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Prorrogação de Prazo de Defesa

Os alunos poderão solicitar a prorrogação de prazo para efetuar as defesas de Mestrado e Doutorado.

Para solicitar a prorrogação de defesa, o discente deve preencher o formulário de  , anexando a documentação exigida e efetuar o envio via PEN-SIE da UFSM.

Documentação exigida:

Art. 13. O curso de Mestrado terá duração mínima de doze (12) meses e máxima de vinte e quatro (24) meses, e o curso de Doutorado terá duração mínima de vinte e quatro (24) meses e máxima de quarenta e oito (48) meses.
Art. 14. Por solicitação justificada do professor orientador, os prazos acima poderão ser prorrogados por até seis (6) meses, mediante aprovação do Colegiado.
Parágrafo único. Para o mestrado, no caso de alunos que não tenham sido bolsistas, por solicitação justificada do professor orientador, o 
prorrogado por até doze (12) meses, mediante a aprovação do Colegiado.
Para o nível de doutorado, o prazo máximo de prorrogação será de (06) seis meses e para a qualificação de doutorado será de (03) três meses conforme Resolução n.002 de 24/07/2018 do PPGEC.

Durante o ano de 2022 seguiremos as diretrizes da Instrução Normativa N. 003/2022

Durante o período de prorrogação o aluno deverá estar matriculado em EDT001 para mestrado e EDD001 em Doutorado, mantendo o vínculo com o curso.

Sobre prorrogações: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prpgp/servicos/prorrogacao-de-prazo-para-defesa/
Regulamento de Pós-Graduação em Engenharia Civil  (Artigo 13 e 14)
RESOLUÇÃO Nº 002 DE 24 DE JULHO DE 2018 – PPGEC

 =>Para requerer a prorrogação de prazo para a defesa o aluno deverá seguir os passos a seguir:
I – Efetuar a abertura do processo PEN da UFSM (Processo Eletrônico Nacional), anexando a documentação exigida;
III – Tramitar o PEN ao CURSO-PROGRAMA PG ENGENHARIA CIVIL – 07.10.03.00.0.0;
IV – A secretaria recebe na caixa postal do curso, confere a documentação, caso necessário, retorna ao aluno para correção;
V – O colegiado irá analisar a solicitação em reunião, deferir ou indeferir, constando em ata;
VI – A secretaria de PPGEC irá dar conhecimento ao aluno sobre a decisão e tramitará o processo PEN à PRPGP para autorizar a inclusão no histórico escolar do acadêmico(a);
VII – O PEN retorna à caixa postal do curso até ocorrer a defesa final do aluno, que será anexada a ata da defesa e tramitado à PRPGP para conhecimento. A PRPGP arquiva o processo.

Tutorial para a abertura e tramitação do Processo Eletrônico Nacional – PEN/UFSM para requerer a Prorrogação de Prazo para a Defesa:

  • Na barra superior, selecionar NOVO.

  • Irá aparecer esta tela para NOVO PROCESSO ELETRÔNICO.
    => O item ‘Tipo documental’ refere-se a qual tipo de processo você está abrindo e que é: Processo de prorrogação de prazo para defesa de dissertação/tese (134.333).

  • O campo ‘Procedência’ virá preenchido automaticamente com o nome do aluno de acordo com o Tipo documental. Poderá vir mais de número de matrícula, procure a que se refere o processo.
    => Na ‘Descrição’ o sistema já carrega automaticamente a descrição padrão, mas poderá ser complementado.

  • Ao completar os campos da tela inicial (acima), SALVAR o processo, e avançar para a inclusão dos documentos.
    O processo já está criado e já possui um NUP (Número Único de Protocolo) que inicia por 23081., (anote esse número).

  • Na tela acima, Inserir Documentos, já constam algumas opções de Tipos de Documentos. Para adicionar, você deve clicar no ícone +Adicionar que aparece à frente do documento. Para localizar e inserir outros documentos ir em +Adicionar – Enviar.

⇒Documentos obrigatórios a serem anexados:
Requerimento Stricto Sensu Prorrogação Prazo Defesa;
– Relatório da pesquisa: descrição da pesquisa e situação em que se encontra no momento com cronograma de atividades (referente ao prazo solicitado);
– Histórico Escolar.

  • Após incluídos os documentos, e salvar, não é mais possível remover os arquivos. Então, antes de salvar, você pode conferir o arquivo incluído no botão ‘Detalhes’, e se for o caso, excluir o item antes de salvar. Conforme tela abaixo, ir em TRAMITAR.
  • Na próxima tela, abaixo, tramitar o processo ao PPGEC, colocar o despacho e TRAMITAR.

Para acompanhar o processo, consulte pelo NUP (Número Único de Protocolo), acessando o Portal Documentos e ou  pelos campos disponíveis na consulta, como nome do interessado, tipo documental, etc, ou, ainda, o aluno pode acompanhar o processo fazendo login no Portal Documentos, ir na aba ‘Meus Documentos’, ‘Interessado’.

O DAG tornou acessível o tutorial genérico que orienta a abertura de processos no PEN-SIE:
https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/416/2020/05/tutorial-de-abertura-pensie.pdf