Os egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT/UFSM), Mareliza Fagundes de Araújo Duarte e Leandro Lampe, publicaram recentemente a resenha “Trabalho pedagógico no Proeja: Disputas, políticas e experiências na EPT”, obra que retoma debates fundamentais sobre a formação de jovens e adultos e aprofunda o entendimento da “dialética das disputas” nas políticas educacionais.
A produção nasce de trajetórias que se entrelaçam dentro do PPGEPT e de pesquisas vinculadas ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na EPT – TransformAção, do qual Mareliza participa desde 2020.

Formação, origens da resenha e perspectivas críticas na EJA-EPT
A ideia da escrita surgiu durante o VI Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA), realizado em outubro de 2023, no Rio de Janeiro. Segundo Mareliza, o evento foi “um divisor de águas”, destacando a relevância dos estudos da professora Drª Mariglei Severo Maraschin, autora da obra resenhada e referência nacional no campo.
Para os autores, o livro de Maraschin oferece uma leitura essencial sobre as disputas políticas que atravessam a educação de jovens e adultos na Rede Federal, ampliando o debate sobre trabalho pedagógico e políticas educacionais. Ambos destacam também o impacto do PPGEPT em suas formações: Mareliza aponta que o retorno ao Mestrado foi decisivo para desenvolver uma postura crítica, especialmente durante a pandemia, enquanto Leandro relembra o acolhimento e a base sólida oferecida pelo Programa, que fortaleceram seu avanço acadêmico e sua compreensão da realidade educacional da classe trabalhadora.
Disputas, desafios e caminhos futuros na Educação Profissional e Tecnológica
Os autores destacam que as disputas políticas e pedagógicas seguem presentes nas instituições de ensino. Para Mareliza, elas se manifestam “na fala de professores, gestores e estudantes, e na historicidade do trabalho pedagógico”. Leandro complementa que reconhecer essas disputas permite análises mais profundas das tensões que permeiam as políticas de EJA-EPT e os diferentes contextos de atuação. Ao refletirem sobre os desafios da área, ambos apontam que consolidar um trabalho pedagógico emancipador requer enfrentar as contradições estruturais da EPT, indo além da mitigação de tensões institucionais e buscando práticas críticas e transformadoras.
Os egressos reforçam o papel central do PPGEPT na produção de conhecimento em trabalho, educação e políticas públicas. Mareliza defende a continuidade de pesquisas voltadas ao trabalho pedagógico crítico e coletivo, enquanto Leandro ressalta a importância de manter a EPT fundamentada em seus princípios originais, reafirmando seu compromisso com a formação integral e a emancipação da classe trabalhadora.