POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DOS EGRESSOS
Em sua concepção transversal, o Programa de Pós-graduação em Gestão de Organizações Públicas (PPGOP) têm sido ofertado com o propósito de instrumentalizar os alunos de ferramentas e de aplicativos tecnológicos que lhes permitam aproximar as dimensões do saber e do saber fazer, contribuindo para o aperfeiçoamento de processos e de serviços públicos dos entes organizacionais do entorno.
Sob a ótica institucional, a oferta de Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu, cumpre a função de ampliação de sua efetividade e legitimidade, através da formação de quadros executivos qualificados à inovação na oferta de serviços públicos.
A avaliação da efetividade e da legitimidade de Programa de Pós-graduação requer o acompanhamento dos egressos e de seus fazeres profissionais, enquanto legado da formação e da contribuição na implantação de novos produtos, processos e de tecnologias gerenciais.
Aspectos relativos à produção técnica, tecnológica e bibliográfica do egresso, como fruto da formação avançada precisam ser identificados e seus impactos dimensionados.
Nesta perspectiva, o PPGOP, incorporou ferramenta de trabalho, fazendo uso da plataforma Goople My Maps, com aplicação de técnicas de mapeamento temático, para localizar o egresso no território e, a partir da inserção de subsídios de suas práticas profissionais, conhecer o impacto do Programa.
A ferramenta Google My Maps, enquanto instrumento cartográfico, é plataforma aberta, intuitiva e colaborativa, foi apropriada e adaptada para situar o ingressante o concluinte, no território e, a partir da alimentação do perfil individual, produzir mapas visíveis e ocultos, em intervalos anual, bienal e quadrienal.
OBJETIVO: identificar o impacto da formação no programa da pós-graduação para o
desenvolvimento profissional e para a qualificação dos cenários de atuação dos egressos, além de desenvolver uma plataforma para a avaliação da produção acadêmica discente do PPGOP.