Ir para o conteúdo PPGEA Ir para o menu PPGEA Ir para a busca no site PPGEA Ir para o rodapé PPGEA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Solicitação de oferta da disciplina de Docência Orientada

A docência orientada é uma disciplina de 15 horas/aula obrigatória para os bolsistas Demanda Social/CAPES de doutorado. Para os outros discentes e para bolsistas de mestrado e bolsista de doutorado CNPq a disciplina é facultativa. O requerimento para a solicitação da oferta desta disciplina está disponível clicando aqui.

De acordo com a Resolução 18/08, após a aprovação do Colegiado do PPGEA, a solicitação deverá ser apreciada pelo Colegiado do Departamento de lotação do (a) docente responsável pela disciplina, e, após a homologação por este Colegiado, a solicitação deverá ser homologada pelo Conselho do Centro no qual o (a) docente responsável pela disciplina está lotado (a).

Observações:
1) A carga horária não pode ser menor ou maior do que 15 horas e não pode ocupar mais do que trinta por cento da carga horária da respectiva disciplina (considerando também outros pedidos para realização da docência na mesma disciplina por outros alunos);
2) Cada discente poderá computar, no máximo, dois créditos para o mestrado e até quatro créditos para doutorado; e
3) A carga horária frente aluno (aulas) não pode ultrapassar 8 horas. O restante da carga horária pode ser destinada para elaboração das aulas, elaboração de material, etc.

No quadro no qual as atividades a serem desenvolvidas deverão ser descritas, não é obrigatório que se preencha a data.

A carga horária no campos “horas/aula” deverá contabilizar 15 horas, portanto, o tempo gasto com preparação das aulas (ou outra atividade) deverá estar no quadro.

IMPORTANTE: alguns departamento exigem, além da solicitação, um Plano de Docência Orientada detalhado. Sugere-se que o (a) discente verifique com o (a) docente responsável pela disciplina as exigências do Departamento.