisa de Desenvolvimento de Produto; Ergonomia e Segurança; Fundamentos Gerais de Projetos das Máquinas; Máquinas e Equipamentos agrícolas (projeto, desenvolvimento, teste e ensaio); Projeto, desenvolvimento, teste e ensaio de mecanismos para semeadura e adubação; Projeto, desenvolvimento, teste e ensaio de mecanismos para preparo do solo e Símbolos Gráficos.

No PPGEA ministra as disciplinas de Análise ergonômica do trabalho (EGR 946), Fundamentos de ergonomia no Projeto (EGR 948), Máquinas Agrícolas I (EGR 949) e Máquinas Agrícolas II (EGR 950).

Já concluiu 21 orientações de mestrado e 08 orientações de doutorado no PPGEA.

Quer conhecer mais sobre o trabalho do Professor Airton? Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/9734276321240323

O contato com o docente pode ser realizado por meio do e-mail airtonalonco@gmail.com

Link para o site do LASERG: http://www.ufsm.br/laserg

A Professora Catize Brandelero é docente permanente do PPGEA há 07 anos e possui graduação em Engenharia Florestal (UNICENTRO/2004), mestrado em Geomática (UFSM/2007) e doutorado em Engenharia Florestal (UFSC/2010).

É Coordenadora do Laboratório de Colheita Florestal e Silvicultura de Precisão (MECANIZA). Atua nas linhas de pesquisa de resíduos e rendimento em desdobro da Araucária angustifolia (Bertol.) Kuntze, Mecanização florestal e Silvicultura de precisão e tecnologia móvel.

No PPGEA ministra as disciplinas de Manutenção centrada na confiabilidade em máquinas agrossilvipastoris (EGR 951) e Metodologia da pesquisa (PPGEA 807).

Já concluiu 03 orientações de mestrado no PPGEA.

Quer conhecer mais sobre o trabalho da Professora Catize? Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/4097216516218295

O contato com a docente pode ser realizado por meio do e-mail catizebrandelero@gmail.com

Link para o site do MECANIZA: https://www.ufsm.br/laboratorios/mecaniza/

O Professor José Fernando Schlosser é docente permanente do PPGEA há 32 anos e possui graduação em Agronomia (UFSM/1983), mestrado em Engenharia Agrícola (UFSM/1987) e doutorado em Energia Maquinaria y Riegos (Universidad Politécnica de Madrid – Espanha/1996).

É Líder do Laboratório de Agrotecnologia do Núcleo de Ensaios de Máquinas Agrícolas (NEMA). Atua nas linhas de pesquisa de Projeto e utilização de máquinas agrícolas e Fatores humanos em sistemas agrícolas.

No PPGEA ministra as disciplinas de Ergonomia e segurança aplicada a máquinas agrícolas (EGR 947), Planejamento da Mecanização Agrícola (EGR 943) e Tratores agrícolas (EGR 944).

Já concluiu 33 orientações de mestrado e 25 orientações de doutorado no PPGEA.

Quer conhecer mais sobre o trabalho do Professor Fernando? Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/0575023987760421

O contato com o docente pode ser realizado por meio do e-mail josefernandoschlosser@gmail.com

Link para o site do NEMA: https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/ccr/nema-nucleo-de-ensaio-de-maquinas-agricolas/

Link para a página do Agrotec no Facebook: https://www.facebook.com/LaboratorioAgrotec/

O Professor Leonardo Nabaes Romano é docente permanente do PPGEA há 18 anos e possui graduação em Engenharia Mecânica (UFSM/1992), mestrado em Engenharia Mecânica (UFSC/1996) e doutorado em Engenharia Mecânica (UFSC/2003).

Atua na linha de pesquisa de Projeto e Utilização de Máquinas Agrícolas, nos temas de sistematização de conhecimentos para o projeto de máquinas agrícolas; desenvolvimento de novas concepções de sistemas técnicos agrícolas (máquinas, implementos, equipamentos e ferramentas); e modelagem do processo de desenvolvimento de produtos praticado pelas empresas do setor de máquinas agrícolas.

No PPGEA ministra as disciplinas de Gerenciamento de projetos (DEM 810) e Projeto conceitual de máquinas agrícolas (DEM 806).

Já concluiu 14 orientações de mestrado e 08 orientações de doutorado no PPGEA.

Quer conhecer mais sobre o trabalho do Professor Leonardo? Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/1310558353123248

O contato com o docente pode ser realizado por meio do e-mail romano@mecanica.ufsm.br

O Professor Marcelo Silveira de Farias foi credenciado no PPGEA no ano de 2021 e possui graduação em Agronomia (UFSM/2011), mestrado em Engenharia Agrícola (UFSM/2014) e doutorado em Engenharia Agrícola (UFSM/2016).

Atua nas linhas de pesquisa de Projeto e utilização de máquinas agrícolas e Relação solo-máquina-planta. Desenvolve trabalhos de pesquisa sobre avaliações de tratores e processos agrícolas, relacionando-os, principalmente, com a otimização do uso de combustíveis, gerando resultados que contribuam para a sustentabilidade ambiental, beneficiando a sociedade em geral.

No PPGEA ministra as disciplinas de Agricultura de precisão (PPGEA 810) e Avaliação de máquinas agrícolas (PPGEA 809).

Quer conhecer mais sobre o trabalho do Professor Marcelo? Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/6322690081849134

O contato com o docente pode ser realizado por meio do e-mail marcelo.farias@ufsm.br

O Professor Paulo Carteri Coradi é docente permanente do PPGEA há 06 anos e possui graduação em Engenharia Agrícola (UFPel/2005), mestrado em Engenharia Agrícola (UFLA/2006) e doutorado em Engenharia Agrícola (UFV/2010).

Atua na linha de pesquisa em Pós-Colheita, Secagem, Beneficiamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas, Engenharia e Tecnologia de Pós-Colheita de Produtos Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: Beneficiamento, Processamento, Secagem, Armazenamento e Qualidade de Produtos Agrícolas.

No PPGEA ministra as disciplinas de Pré-Processamento e armazenamento de grãos (PPGEA 802) e Engenharia de Pós-Colheita de produtos agrícolas (PPGEA803).

Já concluiu 05 orientações de mestrado e 02 orientações de doutorado no PPGEA.

Quer conhecer mais sobre o trabalho do Professor Paulo? Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/5926614370728576

O contato com o docente pode ser realizado por meio do e-mail paulocoradi@yahoo.com.br

O Professor Telmo Jorge Carneiro Amado é docente permanente do PPGEA há 26 anos e possui graduação em Agronomia (UFSM/1982), mestrado em Ciência do Solo (UFRGS/1985) e doutorado em Ciência do Solo (UFSM/1987), com um período de doutorado sanduíche na Auburn University (Estados Unidos).

É Coordenador do Projeto Aquarius. Atua nas áreas de Sequestro de carbono em sistemas agrícolas, Aprimoramento do Sistema de Plantio Direto, Agricultura de Precisão, Adubação verde e cobertura do solo, Perdas de água e solo – conservação do solo e Manejo do nitrogênio e da matéria orgânica em sistemas conservacionistas.

No PPGEA ministra a disciplina de Manejo do Solo (SOL 854).

Já concluiu 10 orientações de mestrado e 11 orientações de doutorado no PPGEA.

Quer conhecer mais sobre o trabalho do Professor Telmo? Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/8591926237097756

O contato com o docente pode ser realizado por meio do e-mail proftelmoamado@gmail.com

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-548-985

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes