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COLÓQUIO DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

O Grupo Transformação – Grupo de estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na EPT em parceria com o Programa de Pós-graduação em Educação Profissional – CTISM/UFSM e o Programa de Pós-graduação em Educação – CE/UFSM PROMOVE:

COLÓQUIO DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

OBJETIVOS:
O colóquio tem como objetivo promover um espaço de reflexão e diálogo sobre a Educação Profissional e Tecnológica, destacando a importância da práxis e a valorização da pesquisa na EPT. Através da apresentação de pesquisas e relatos de experiências, buscamos:

1. Compartilhar Conhecimentos: Proporcionar um ambiente em que educadores, pesquisadores e estudantes possam compartilhar suas experiências e pesquisas relacionadas à Educação Profissional e Tecnológica, enfatizando o trabalho pedagógico crítico, engajado e inovador;

2. Fomentar a Reflexão Crítica: Estimular a reflexão crítica sobre os desafios e as potencialidades da Educação Profissional, especialmente no contexto do Ensino Médio e da EJA, promovendo discussões que contribuam para a melhoria do Trabalho Pedagógico na EPT.

3. Promover a Integração entre Teoria e Prática: Facilitar a conexão entre a teoria e a prática, permitindo que os participantes compreendam como as pesquisas podem ser aplicadas no Trabalho Pedagógico, como as experiências práticas podem enriquecer a pesquisa acadêmica.

4. Fortalecer Redes de Colaboração: Criar oportunidades para o fortalecimento de redes de colaboração entre educadores, pesquisadores, estudantes e instituições, visando o desenvolvimento de projetos conjuntos que promovam a Educação Profissional de forma mais integrada.

5. Identificar Necessidades e Desafios: Levantar e discutir as necessidades e desafios enfrentados na implementação da Educação Profissional, buscando soluções coletivas que possam ser aplicadas nas diversas realidades educacionais.

Com esses objetivos, o colóquio pretende contribuir para a formação de uma Educação Profissional mais inclusiva, contextualizada e alinhada às demandas do mundo de trabalho e da sociedade.

Público alvo: Estudantes de Educação Profissional e Tecnológica, inclusive estudantes do Ensino Médio Integrado, que envolvam-se em projetos de ensino, pesquisa e extensão; estudantes de Pós-Graduação com pesquisa na EPT; professores/as e gestores/as de escolas de Educação Profissional.

 

CRONOGRAMA DAS SESSÕES DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS 

21 de agosto de 2025 – Quinta-feira – 14h

Sessão 1

 

(Ensino Médio Integrado)

 

Local: Auditório
CTISM – Prédio 05

 

Coordenadores:
Leandro Lampe e
Talita Ferro

Premiação de Escolas Técnicas e Profissionalizantes na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Publicas (OBFEP). Autores: LyncolnJurich, Milena Albech e Silvana Maldaner.

 

Ensino Médio Integrado e EPT no contexto socioeducativo: entre a legislação e a pratica. Autores: Bruna Venturini Bolzan, Belkis Souza Bandeira e Melina Azevedo Mello.

 

Currículo Integrado e catástrofes climáticas: Mapeamento da presença de temas ambientais nos documentos oficiais de um Instituto Federal. Autores: Aline de Oliveira Botega, Jaqueline Dutra de Oliveira e Deivid Buttinger Dutra de Oliveira.

 

Geotecnologias como metodologia ativa no ensino de geografia: uma revisão integrativa. Autores: Andreia Lemos Amorim, Sofia Valentina Tonetto Duarte, Leila Maria Araújo Santos e Silvana Maldaner.

 

Potencialidades da Experimentação no Ensino de Química para o Ensino Médio Integrado. Autores: Renata Quevedo Viero e Leandro Lampe.

 

Explorando o Ensino Médio Integrado no CTISM: Percepções e Experiências dos Estudantes. Autores: Leandro Lampe e Adriele La Roque Soares.

Sessão 2

 

(Acesso, Permanência e
Êxito)

 

(Ensino Médio Integrado)

 

Local: Auditório
SAB – Prédio 05E

 

Coordenadoras:
Lidiane Barroso e
Giselda Mesch

O (não) lugar dos cursos técnicos subsequentes noturnos na educação profissional e tecnológica. Autores: Lidiane Bittencourt  Barroso e Mariglei Severo Maraschin.


Perfil sociodemográfico e percepções dos estudantes de um curso técnico em segurança do trabalho: uma análise dos principais desafios e expectativas.
Autores: Lidiane Bittencourt Barroso, Talita Luiza de Medeiros Ferro e Mariglei Severo Maraschin.


As contribuições do apoio pedagógico de língua portuguesa do CTISM para a permanência e o êxito na EPT.
Autores: Juliane Cabral dos Anjos, Belkis Souza Bandeira e Mariglei Severo Maraschin.


Trajetórias de estudantes de ensino profissional tecnológico.
Autores: Alejandro Javier Lezcano Schwarzkopf e Larissa Pauletto Machado.


Storytelling no curso técnico integrado ao ensino médio em administração.
Autores: Jean Marco Vargas Lopes e Adão Caron Cambraia.


A educação profissional tecnológica dos institutos federais à luz do conceito de integrado e do ensino de filosofia.
Autores: Leocir Bressan, Elisete Medianeira Tomazetti, Vitória Sauzen e Dulce Morschbacher. 

Sessão 3

 

(Inovação e
Tecnologias na
EPT)

 

Local: Sala 107 –
Mestrado –
Prédio 05D

 

Coordenadoras:
Silvana Maldaner e
Cláudia Barin

Ferramenta para avaliação de projetos de educação STEAM. Autores: Lidiane Bittencourt Barroso e Ruti Angela Barbosa Oliveira.

 

A gamificação na educação profissional e tecnológica: elementos de jogo e suas contribuições para o engajamento. Autores: Rodrigo Dias Neto, Simone Regina Ceolin, Rogério Correa Turchetti e Renato Preigschadt de Azevedo.

 

Um sistema inteligente para rastreamento de presença e gerenciamento de recursos em ambientes de educação profissional e tecnológica. Autores: Emanuel de Franceschi Vieira, Tiago Antônio Rizzetti e Renato Preigschadt de Azevedo.

 

Neoliberalismo, trabalho e educação: uma análise crítica das transformações na sociedade contemporânea. Autores: Paulo Petroaldo Nogueira de Paula, Alejandro Javier Lezcano Schwarzkopf e Rogerio Correa Turchetti.

 

Ferramentas e habilidades necessárias para a criação de podcasts na educação profissional. Autores: Jordiel Casali Biniek, Arthur Reckelberg Borges da Silva, Marcos Rodrigo Klein e Ricardo Machado Ellensohn.

 

Microcontroladores e sensores aplicados a educação ambiental no contexto da educação profissional e tecnológica. Autores: Caroline de Boer Dias.

21 de agosto de 2025 – Quinta-feira – 16h

Sessão 4


(Rede Estadual)
(Formação de
Professores)


Local: Auditório
CTISM – Prédio
05


Coordenadoras:
Mareliza Duarte e
Andra Andrade 

Educação profissional no RS: historicidade e realidade da rede estadual. Autores: Andra Almeida de Andrade e Mariglei Severo Maraschin.

 

Educação profissional e tecnológica no RS: avanços, desafios e inovações na rede estadual a partir da lei nº 16.089/2024. Autores: Daniel Amorim Pacheco, Andra Almeida de Andrade e Mareliza Fagundes de Araújo Duarte.

 

A EJA integrada a educação profissional na rede estadual do Rio Grande do Sul: pesquisa documental no período de 2007 a 2021. Autores: Mareliza Fagundes de Araújo Duarte e Andra A. de Andrade.

 

Uma década de PPGEPT/UFSM: contribuições para a educação profissional e tecnológica. Autores: Lidiane Bittencourt Barroso e Mariglei Severo Maraschin.

 

Currículo integrado nos institutos federais: resistência, formação integral e compromisso social. Autores: Jaqueline Dutra de Oliveira, Deivid Buttinger Dutra de Oliveira e Aline de Oliveira Botega.

Sessão 5


(EJA-EPT)


Local: Auditório
SAB – Prédio 05E

 

Coordenadores:
Maurício Brasil e
Ruti Oliveira

Experiência de ensino aprendizagem na EJA-EPT: uso de modelos 3D para compreensão de desenho técnico. Autores: Isadora Marodin Lemes e Wanderson Lombardy Pereira.

 

Articulação entre a EJA e a educação profissional e tecnológica: sentidos, desafios e perspectivas. Autores: Fernanda Cristofari Machado e Leandro Lampe.

 

Grupo de pesquisa e sua relevância na EJA-EPT: uma experiência em comunidade acadêmica. Autores: Shirley Bernardes Winter, Julia Rodrigues, Priscila Ritzel Rostirola e Mariglei Severo Maraschin.

 

Juvenilização da EJA-EPT — ensino médio no estado do Rio Grande do Sul. Autores: Ruti Angela B. Oliveira e Mariglei Severo Maraschin.

 

Aproximações e distanciamentos nas concepgdes curriculares da EJA-EPT: uma análise nos institutos federais do estado do Rio Grande do Sul. Autores: Aline de Oliveira Botega, Marta Rejane Trindade de Lima e Jaqueline Dutra de Oliveira.

Sessão 6


(Trabalho
Pedagógico)


Local: Sala 107 –
Mestrado –
Prédio 05D


Coordenadoras:
Ana Paula Ribeiro e
Juliana Asevedo 

Trabalho pedagógico e educação profissional e tecnológica: sentidos atribuídos por egressos do Kairós. Autores: Graziella de Camargo da Costa, Ana Sara Castaman, João Gabriel Gewehr e Liliana Soares Ferreira.

 

A dimensão tecnológica do trabalho pedagógico no currículo integrado da educação profissional e tecnológica. Autores: Marcos Andriguetto e Liliana Soares Ferreira.

 

O que dizem os projetos pedagógicos? Um estudo dos sentidos atribuídos ao trabalho pedagógico na rede federal de educação profissional e tecnológica de Santa Maria. Autores: João Gabriel Gewehr, Michele Fagundes da Silva, Marcos Brito Côrrea e Liliana Soares Ferreira.

 

Trabalho pedagógico- sentidos e concepções: um olhar sobre os PPCs das licenciaturas em matemática de um instituto federal. Autores: Ana Paula da S. Ribeiro, Mariglei Severo Maraschin e Maurício Ramos Lutz.

 

Trabalho pedagógico na educação profissional e tecnológica. Autores: Moisés Corrêa Ferreira, Silvia de Siqueira e Liliana Soares Ferreira.

 

Métodos de ensino acadêmico para o empreendedorismo: análise comparativa de aplicações em sala de aula. Autores: Manoela Neves Siewerdt.

22 de agosto de 2025 – Sexta-feira – 08h

Sessão 7


(Educação
Inclusiva)

(EJA-EPT)


Local: Auditório
CTISM – Prédio
05


Coordenadoras:
Rosimara Cargnin e
Luane Nunes 

A contribuicdo pioneira da rede federal na politica de cotas no Brasil. Autores: Alexander da Silva Machado e Mariglei Severo Maraschin.

 

Editais de ingresso: um estudo sobre os cursos técnicos de nivel médio em Santa Maria. Autores: Joceane Santos Dornelles, César Augusto Robaina Filho e Mariglei Severo Maraschin.

 

Educação inclusiva: olhares para pessoas com deficiência no contexto da educação profissional e tecnológica. Autores: Margarete de F. dos Santos Dias e Priscila Barrozo Manzon.

 

Modelos de deficiência e praticas de inclusão: analise histórica e critica no contexto da EPT. Autores: Janine Garcia Cortes, Duana de Almeida e Sabrina Fernandes de Castro.

 

O ensino de química no PROEJA: relato de uma pratica pedagógica apoiada no ensino CTSA. Autores: Douglas Luis Riva Frozza, Claudia Smaniotto Barin e Viviane Terezinha Sebalhos Dal Molin.

 

Leitura e produção textual na EJA-EPT do CTISM: um olhar sobre a matriz curricular e seus desafios. Autores: Juliane Cabral dos Anjos, Belkis Souza Bandeira e Melina de Azevedo Mello.

Sessão 8


(Gestão da EPT)


Local: Auditório
SAB – Prédio
05E


Coordenadoras:
Priscila Ritzel e
Siomara Broch

Internacionalização na educação profissional e tecnológica: uma analise dos projetos pedagdgicos dos cursos técnicos do CTISM/UFSM. Autores: Sheila Oliveira, Paula Trindade da Silva Selbach, Doris Pires Vargas Bolzan e Paula Oliveira Pinheiro.


Educação e regionalidades: sentidos atribuídos a EPT e realidade local.
Autores: Natalia dos Santos Peres, Michele Fagundes da Silva, Marcos Britto Corréa e Liliana Soares Ferreira.


O que se fala sobre educação profissional? um estudo dos sentidos sobre EPT em noticias e discursos institucionais no RS.
Autores: Michele Fagundes da Silva, Natalia dos Santos Peres, Marcos Britto Corréa e Liliana Soares Ferreira.

A biblioteca mista, a formação do trabalhador e a qualidade da educação. Autores: Rejane Rataeski Moraes da Silva e Ascísio dos Reis Pereira.


O setor de assessoria pedagógica do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR): as entre-linhas da gestão pedagógica.
Autores: Rosane Carneiro Sarturi e Aline Silva Frota de Oliveira.


Gestão e fortalecimento da educação profissional e tecnológica por meio das relações públicas: relato de experiência no PPGEPT.
Autores: Kleysa Geciele Gomes da Silva e Emmanuele Reck Figueiredo.

22 de agosto de 2025 – Sexta-feira – 10h 

Sessão 9

 

(Educação Inclusiva)

 

Local: Auditório CTISM – Prédio 05

 

Coordenadores: Andreia Vedoin e Cesar Robaina

 

Os desafios da educação inclusiva na educação profissional e tecnológica. Autores: Rosimara Cargnin, César Robaina Filho e Andreia Vedoin.

 

Da exclusão à inclusão: avanços normativos e políticas públicas para pessoas com deficiência na educação profissional e tecnológica. Autores: Duana Alves de Oliveira de Almeida, Janine Garcia Cortes e Sabrina Fernandes de Castro.

 

Estudantes com deficiência intelectual da EPT: o desafio da formação para o mundo do trabalho. Autores: Andreia Vedoin, Rosimara Cargnin e César Augusto Robaina Filho.

 

Impacto das políticas inclusivas na educação profissional e tecnológica. Autores: César Robaina Filho, Rosimara Cargnin, Andreia Vedoin e Priscila Rostirola Ritzel

 

A inclusão escolar na educação profissional e tecnológica da UFSM: percepções dos estudantes público-alvo da educação especial. Autores: Gabriel Rockenbach Poll, Nathielly Karolaine Alves Da Silva, Mariglei Severo Maraschin e César Augusto Robaina Filho.

 

Adaptações curriculares para alunos com deficiência na educação profissional da rede estadual do Rio Grande do Sul – Algumas reflexões. Autores: Gisele Gripa de Vargas Garcia e Vantoir Roberto Brancher.

Sessão 10

 

(Gestão da EPT)

 

(Mulheres na EPT)

 

Local: Auditório SAB – Prédio 05E

 

Coordenadoras:

Júlia Rodrigues e Jheiny Amarante

 

Programa de Gestão e Desempenho no IFSul Campus Bagé: Implicações Organizacionais na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Autores: Cíntia Goulart Teixeira Gomes e Douglas João Orben.

 

O processo histórico das políticas públicas na EPT: reflexos na gestão. Autores: Priscila Rostirola Ritzel, Shirley Bernardes Winter, Júlia Rodrigues e Mariglei Severo Maraschin.

 

Eixo controle e processos industriais: a divisão sexual do trabalho pedagógico dos institutos federais do Rio Grande do Sul. Autores: Luisa Palma Menezes, Natália dos Santos Peres, Mirian Vargas de Alvarenga e Liliana Soares Ferreira.

 

Mulheres na ept: uma análise do estado do conhecimento na região sul do Brasil. Autores: Luisa Correa Razera, Maria Eduarda Roza, Júlia Rodrigues e Mariglei Severo Maraschin.

 

Mulheres na gestão da educação profissional e tecnológica: uma análise dos estudos anteriores. Autores: Júlia Rodrigues, Priscila Rostirola Ritzel, Shirley Bernardes Winter e Mariglei Severo Maraschin.

 

Sessão 11

 

(Trabalho Pedagógico)

 

(Formação de Professores)

 

Local: Sala 107 – Mestrado – Prédio 05D

 

Coordenadoras: Aline Botega e Melina Mello

 

O trabalho pedagógico na EPT: caminhos de investigação do grupo Transformação. Autores: Aline de Oliveira Botega e Lidiane Bittencourt Barroso.

 

Definição dos conceitos estruturantes em farmacologia: adaptação dos core concepts in biology e physiology para o ensino técnico em saúde. Autores: Fallon dos Santos Siqueira e Fernando Rodrigues de Moraes Abdulkader.

 

Um mapeamento dos cursos na área de música, áudio e audiovisual oferecidos pela rede federal de educação profissional e tecnológica. Autores: Guilherme Almeida de Barros, Jordiel Casali Biniek, Marcos Rodrigo Klein e Cláudia Smaniotto Barin.

 

Política pública em práticas restaurativas: uma proposta para a formação docente na EPT. Autores: Nageli Raguzzoni Teixeira e Elisiane Machado Lunardi.

 

A importância das aulas práticas na formação de alunos adultos maduros em cursos técnicos subsequentes. Autores: Nirvan Hofstadler Peixoto e Lidiane Bittencourt Barroso.

 

22 de agosto de 2025 – Sexta-feira – 14h

Sessão 12

 

(Educação Inclusiva)

 

(Inovação e Tecnologias na EPT)

 

Local: Auditório SAB – Prédio 05E

 

Coordenadoras: Sabrina Castro e Rejane Rataeski

 

Transtorno do espectro autista e a formação docente na EPT – uma revisão de literatura. Autores: Priscila Barrozo Manzoni.

 

Além da rampa: a acessibilidade atitudinal na desconstrução de barreiras invisíveis. Autores: Graciele Rosa da Costa Soares e Ana Paula Pintos Borges Bíscaro.

 

Fundamentos de audiodescrição para EPT. Autores: Marcos Rodrigo Klein, Guilherme Almeida de Barros, Jordiel Casali Biniek e Ricardo Machado Ellensohn.

 

Trabalho pedagógico inclusivo na EPT. Autores: Nathielly Karolaine Alves Da Silva, César Augusto Robaina Filho, Mariglei Severo Maraschin e Marroá Moura Bolzan.

 

Redes sociais: se não pode vencê-las, junte-se a elas. Autores: Arthur Reckelberg Borges da Silva.

 

Educação alimentar e nutricional na formação integral de estudantes da educação profissional e tecnológica: práticas dialógicas e interativas. Autores: Fernanda Martini.

 

Sessão 13

 

(Mulheres na EPT)

 

Local: Sala 107 – Mestrado – Prédio 05D

 

Coordenadoras: Júlia Rodrigues e Priscila Ritzel

 

Políticas para o enfrentamento ao assédio moral a servidoras no âmbito do IFSul. Autores: Melissa Araujo da Silva e Daniela Medeiros de Azevedo Prates.

 

Identidade, corpo e interseccionalidade: a experiência das mulheres negras na educação profissional e tecnológica. Autores: Marli Polenz Ferreira, Francisco Nilton Gomes de Oliveira e Ascísio dos Reis Pereira.

 

As mulheres no curso de mecânica e seus desafios: contexto, políticas e resistências. Autores: Maria Eduarda da Roza; Luisa Correa Razera; Júlia Rodrigues; Mariglei Severo Maraschin.

 

EVENTO GRATUITO E PRESENCIAL
Local: Universidade Federal de Santa Maria

Data: 21 e 22 de agosto de 2025.

Vagas limitadas

INSCRIÇÕES AQUI

TEMPLATE PARA OS TRABALHOS

Divulgação de trabalhos aprovados: 21/07/2025

  • Áreas Temáticas:
  •  Educação Inclusiva na EPT
  •  EJA-EPT
  •  Gestão da EPT
  •  Ensino Médio Integrado
  •  EP na Rede Estadual
  •  Trabalho Pedagógico na EPT
  •  Mulheres na EPT
  •  Formação Docente na EPT
  •  Acesso, Permanência e Êxito na EPT
  •  Inovação e Tecnologias na EPT

PROGRAMAÇÃO:
21/08/2025 – Quinta-feira
8h – Credenciamento
9h – Abertura
9h30min – Palestra Pesquisas e pesquisadores: contribuições para o desenvolvimento da ciência – Drª Maria Hermínia Lage Fernandes -UFSC
14h – Sessões de Apresentação de Trabalhos
16h – Sessões de Apresentação de Trabalhos
18h – Lançamento de livros

22/08/2025 – Sexta-feira
8h30min – Sessões de Apresentação de Trabalhos
10h30min – Sessões de Apresentação de Trabalhos
14h – Sessões de Apresentação de Trabalhos
16h Palestra Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica – Prof Drª Ana Lúcia Henrique – IFRN
18h – Encerramento

Para dúvidas entrar em contato pelo e-mail: transformacaoept@gmail.com

Coordenação Geral do evento: Professora Dra Mariglei Severo Maraschin
e-mail: mariglei@ctism.ufsm.br
Instagram do Grupo de Pesquisa: @transformacao.ept

Normas e Critérios para o Resumo Expandido do Colóquio de Pesquisas na Educação Profissional – Grupo de Pesquisa TransformAção
1. Objetivo do Resumo Expandido: O resumo expandido deve apresentar de forma clara e objetiva os principais aspectos da pesquisa, incluindo introdução, objetivos, metodologia, resultados preliminares ou finais e considerações finais, demonstrando a relevância do tema para a Educação Profissional.
2. Extensão: O documento deve ter entre 3 a 5 páginas, incluindo referências, tabelas, figuras e anexos, se houver, no corpo do texto. O texto deve estar digitado na fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5, com de 3,0 cm de margem superior e esquerda e de 2,0 cm inferior e direita.
3. Número de autores: Cada resumo poderá ter, no máximo, quatro autores(as). Todos(as) os(as) autores(as) devem estar inscritos no evento.
4. Estrutura do Resumo Expandido: O resumo deve conter os seguintes itens, organizados de forma clara:

  • Título: Deve ser objetivo, informativo e refletir o conteúdo da pesquisa, em letras maiúsculas e em negrito.
  • Autores e coautores: Nome completo, instituição de origem, e-mail de contato, escrito logo abaixo do título, com um espaço de 1,5 cm. Evitar títulos muito extensos.
  • Introdução: Apresentação do tema, contextualização e justificativa da pesquisa.
  • Objetivos: Especificar o que a pesquisa busca alcançar.
  • Metodologia: Descrever os procedimentos, métodos, instrumentos e abordagem utilizados.
  • Resultados: Apresentar os principais achados ou resultados preliminares.
  • Considerações finais: Análise dos resultados, implicações e possíveis aplicações na Educação Profissional.
  • Referências: Listar as principais fontes citadas no texto, seguindo as normas da ABNT ou o MDT (Manual de Dissertações e Teses da UFSM).

5. Áreas temáticas para inscrição:
– Educação Inclusiva na EPT: pesquisas no campo da Educação Profissional e Tecnológica que envolvam a inclusão de pessoas com necessidades especiais e as ações afirmativas na EPT;
– EJA-EPT: pesquisas que envolvam a integração da modalidade EJA com a Educação Profissional;
– Gestão da EPT: pesquisas que discutam a gestão e a política de Educação Profissional e Tecnológica;
– Ensino Médio Integrado: pesquisas que tenham o foco na política de Ensino Médio Integrado e retratem experiências, fundamentos ou análise da política;
– EP na Rede Estadual: pesquisas que retratem a realidade da Educação Profissional na Rede Estadual;
– Trabalho Pedagógico na EPT: pesquisas que debatem o trabalho pedagógico na Educação Profissional;
– Mulheres na EPT: pesquisas que debatem a temática das mulheres na Educação Profissional;
– Acesso, permanência e êxito na EPT: pesquisas que debatem o acesso, permanência e êxito na Educação Profissional;
– Formação Docente na EPT: pesquisas que debatem a formação docente na Educação Profissional;
– Inovação e Tecnologias na EPT: pesquisas que debatem a temática da inovação e tecnologias na Educação Profissional;

5. Critérios de Avaliação

  • Estar de acordo com as áreas temáticas do Colóquio;
  • Clareza e objetividade na apresentação das informações;
  • Relevância do tema para a Educação Profissional;
  •  Coerência entre objetivos, metodologia e resultados;
  • Originalidade e contribuição da pesquisa;
  •  Correção gramatical e ortográfica;
  • Adequação às normas de formatação estabelecidas.

6. Submissão – PRORROGADA
Os resumos expandidos devem ser enviados em dois formatos: um em PDF e outro em Word, através do sistema de submissões do evento, até a data limite estipulada, de 30/05/2025 à 30/06/2025 de 30/05/2025 à 14/07/2025.
Link para inscrição: https://forms.gle/RiGSDgwx72fGDfpV8

7. Direitos Autorais e Ética

  • Os autores declaram que o trabalho é original e que possui autorização para sua publicação.
  • Devem seguir as normas éticas de pesquisa, incluindo citação adequada de fontes e respeito à confidencialidade, se aplicável.