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Instruções para a realização de defesa de Dissertação, Tese

Os processos de Defesa de Monografia, Dissertação, Exame de Qualificação e Tese (MDT) deverão seguir a seguinte tramitação:

01 – Instalação dos trabalhos pelo presidente da comissão examinadora;

02 – Apresentação dos membros da comissão examinadora;

03 – Chamada do candidato pelo presidente da comissão examinadora, enunciando o nome completo e o título do trabalho;

04 – O presidente da comissão examinadora concede a palavra ao candidato para, durante cinquenta minutos, no máximo, fazer a apresentação do trabalho;

05 – O presidente da comissão examinadora concede a palavra a cada examinador para arguir o candidato pelo tempo necessário, havendo a participação de algum examinador por parecer(s), o presidente da comissão fará a(s) leitura(s), e, em ambos os casos assegurando ao candidato suficiente tempo para resposta às arguições formuladas;

06 – Concluída a etapa das arguições e respostas, os membros da comissão examinadora devem se reunir em local privado para atribuição do conceito “Aprovado” ou “Não Aprovado” ao candidato, a aprovação será por maioria simples dos membros da comissão examinadora; 

07 – A banca poderá conceder o prazo de até 60 dias, para o candidato efetuar as correções sugeridas pela comissão examinadora e apresentar o trabalho em sua redação definitiva; 

08 – O candidato “Não Aprovado” poderá ter, a critério da comissão examinadora, até seis meses para submeter-se a uma única nova defesa da dissertação ou tese, devendo o discente manter o vínculo mediante matrícula em EDT; 

09 – O presidente procede à leitura pública da ata, com proclamação final (declinando o nome do candidato, o título do trabalho defendido e o julgamento), devidamente assinada por todos os seus integrantes, a seguir encerra os trabalhos; 

10 – Deverá ser entregue na secretaria do programa, que dará a continuidade à tramitação, assim como, acompanhamento do prazo concedido para a entrega final do trabalho em sua redação definitiva: a ata de defesa em três vias e assinada, tendo anexos os pareceres (se houver); 

11 – Quando a banca for composta por examinadores com participação por meio de parecer ou videoconferência, a ata poderá conter a assinatura escaneada (envio da ata ao examinador por e-mail, que a imprime, assina, digitaliza o documento e envia de volta) devendo ser rubricada pelo presidente da banca que declara em ata a participação nesta categoria (também rubricada), para os demais examinadores é a assinatura original.

Instruções para a defesa (versão Pdf)

Preenchimento em Ata de Defesa

 

Os processos Exame de Qualificação deverão seguir a seguinte tramitação:

01 – Instalação dos trabalhos pelo presidente da comissão examinadora;

02 – Apresentação dos membros da comissão examinadora;

03 – Chamada do candidato pelo presidente da comissão examinadora, enunciando o nome completo e o título do trabalho;

04 – O presidente da comissão examinadora concede a palavra ao candidato para, durante cinquenta minutos, no máximo, fazer a apresentação do trabalho;

05 – O presidente da comissão examinadora concede a palavra a cada examinador para arguir o candidato pelo tempo necessário, havendo a participação de algum examinador por parecer(s), o presidente da comissão fará a(s) leitura(s), e, em ambos os casos assegurando ao candidato suficiente tempo para resposta às arguições formuladas;

06 – Concluída a etapa das arguições e respostas, os membros da comissão examinadora devem se reunir em local privado para atribuição do conceito “Aprovado” ou “Não Aprovado” ao candidato;

07 – O presidente procede à leitura pública da ata, já devidamente assinada por todos os integrantes, dando a proclamação final (declinando o nome do candidato, o título do trabalho defendido e o julgamento);

08 – O candidato “Não Aprovado” poderá ter, a critério da comissão examinadora, até seis meses para submeter-se a uma única nova defesa da dissertação ou tese, devendo o discente manter o vínculo mediante matrícula em EDT;

09 – Deverá ser entregue na secretaria do programa, que dará a continuidade à tramitação: a ata de defesa em três vias e assinadas, tendo anexos os pareceres (se houver);

 10 – Quando a banca for composta por examinadores com participação por meio de parecer ou videoconferência, a ata poderá conter a assinatura escaneada (envio da ata ao examinador por e-mail, que a imprime, assina, digitaliza o documento e envia de volta) devendo ser rubricada pelo presidente da banca que declara em ata a participação nesta categoria (também rubricada), para os demais examinadores é a assinatura original.

Instruções para a qualificação (versão Pdf)

Preenchimento em Ata de Defesa