O Grupo Transformação – Grupo de estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na EPT em parceria com o Programa de Pós-graduação em Educação Profissional – CTISM/UFSM e o Programa de Pós-graduação em Educação – CE/UFSM PROMOVE:
COLÓQUIO DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
OBJETIVOS:
O colóquio tem como objetivo promover um espaço de reflexão e diálogo sobre a Educação Profissional e Tecnológica, destacando a importância da práxis e a valorização da pesquisa na EPT. Através da apresentação de pesquisas e relatos de experiências, buscamos:
1. Compartilhar Conhecimentos: Proporcionar um ambiente em que educadores, pesquisadores e estudantes possam compartilhar suas experiências e pesquisas relacionadas à Educação Profissional e Tecnológica, enfatizando o trabalho pedagógico crítico, engajado e inovador;
2. Fomentar a Reflexão Crítica: Estimular a reflexão crítica sobre os desafios e as potencialidades da Educação Profissional, especialmente no contexto do Ensino Médio e da EJA, promovendo discussões que contribuam para a melhoria do Trabalho Pedagógico na EPT.
3. Promover a Integração entre Teoria e Prática: Facilitar a conexão entre a teoria e a prática, permitindo que os participantes compreendam como as pesquisas podem ser aplicadas no Trabalho Pedagógico, como as experiências práticas podem enriquecer a pesquisa acadêmica.
4. Fortalecer Redes de Colaboração: Criar oportunidades para o fortalecimento de redes de colaboração entre educadores, pesquisadores, estudantes e instituições, visando o desenvolvimento de projetos conjuntos que promovam a Educação Profissional de forma mais integrada.
5. Identificar Necessidades e Desafios: Levantar e discutir as necessidades e desafios enfrentados na implementação da Educação Profissional, buscando soluções coletivas que possam ser aplicadas nas diversas realidades educacionais.
Com esses objetivos, o colóquio pretende contribuir para a formação de uma Educação Profissional mais inclusiva, contextualizada e alinhada às demandas do mundo de trabalho e da sociedade.
Público alvo: Estudantes de Educação Profissional e Tecnológica, inclusive estudantes do Ensino Médio Integrado, que envolvam-se em projetos de ensino, pesquisa e extensão; estudantes de Pós-Graduação com pesquisa na EPT; professores/as e gestores/as de escolas de Educação Profissional.
CRONOGRAMA DAS SESSÕES DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
| 21 de agosto de 2025 – Quinta-feira – 14h | |
Sessão 1
(Ensino Médio Integrado)
Local: Auditório
Coordenadores: | Premiação de Escolas Técnicas e Profissionalizantes na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Publicas (OBFEP). Autores: LyncolnJurich, Milena Albech e Silvana Maldaner.
Ensino Médio Integrado e EPT no contexto socioeducativo: entre a legislação e a pratica. Autores: Bruna Venturini Bolzan, Belkis Souza Bandeira e Melina Azevedo Mello.
Currículo Integrado e catástrofes climáticas: Mapeamento da presença de temas ambientais nos documentos oficiais de um Instituto Federal. Autores: Aline de Oliveira Botega, Jaqueline Dutra de Oliveira e Deivid Buttinger Dutra de Oliveira.
Geotecnologias como metodologia ativa no ensino de geografia: uma revisão integrativa. Autores: Andreia Lemos Amorim, Sofia Valentina Tonetto Duarte, Leila Maria Araújo Santos e Silvana Maldaner.
Potencialidades da Experimentação no Ensino de Química para o Ensino Médio Integrado. Autores: Renata Quevedo Viero e Leandro Lampe.
Explorando o Ensino Médio Integrado no CTISM: Percepções e Experiências dos Estudantes. Autores: Leandro Lampe e Adriele La Roque Soares. |
Sessão 2
(Acesso, Permanência e
(Ensino Médio Integrado)
Local: Auditório
Coordenadoras: | O (não) lugar dos cursos técnicos subsequentes noturnos na educação profissional e tecnológica. Autores: Lidiane Bittencourt Barroso e Mariglei Severo Maraschin.
|
Sessão 3
(Inovação e
Local: Sala 107 –
Coordenadoras: | Ferramenta para avaliação de projetos de educação STEAM. Autores: Lidiane Bittencourt Barroso e Ruti Angela Barbosa Oliveira.
A gamificação na educação profissional e tecnológica: elementos de jogo e suas contribuições para o engajamento. Autores: Rodrigo Dias Neto, Simone Regina Ceolin, Rogério Correa Turchetti e Renato Preigschadt de Azevedo.
Um sistema inteligente para rastreamento de presença e gerenciamento de recursos em ambientes de educação profissional e tecnológica. Autores: Emanuel de Franceschi Vieira, Tiago Antônio Rizzetti e Renato Preigschadt de Azevedo.
Neoliberalismo, trabalho e educação: uma análise crítica das transformações na sociedade contemporânea. Autores: Paulo Petroaldo Nogueira de Paula, Alejandro Javier Lezcano Schwarzkopf e Rogerio Correa Turchetti.
Ferramentas e habilidades necessárias para a criação de podcasts na educação profissional. Autores: Jordiel Casali Biniek, Arthur Reckelberg Borges da Silva, Marcos Rodrigo Klein e Ricardo Machado Ellensohn.
Microcontroladores e sensores aplicados a educação ambiental no contexto da educação profissional e tecnológica. Autores: Caroline de Boer Dias. |
| 21 de agosto de 2025 – Quinta-feira – 16h | |
Sessão 4
| Educação profissional no RS: historicidade e realidade da rede estadual. Autores: Andra Almeida de Andrade e Mariglei Severo Maraschin.
Educação profissional e tecnológica no RS: avanços, desafios e inovações na rede estadual a partir da lei nº 16.089/2024. Autores: Daniel Amorim Pacheco, Andra Almeida de Andrade e Mareliza Fagundes de Araújo Duarte.
A EJA integrada a educação profissional na rede estadual do Rio Grande do Sul: pesquisa documental no período de 2007 a 2021. Autores: Mareliza Fagundes de Araújo Duarte e Andra A. de Andrade.
Uma década de PPGEPT/UFSM: contribuições para a educação profissional e tecnológica. Autores: Lidiane Bittencourt Barroso e Mariglei Severo Maraschin.
Currículo integrado nos institutos federais: resistência, formação integral e compromisso social. Autores: Jaqueline Dutra de Oliveira, Deivid Buttinger Dutra de Oliveira e Aline de Oliveira Botega. |
Sessão 5
Coordenadores: | Experiência de ensino aprendizagem na EJA-EPT: uso de modelos 3D para compreensão de desenho técnico. Autores: Isadora Marodin Lemes e Wanderson Lombardy Pereira.
Articulação entre a EJA e a educação profissional e tecnológica: sentidos, desafios e perspectivas. Autores: Fernanda Cristofari Machado e Leandro Lampe.
Grupo de pesquisa e sua relevância na EJA-EPT: uma experiência em comunidade acadêmica. Autores: Shirley Bernardes Winter, Julia Rodrigues, Priscila Ritzel Rostirola e Mariglei Severo Maraschin.
Juvenilização da EJA-EPT — ensino médio no estado do Rio Grande do Sul. Autores: Ruti Angela B. Oliveira e Mariglei Severo Maraschin.
Aproximações e distanciamentos nas concepgdes curriculares da EJA-EPT: uma análise nos institutos federais do estado do Rio Grande do Sul. Autores: Aline de Oliveira Botega, Marta Rejane Trindade de Lima e Jaqueline Dutra de Oliveira. |
Sessão 6
| Trabalho pedagógico e educação profissional e tecnológica: sentidos atribuídos por egressos do Kairós. Autores: Graziella de Camargo da Costa, Ana Sara Castaman, João Gabriel Gewehr e Liliana Soares Ferreira.
A dimensão tecnológica do trabalho pedagógico no currículo integrado da educação profissional e tecnológica. Autores: Marcos Andriguetto e Liliana Soares Ferreira.
O que dizem os projetos pedagógicos? Um estudo dos sentidos atribuídos ao trabalho pedagógico na rede federal de educação profissional e tecnológica de Santa Maria. Autores: João Gabriel Gewehr, Michele Fagundes da Silva, Marcos Brito Côrrea e Liliana Soares Ferreira.
Trabalho pedagógico- sentidos e concepções: um olhar sobre os PPCs das licenciaturas em matemática de um instituto federal. Autores: Ana Paula da S. Ribeiro, Mariglei Severo Maraschin e Maurício Ramos Lutz.
Trabalho pedagógico na educação profissional e tecnológica. Autores: Moisés Corrêa Ferreira, Silvia de Siqueira e Liliana Soares Ferreira.
Métodos de ensino acadêmico para o empreendedorismo: análise comparativa de aplicações em sala de aula. Autores: Manoela Neves Siewerdt. |
| 22 de agosto de 2025 – Sexta-feira – 08h | |
Sessão 7
(EJA-EPT)
| A contribuicdo pioneira da rede federal na politica de cotas no Brasil. Autores: Alexander da Silva Machado e Mariglei Severo Maraschin.
Editais de ingresso: um estudo sobre os cursos técnicos de nivel médio em Santa Maria. Autores: Joceane Santos Dornelles, César Augusto Robaina Filho e Mariglei Severo Maraschin.
Educação inclusiva: olhares para pessoas com deficiência no contexto da educação profissional e tecnológica. Autores: Margarete de F. dos Santos Dias e Priscila Barrozo Manzon.
Modelos de deficiência e praticas de inclusão: analise histórica e critica no contexto da EPT. Autores: Janine Garcia Cortes, Duana de Almeida e Sabrina Fernandes de Castro.
O ensino de química no PROEJA: relato de uma pratica pedagógica apoiada no ensino CTSA. Autores: Douglas Luis Riva Frozza, Claudia Smaniotto Barin e Viviane Terezinha Sebalhos Dal Molin.
Leitura e produção textual na EJA-EPT do CTISM: um olhar sobre a matriz curricular e seus desafios. Autores: Juliane Cabral dos Anjos, Belkis Souza Bandeira e Melina de Azevedo Mello. |
Sessão 8
| Internacionalização na educação profissional e tecnológica: uma analise dos projetos pedagdgicos dos cursos técnicos do CTISM/UFSM. Autores: Sheila Oliveira, Paula Trindade da Silva Selbach, Doris Pires Vargas Bolzan e Paula Oliveira Pinheiro.
A biblioteca mista, a formação do trabalhador e a qualidade da educação. Autores: Rejane Rataeski Moraes da Silva e Ascísio dos Reis Pereira.
|
| 22 de agosto de 2025 – Sexta-feira – 10h | |
Sessão 9
(Educação Inclusiva)
Local: Auditório CTISM – Prédio 05
Coordenadores: Andreia Vedoin e Cesar Robaina
| Os desafios da educação inclusiva na educação profissional e tecnológica. Autores: Rosimara Cargnin, César Robaina Filho e Andreia Vedoin.
Da exclusão à inclusão: avanços normativos e políticas públicas para pessoas com deficiência na educação profissional e tecnológica. Autores: Duana Alves de Oliveira de Almeida, Janine Garcia Cortes e Sabrina Fernandes de Castro.
Estudantes com deficiência intelectual da EPT: o desafio da formação para o mundo do trabalho. Autores: Andreia Vedoin, Rosimara Cargnin e César Augusto Robaina Filho.
Impacto das políticas inclusivas na educação profissional e tecnológica. Autores: César Robaina Filho, Rosimara Cargnin, Andreia Vedoin e Priscila Rostirola Ritzel
A inclusão escolar na educação profissional e tecnológica da UFSM: percepções dos estudantes público-alvo da educação especial. Autores: Gabriel Rockenbach Poll, Nathielly Karolaine Alves Da Silva, Mariglei Severo Maraschin e César Augusto Robaina Filho.
Adaptações curriculares para alunos com deficiência na educação profissional da rede estadual do Rio Grande do Sul – Algumas reflexões. Autores: Gisele Gripa de Vargas Garcia e Vantoir Roberto Brancher. |
Sessão 10
(Gestão da EPT)
(Mulheres na EPT)
Local: Auditório SAB – Prédio 05E
Coordenadoras: Júlia Rodrigues e Jheiny Amarante
| Programa de Gestão e Desempenho no IFSul Campus Bagé: Implicações Organizacionais na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Autores: Cíntia Goulart Teixeira Gomes e Douglas João Orben.
O processo histórico das políticas públicas na EPT: reflexos na gestão. Autores: Priscila Rostirola Ritzel, Shirley Bernardes Winter, Júlia Rodrigues e Mariglei Severo Maraschin.
Eixo controle e processos industriais: a divisão sexual do trabalho pedagógico dos institutos federais do Rio Grande do Sul. Autores: Luisa Palma Menezes, Natália dos Santos Peres, Mirian Vargas de Alvarenga e Liliana Soares Ferreira.
Mulheres na ept: uma análise do estado do conhecimento na região sul do Brasil. Autores: Luisa Correa Razera, Maria Eduarda Roza, Júlia Rodrigues e Mariglei Severo Maraschin.
Mulheres na gestão da educação profissional e tecnológica: uma análise dos estudos anteriores. Autores: Júlia Rodrigues, Priscila Rostirola Ritzel, Shirley Bernardes Winter e Mariglei Severo Maraschin.
|
Sessão 11
(Trabalho Pedagógico)
(Formação de Professores)
Local: Sala 107 – Mestrado – Prédio 05D
Coordenadoras: Aline Botega e Melina Mello
| O trabalho pedagógico na EPT: caminhos de investigação do grupo Transformação. Autores: Aline de Oliveira Botega e Lidiane Bittencourt Barroso.
Definição dos conceitos estruturantes em farmacologia: adaptação dos core concepts in biology e physiology para o ensino técnico em saúde. Autores: Fallon dos Santos Siqueira e Fernando Rodrigues de Moraes Abdulkader.
Um mapeamento dos cursos na área de música, áudio e audiovisual oferecidos pela rede federal de educação profissional e tecnológica. Autores: Guilherme Almeida de Barros, Jordiel Casali Biniek, Marcos Rodrigo Klein e Cláudia Smaniotto Barin.
Política pública em práticas restaurativas: uma proposta para a formação docente na EPT. Autores: Nageli Raguzzoni Teixeira e Elisiane Machado Lunardi.
A importância das aulas práticas na formação de alunos adultos maduros em cursos técnicos subsequentes. Autores: Nirvan Hofstadler Peixoto e Lidiane Bittencourt Barroso.
|
22 de agosto de 2025 – Sexta-feira – 14h | |
Sessão 12
(Educação Inclusiva)
(Inovação e Tecnologias na EPT)
Local: Auditório SAB – Prédio 05E
Coordenadoras: Sabrina Castro e Rejane Rataeski
| Transtorno do espectro autista e a formação docente na EPT – uma revisão de literatura. Autores: Priscila Barrozo Manzoni.
Além da rampa: a acessibilidade atitudinal na desconstrução de barreiras invisíveis. Autores: Graciele Rosa da Costa Soares e Ana Paula Pintos Borges Bíscaro.
Fundamentos de audiodescrição para EPT. Autores: Marcos Rodrigo Klein, Guilherme Almeida de Barros, Jordiel Casali Biniek e Ricardo Machado Ellensohn.
Trabalho pedagógico inclusivo na EPT. Autores: Nathielly Karolaine Alves Da Silva, César Augusto Robaina Filho, Mariglei Severo Maraschin e Marroá Moura Bolzan.
Redes sociais: se não pode vencê-las, junte-se a elas. Autores: Arthur Reckelberg Borges da Silva.
Educação alimentar e nutricional na formação integral de estudantes da educação profissional e tecnológica: práticas dialógicas e interativas. Autores: Fernanda Martini.
|
Sessão 13
(Mulheres na EPT)
Local: Sala 107 – Mestrado – Prédio 05D
Coordenadoras: Júlia Rodrigues e Priscila Ritzel
| Políticas para o enfrentamento ao assédio moral a servidoras no âmbito do IFSul. Autores: Melissa Araujo da Silva e Daniela Medeiros de Azevedo Prates.
Identidade, corpo e interseccionalidade: a experiência das mulheres negras na educação profissional e tecnológica. Autores: Marli Polenz Ferreira, Francisco Nilton Gomes de Oliveira e Ascísio dos Reis Pereira.
As mulheres no curso de mecânica e seus desafios: contexto, políticas e resistências. Autores: Maria Eduarda da Roza; Luisa Correa Razera; Júlia Rodrigues; Mariglei Severo Maraschin.
|
EVENTO GRATUITO E PRESENCIAL
Local: Universidade Federal de Santa Maria
Data: 21 e 22 de agosto de 2025.
Vagas limitadas
Divulgação de trabalhos aprovados: 21/07/2025
- Áreas Temáticas:
- Educação Inclusiva na EPT
- EJA-EPT
- Gestão da EPT
- Ensino Médio Integrado
- EP na Rede Estadual
- Trabalho Pedagógico na EPT
- Mulheres na EPT
- Formação Docente na EPT
- Acesso, Permanência e Êxito na EPT
- Inovação e Tecnologias na EPT
PROGRAMAÇÃO:
21/08/2025 – Quinta-feira
8h – Credenciamento
9h – Abertura
9h30min – Palestra Pesquisas e pesquisadores: contribuições para o desenvolvimento da ciência – Drª Maria Hermínia Lage Fernandes -UFSC
14h – Sessões de Apresentação de Trabalhos
16h – Sessões de Apresentação de Trabalhos
18h – Lançamento de livros
22/08/2025 – Sexta-feira
8h30min – Sessões de Apresentação de Trabalhos
10h30min – Sessões de Apresentação de Trabalhos
14h – Sessões de Apresentação de Trabalhos
16h Palestra Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica – Prof Drª Ana Lúcia Henrique – IFRN
18h – Encerramento
Para dúvidas entrar em contato pelo e-mail: transformacaoept@gmail.com
Coordenação Geral do evento: Professora Dra Mariglei Severo Maraschin
e-mail: mariglei@ctism.ufsm.br
Instagram do Grupo de Pesquisa: @transformacao.ept
Normas e Critérios para o Resumo Expandido do Colóquio de Pesquisas na Educação Profissional – Grupo de Pesquisa TransformAção
1. Objetivo do Resumo Expandido: O resumo expandido deve apresentar de forma clara e objetiva os principais aspectos da pesquisa, incluindo introdução, objetivos, metodologia, resultados preliminares ou finais e considerações finais, demonstrando a relevância do tema para a Educação Profissional.
2. Extensão: O documento deve ter entre 3 a 5 páginas, incluindo referências, tabelas, figuras e anexos, se houver, no corpo do texto. O texto deve estar digitado na fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5, com de 3,0 cm de margem superior e esquerda e de 2,0 cm inferior e direita.
3. Número de autores: Cada resumo poderá ter, no máximo, quatro autores(as). Todos(as) os(as) autores(as) devem estar inscritos no evento.
4. Estrutura do Resumo Expandido: O resumo deve conter os seguintes itens, organizados de forma clara:
- Título: Deve ser objetivo, informativo e refletir o conteúdo da pesquisa, em letras maiúsculas e em negrito.
- Autores e coautores: Nome completo, instituição de origem, e-mail de contato, escrito logo abaixo do título, com um espaço de 1,5 cm. Evitar títulos muito extensos.
- Introdução: Apresentação do tema, contextualização e justificativa da pesquisa.
- Objetivos: Especificar o que a pesquisa busca alcançar.
- Metodologia: Descrever os procedimentos, métodos, instrumentos e abordagem utilizados.
- Resultados: Apresentar os principais achados ou resultados preliminares.
- Considerações finais: Análise dos resultados, implicações e possíveis aplicações na Educação Profissional.
- Referências: Listar as principais fontes citadas no texto, seguindo as normas da ABNT ou o MDT (Manual de Dissertações e Teses da UFSM).
5. Áreas temáticas para inscrição:
– Educação Inclusiva na EPT: pesquisas no campo da Educação Profissional e Tecnológica que envolvam a inclusão de pessoas com necessidades especiais e as ações afirmativas na EPT;
– EJA-EPT: pesquisas que envolvam a integração da modalidade EJA com a Educação Profissional;
– Gestão da EPT: pesquisas que discutam a gestão e a política de Educação Profissional e Tecnológica;
– Ensino Médio Integrado: pesquisas que tenham o foco na política de Ensino Médio Integrado e retratem experiências, fundamentos ou análise da política;
– EP na Rede Estadual: pesquisas que retratem a realidade da Educação Profissional na Rede Estadual;
– Trabalho Pedagógico na EPT: pesquisas que debatem o trabalho pedagógico na Educação Profissional;
– Mulheres na EPT: pesquisas que debatem a temática das mulheres na Educação Profissional;
– Acesso, permanência e êxito na EPT: pesquisas que debatem o acesso, permanência e êxito na Educação Profissional;
– Formação Docente na EPT: pesquisas que debatem a formação docente na Educação Profissional;
– Inovação e Tecnologias na EPT: pesquisas que debatem a temática da inovação e tecnologias na Educação Profissional;
5. Critérios de Avaliação
- Estar de acordo com as áreas temáticas do Colóquio;
- Clareza e objetividade na apresentação das informações;
- Relevância do tema para a Educação Profissional;
- Coerência entre objetivos, metodologia e resultados;
- Originalidade e contribuição da pesquisa;
- Correção gramatical e ortográfica;
- Adequação às normas de formatação estabelecidas.
6. Submissão – PRORROGADA
Os resumos expandidos devem ser enviados em dois formatos: um em PDF e outro em Word, através do sistema de submissões do evento, até a data limite estipulada, de 30/05/2025 à 30/06/2025 de 30/05/2025 à 14/07/2025.
Link para inscrição: https://forms.gle/RiGSDgwx72fGDfpV8
7. Direitos Autorais e Ética
- Os autores declaram que o trabalho é original e que possui autorização para sua publicação.
- Devem seguir as normas éticas de pesquisa, incluindo citação adequada de fontes e respeito à confidencialidade, se aplicável.