Ir para o conteúdo PPGEC Ir para o menu PPGEC Ir para a busca no site PPGEC Ir para o rodapé PPGEC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Coorientação em Dissertações e Teses

Todo aluno poderá ter um coorientador que contribuirá com a orientação do discente, dentro da sua área de conhecimento.

O coorientador compete colaborar com a pesquisa do discente, interagindo com o orientador, no planejamento inicial, na implementação e/ou na redação da dissertação ou tese e dos artigos científicos resultantes dos trabalhos finais.

O orientador deverá ser escolhido de comum acordo com o orientando. O coorientador poderá ser um professor ou não, devendo ter o título de Doutor, podendo ser interno ou externo ao PPGEC e à UFSM. A indicação do coorientador deverá ser aprovado pelo colegiado do programa e após deverá constar no plano de estudos do aluno.

Poderá haver a indicação de apenas um coorientador, que será formal e constará na documentação de defesa final. Contudo, poderá ter uma comissão de orientação que deve ser cadastrada no plano de estudos.

Quando da abertura do processo de defesa de dissertação, tese ou qualificação de doutorado deverá ser incluído o coorientador  para que  conste na portaria de designação da comissão examinadora de defesa. Contudo, ao coorientador não compete avaliar o aluno na defesa final.

A presidência dos trabalhos na comissão examinadora será exercida pelo professor orientador. Na impossibilidade de participação do professor orientador, o coorientador poderá presidir os trabalhos de defesa.

COMO PROCEDER:

  1. Entregar na secretaria do PPGEC o Requerimento de Coorientação, preenchido e assinado pelo aluno, orientador e coorientador;
  2. Anexar ao requerimento, o Currículo Lattes e o Formulário de Cadastro de Convidados Externos, somente se externo à UFSM;
  3. Incluir no Plano de Estudos on-line após o aviso de aprovação pelo colegiado. 

BASE LEGAL:
Regimento Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu da UFSM

Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil