Ir para o conteúdo PPGEA Ir para o menu PPGEA Ir para a busca no site PPGEA Ir para o rodapé PPGEA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cadastro de bolsa CAPES/Demanda Social

Ao ser contemplado (a) com bolsa CAPES/Demanda Social, o (a) discente deverá proceder com o encaminhamento da documentação via Processo Eletrônico Nacional (PEN).

Para ter acesso a tramitação e assinatura eletrônica, o (a) discente deverá assinar o Termo de Concordância para Assinatura Eletrônica Cadastrada no SIE. O tutorial está disponível clicando aqui.

Ao acessar o Portal de Documentos, o (a) discente deverá fazer o login com o número de matrícula e senha (a mesma do Portal do Aluno).

Ao acessar o Portal de Documentos, o (a) discente deverá clicar em “novo” e em seguida em “processo”.

Abrirá a página para a criação do PEN.

Em “tipo documental” o (a) discente deverá digitar “processo de registro” e assinalar a opção 134.62.

Após selecionar esta opção, o campo “procedência” será preenchido automaticamente, caso o (a) discente tenha apenas um número de matrícula na UFSM.

Caso o (a) discente tenha mais de um número de matrícula, deverá selecionar a matrícula correspondente ao PPGEA.

O campo “descrição” pode permanecer como está e o próximo passo é clicar em “salvar”.

Clicando em “salvar”, o (a) discente terá acesso ao número do processo (sempre iniciando com 23081). É importante guardar este número para consulta.

Nesta página o (a) discente deverá inserir os documentos obrigatórios em formato pdf:

1) Formulário de cadastro de bolsistas de pós-graduação. Disponível clicando aqui; e

2) Comprovante de dados bancários.

Deverá ser anexado um comprovante legível no qual conste o nome do (a) bolsista, nome do banco, número da conta corrente e agência da conta corrente. Sugere-se que seja anexado o cabeçalho de alguma movimentação bancária (extrato, transferência, pix, etc).

Clicar em “adicionar”e sem seguida clicar em “enviar”. Abrirá uma janela para anexar o “formulário de cadastro de bolsista de pós-graduação”.

O tipo documental é preenchido automaticamente pelo sistema.

Clicar em “escolher arquivo” para anexar o “formulário de cadastro de bolsista de pós-graduação” em formato pdf preenchido e sem assinatura (a assinatura será realizada de forma eletrônica).

Após o arquivo ser anexado, no campo “o documento inserido foi” clicar em “gerado eletronicamente”.

Em “tipo de conferência” clicar em “sem autenticação” e em “assinar documento?” clicar em “sim”. Em seguida clicar em “adicionar”.

Em seguida o passo anterior deverá ser seguido para anexar o “comprovante de dados bancários” em formato pdf, caso este documento tenha sido gerado pela internet. Exceto o campo “assinar documento”, no qual deverá ser assinalada a opção “não”.

Caso este documento tenha sido digitalizado (ou foi tirado uma foto), no campo”o documento inserido foi” deverá ser assinalado “digitalizado”. No campo “tipo de conferência” deverá ser assinalado “cópia simples”. No campo “assinar documento” deverá ser assinalado “não” e no campo “responsável pela guarda” deverá ser assinalado “interessado”.

No campo “pessoa responsável pela guarda”, caso o (a) discente possua apenas um número de matrícula na UFSM, aparecerá o nome. Caso o (a) discente possuem mais de um número de matrícula na UFSM, deverá assinalar o número de matrícula correspondente ao PPGEA.

Em seguida clicar em “adicionar”.

Com a documentação inserida no PEN, o (a) discente deverá clicar em salvar.

Ao clicar em salvar, abrirá uma caixa para que o (a) discente proceda com a assinatura eletrônica.

Caso o (a) discente possua mais de um vínculo com a UFSM, deverá assinalar o vínculo com o PPGEA, de acordo com o número de matrícula.

O (a) discente deverá digitar a senha e clicar em “OK”.

Ao clicar em “OK”, o (a) discente deverá conferir se os dois documentos obrigatórios foram anexados no campo “documentos inseridos” e se o “formulário de cadastro de bolsista de pós-graduação” consta como assinado.

Caso verifique algum erro, o (a) discente deverá clicar em “cancelar” e proceder com a abertura de um novo PEN.

Estando tudo correto, (o) a discente deverá clicar em “tramitar”.

Ao tramitar o PEN, os campos “próximo passo” e “destino” serão preenchidos automaticamente. No campo “despacho”, o (a) discente deverá clicar em “para providências”.

Pronto! O PEN foi tramitado para o PPGEA.

Agora o (a) discente deverá encaminhar o Termo de Dedicação Integral ao curso por e-mail (ppgea@ufsm.br) em formato pdf; com cópia para o (a) Professor (a) Orientador (a). Estando o (a) Orientador (a) de acordo com o termo, deverá encaminhar o e-mail ao PPGEA com a manifestação.

Caso o (a) discente não exerça nenhuma outra atividade concomitantemente ao curso de mestrado/doutorado no PPGEA, deverá enviar o termo disponível clicando aqui.

Caso o (a) discente exerça atividade não remunerada concomitantemente ao curso de mestrado/doutorado no PPGEA, deverá enviar o termo disponível clicando aqui.

Exemplo de atividades: curso técnico, graduação, Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG), curso de pós-graduação lato sensu, etc.