O (a) discente que cursou disciplinas em Programas de Pós-Graduação stricto sensu antes do ingresso no PPGEA, poderá solicitar o aproveitamento.
O (a) discente de mestrado, mediante aprovação do (a) orientador (a) e homologação do Colegiado, poderá solicitar aproveitamento de disciplinas cursadas como aluno especial no PPGEA (anterior ao ingresso no PPGEA).
De acordo com o artigo 52 do Regulamento do PPGEA, o (a) discente, mediante aprovação do orientador e homologação do Colegiado, poderá solicitar aproveitamento de até 24 créditos de disciplinas cursadas no mestrado ou como aluno especial em outro Programa de Pós-Graduação credenciado pela CAPES (anterior ao ingresso no PPGEA).
Para solicitar o aproveitamento de disciplinas, o (a) discente precisa proceder com a abertura de um Processo Eletrônico Nacional (PEN) acessando o Portal de Documentos da UFSM: https://portal.ufsm.br/documentos/login.html
Para ter acesso a tramitação e assinatura eletrônica, o (a) discente deverá assinar o Termo de Concordância para Assinatura Eletrônica Cadastrada no SIE. O tutorial está disponível clicando aqui.
Ao acessar o Portal de Documentos, o (a) discente deverá fazer o login com o número de matrícula e senha (a mesma do Portal do Aluno).
Ao acessar o Portal de Documentos, o (a) discente deverá clicar em “novo” e em seguida em “processo”.
Abrirá a página para a criação do PEN.
Em tipo documental o (a) discente deverá digitar “aproveitamento” e aparecerá a opção “Solicitação de aproveitamento de disciplinas de pós-graduação – APG (134.23)”. O (a) discente deverá selecionar esta opção.
Após selecionar esta opção, o campo procedência será preenchido automaticamente, caso o (a) discente tenha apenas uma matrícula na UFSM.
Caso o (a) discente tenha mais de uma matrícula, deverá selecionar a matrícula correspondente ao PPGEA.
O campo “descrição” pode permanecer como está e o próximo passo é clicar em “salvar”.
Clicando em “salvar”, o (a) discente terá acesso ao número do processo (sempre iniciando com 23081). É importante guardar este número para consulta.
Nesta página o (a) discente deverá inserir os documentos obrigatórios em formato pdf:
1) Requerimento de dispensa ou aproveitamento de disciplinas de mestrado/doutorado. Documento disponível clicando aqui; e
2) Comprovante de aprovação em disciplina para APG (histórico escolar).
Observação: caso o (a) discente esteja pedindo além das disciplinas, aproveitamento de teste de suficiência/proficiência em língua estrangeira e a aprovação não estiver no histórico escolar, deverá anexar o certificado/atestado no campo “Comprovante de aprovação em disciplina para APG”.
Orientações para preenchimento do requerimento de dispensa ou aproveitamento de disciplinas de mestrado/doutorado:
Nome do curso: PPGEA
Código do curso: 943 (mestrado) ou 999 (doutorado)
Código da disciplina: preencher apenas com letras e números – exemplo: EGR 925. Verificar no histórico escolar, caso não tenha código, deixar este campo em branco.
Nome da disciplina: preencher apenas com o nome da disciplina, assim como consta no histórico escolar – exemplo: Seminário I.
Caso o (a) discente esteja solicitando também o aproveitamento de teste de suficiência/proficiência em língua estrangeira, deverá constar no campo “nome da disciplina a ser dispensada” o nome do teste (conforme consta no histórico escolar/certificado) seguido do idioma – exemplo: Teste de Proficiência em Língua Estrangeira – Inglês.
Preencher apenas os campos acima. O (a) discente que irá solicitar o aproveitamento de disciplinas cursadas em outros Programas de Pós-Graduação (na UFSM ou em outra Instituição) também deverá preencher apenas os campos acima. Os demais campos deverão ficar em branco.
Caso o (a) discente esteja pedindo aproveitamento de alguma disciplina da UFSM que tenha mudado de código, nos campos “código da disciplina” e “nome da disciplina” deverão constar as informações da nova disciplina. No campo “disciplina utilizada para dispensar” deverá constar o código e o nome disciplina antiga.
Exemplo: (o) a discente que cursou EDA 872 (antigo código de Metodologia da Pesquisa no PPGEA), deverá colocar o código e nome atual da disciplina: PPGEA 807 – Metodologia da Pesquisa. E no campo “disciplina utilizada para dispensar” deverá colocar EDA 872 – Metodologia da Pesquisa.
Clicar em “adicionar”e sem seguida clicar em “enviar”. Abrirá uma janela para anexar o “Requerimento de dispensa ou aproveitamento de disciplinas de mestrado/doutorado”.
O tipo documental é preenchido automaticamente pelo sistema.
Clicar em “escolher arquivo” para anexar o requerimento em formato pdf preenchido e sem assinatura (a assinatura será realizada de forma eletrônica).
Após o arquivo ser anexado, no campo “o documento inserido foi” clicar em “gerado eletronicamente”.
Em “tipo de conferência”, clicar em “sem autenticação”.
Em “assinar documento” clicar em “sim”. E clicar em “adicionar”.
Pronto, o Requerimento foi anexado ao processo.
Agora o (a) discente deverá anexar o “Comprovante de aprovação em disciplina para APG” (histórico escolar) seguindo os mesmos passos acima, entretanto, no campo “assinar documento” assinalar “não”.
Caso o histórico escolar tenha sido digitalizado, no campo “o documento inserido foi” deverá ser assinalada a opção “digitalizado” e no campo “tipo de conferência” deverá ser assinalada a opção “original”.
No campo “assinar o documento” assinalar a opção “não”.
No campo “responsável pela guarda” assinalar a opção “interessado”.
Clicar em “adicionar”.
Anexado o comprovante, o (a) discente deverá clicar em “salvar”.
Abrirá a janela para que o (a) discente proceda com a assinatura eletrônica.
Caso o (a) discente tenha mais de um vínculo com a UFSM, deverá assinalar a matrícula do PPGEA, digitar a senha e clicar em OK.
Na próxima tela o (a) discente tem acesso ao resumo do processo. Clicando em “documentos inseridos”, o (a) discente poderá conferir se anexou os documentos corretos.
Estando tudo correto, o (a) discente deverá clicar em “tramitar”.
Nesta página, as informações já são preenchidas automaticamente, sendo o campo “despacho” de preenchimento opcional.
O (a) discente deverá clicar em “tramitar”.
Pronto. O PEN foi tramitada para a caixa postal do PPGEA.
Após a tramitação do PEN é necessário que o (a) discente envie por e-mail (ppgea@ufsm.br) o documento “autorização para aproveitamento de disciplinas”, que está disponível clicando aqui.
Caso o documento não tenha a assinatura do (a) orientador (a), o envio deverá ser realizado pelo (a) docente.
De posse do PEN e da autorização para aproveitamento de disciplinas, a Coordenação/Secretaria fará a conferência e, estando tudo correto, encaminhará o PEN para o Controle Acadêmico de Pós-Graduação, que fará o lançamento no histórico escolar do (a) discente.
Caso a Coordenação/Secretaria verifique alguma inconsistência no requerimento anexado e ele precise ser refeito, o (a) discente deverá inativar o requerimento inicial e anexar outro requerimento corrigido.
O procedimento para inativar o documento está na figura abaixo.