Ir para o conteúdo PPGEA Ir para o menu PPGEA Ir para a busca no site PPGEA Ir para o rodapé PPGEA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Solicitação de oferta da disciplina de Docência Orientada

A docência orientada é uma disciplina de 15 horas/aula obrigatória para os bolsistas Demanda Social/CAPES de doutorado. Para os outros discentes e para bolsistas de mestrado e bolsista de doutorado CNPq a disciplina é facultativa. O requerimento para a solicitação da oferta desta disciplina está disponível clicando aqui.

De acordo com a Resolução 18/08, após a aprovação do Colegiado do PPGEA, a solicitação deverá ser apreciada pelo Colegiado do Departamento de lotação do (a) docente responsável pela disciplina, e, após a homologação por este Colegiado, a solicitação deverá ser homologada pelo Conselho do Centro no qual o (a) docente responsável pela disciplina está lotado (a).

Observações:
1) A carga horária não pode ser menor ou maior do que 15 horas e não pode ocupar mais do que trinta por cento da carga horária da respectiva disciplina (considerando também outros pedidos para realização da docência na mesma disciplina por outros alunos);
2) Cada discente poderá computar, no máximo, dois créditos para o mestrado e até quatro créditos para doutorado; e
3) A carga horária frente aluno (aulas) não pode ultrapassar 8 horas. O restante da carga horária pode ser destinada para elaboração das aulas, elaboração de material, etc.

No quadro no qual as atividades a serem desenvolvidas deverão ser descritas, não é obrigatório que se preencha a data.

A carga horária no campos “horas/aula” deverá contabilizar 15 horas, portanto, o tempo gasto com preparação das aulas (ou outra atividade) deverá estar no quadro.

IMPORTANTE: alguns departamentos exigem, além da solicitação, um Plano de Docência Orientada detalhado. Sugere-se que o (a) discente verifique com o (a) docente responsável pela disciplina as exigências do Departamento.

Preenchido o requerimento e salvo em pdf, o (a) discente precisa proceder com a abertura de um Processo Eletrônico Nacional (PEN) acessando o Portal de Documentos da UFSM: https://portal.ufsm.br/documentos/login.html 

Para ter acesso a tramitação e assinatura eletrônica, o (a) discente deverá assinar o Termo de Concordância para Assinatura Eletrônica Cadastrada no SIE. O tutorial está disponível clicando aqui.

Observação: o requerimento poderá ser impresso e assinado pelos interessados. Ou então deverá ser anexado sem assinaturas, neste caso, a assinatura será coletada por meio da assinatura eletrônica. Documentos com assinaturas coladas, passarão por coleta de assinatura eletrônica, tendo em vista que não há validade em documentos desta forma.

Ao acessar o Portal de Documentos, o (a) discente deverá fazer o login com o número de matrícula e senha (a mesma do Portal do Aluno).

Ao acessar o Portal de Documentos, o (a) discente deverá clicar em “novo” e em seguida em “processo”.

Abrirá a página para a criação do PEN.

Em tipo documental o (a) discente deverá digitar “docencia” e aparecerá a opção “Processo de docência orientada (134.31)”. O (a) discente deverá selecionar esta opção.

Após selecionar esta opção, o campo procedência será preenchido automaticamente, caso o (a) discente tenha apenas uma matrícula na UFSM.

Caso o (a) discente tenha mais de uma matrícula, deverá selecionar a matrícula correspondente ao PPGEA.

No campo “descrição” o (a) discente deverá completar com “Solicitação de docência orientada para o (1º ou 2º) semestre de (ano)” e o próximo passo é clicar em “salvar”.

Clicando em “salvar”, o (a) discente terá acesso ao número do processo (sempre iniciando com 23081). É importante guardar este número para consulta.

Nesta página o (a) discente deverá inserir o documento obrigatório em formato pdf:

1) Requerimento de solicitação de docência orientada em formato pdf (disponível no início deste tutorial)

Na página de abertura do PEN, clicar em “adicionar” e sem seguida “enviar”. Abrirá uma janela para anexar a “Solicitação de docência orientada de mestrado/doutorado”.

O tipo documental é preenchido automaticamente pelo sistema.

Clicar em “escolher arquivo” para anexar o requerimento em formato pdf preenchido e sem assinatura (a assinatura será realizada de forma eletrônica).

Após o arquivo ser anexado, no campo “o documento inserido foi” clicar em “gerado eletronicamente”.

Em “tipo de conferência”, clicar em “sem autenticação”.

Em “assinar documento” clicar em “sim”. E clicar em “adicionar”.

Caso o documento inserido seja digitalizado:

Clicar em “escolher arquivo” para anexar o requerimento em formato pdf preenchido, assinado e digitalizado.

Após o arquivo ser anexado, no campo “o documento inserido foi” clicar em “digitalizado”.

Em “tipo de conferência”, clicar em “cópia simples”.

Em “assinar documento” clicar em “sim”. E clicar em “adicionar”.

Em “responsável pela guarda” assinalar “interessado”.

Em “pessoa responsável pela guarda”, caso o (a) discente tenha mais de uma matrícula na UFSM, deverá assinar a matrícula correspondente ao PPGEA.

Clicar em “adicionar”.

Pronto!

O documento foi adicionado.

IMPORTANTE: alguns departamentos exigem, além da solicitação, um Plano de Docência Orientada detalhado. Sugere-se que o (a) discente verifique com o (a) docente responsável pela disciplina as exigências do Departamento.

Caso seja este o caso, o Plano de Docência deverá ser o segundo documento a ser anexado, seguindo o mesmo procedimento.

Ao clicar em “salvar”, abrirá a janela para que o (a) discente proceda com a assinatura eletrônica.

Caso o (a) discente tenha mais de um vínculo com a UFSM, deverá assinalar a matrícula do PPGEA, digitar a senha e clicar em OK.

Na próxima tela o (a) discente tem acesso ao resumo do processo. Clicando em “documentos inseridos”, o (a) discente poderá conferir se anexou os documentos corretos.

Estando tudo correto, o (a) discente deverá clicar em “tramitar”.

Caso o (a) discente tenha anexado algum documento errado, deverá “inativar” o documento e anexar novamente. 

Ao clicar em “tramitar”, o sistema só permitirá a tramitação para a Divisão de Protocolo.

No campo “despacho” deverá ser digitado: “Para encaminhamento ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (03.10.03)”.

Tramitado o processo, a Secretaria do PPGEA fará a conferência.

No caso de documento sem assinatura do (a) docente orientador (a) e/ou docente responsável pela disciplina, a Secretaria fará a tramitação e depois o documento será encaminhado para apreciação do Colegiado.

No caso de documento digitalizado, após conferência, e estando correto, será encaminhado para apreciação do Colegiado.