Ir para o conteúdo PPGOP Ir para o menu PPGOP Ir para a busca no site PPGOP Ir para o rodapé PPGOP
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Egressos

O Curso de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas apresenta a rede de atuação dos egressos do Programa e o impacto da produção do mestrado profissionalizante nas instituições públicas e na sociedade. Para estreitar ainda mais os vínculos, o Programa criou um canal direto de comunicação com seus ex-alunos.
Através do email egressosppgop@ufsm.br é possível tirar dúvidas, atualizar dados, enviar fotos e vídeos que mostrem a atuação do profissional formado pelo PPGOP e muito mais.
Conheça as políticas de acompanhamento dos egressos do PPGOP e visualize onde e como atuam seus alunos. Basta abrir o mapa e acompanhar as atualizações no site e na página do Programa.

POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DOS EGRESSOS

Em sua concepção transversal, o Programa de Pós-graduação em Gestão de Organizações Públicas (PPGOP) têm sido ofertado com o propósito de instrumentalizar os alunos de ferramentas e de aplicativos tecnológicos que lhes permitam aproximar as dimensões do saber e do saber fazer, contribuindo para o aperfeiçoamento de processos e de serviços públicos dos entes organizacionais do entorno.

Sob a ótica institucional, a oferta de Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu, cumpre a função de ampliação de sua efetividade e legitimidade, através da formação de quadros executivos qualificados à inovação na oferta de serviços públicos.

A avaliação da efetividade e da legitimidade de Programa de Pós-graduação requer o acompanhamento dos egressos e de seus fazeres profissionais, enquanto legado da formação e da contribuição na implantação de novos produtos, processos e de tecnologias gerenciais.

Aspectos relativos à produção técnica, tecnológica e bibliográfica do egresso, como fruto da formação avançada precisam ser identificados e seus impactos dimensionados.

Nesta perspectiva, o PPGOP, incorporou ferramenta de trabalho, fazendo uso da plataforma Goople My Maps, com aplicação de técnicas de mapeamento temático, para localizar o egresso no território e, a partir da inserção de subsídios de suas práticas profissionais, conhecer o impacto do Programa.

A ferramenta Google My Maps, enquanto instrumento cartográfico, é plataforma aberta, intuitiva e colaborativa, foi apropriada e adaptada para situar o ingressante o concluinte, no território e, a partir da alimentação do perfil individual, produzir mapas visíveis e ocultos, em intervalos anual, bienal e quadrienal.

OBJETIVO: identificar o impacto da formação no programa da pós-graduação para o
desenvolvimento profissional e para a qualificação dos cenários de atuação dos egressos, além de desenvolver uma plataforma para a avaliação da produção acadêmica discente do PPGOP.

METODOLOGIA: A política de acompanhamento dos egressos do PPGOP utiliza o método cartográfico no intuito de construir um mapa do sistema de interdependências entre a instituição, a sociedade e seus stakeholders. Através da cartografia é possível observar os locais de impacto do conhecimento gerado no programa de pós-graduação, além de visualizar as redes de sujeitos que atuam em diferentes organizações públicas. 

Para compreender a natureza da plataforma que subsidia o método cartográfico, o PPGOP disponibiliza vídeos tutorais sobre como usar o Google My Maps e as formas de atualização das informações, além de um explicação de como usar a cartografia e a plataforma aberta enquanto metodologia para as políticas de avaliação da pós graduação.

CONFIRA AS PRODUÇÕES DESTAQUE DO QUADRIÊNIO:

Professor Dr. Jairo da Luz Oliveira relata os resultados da pesquisa “AS AÇÕES EXTENSIONISTAS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA COMO DISPOSITIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL” realizada com a mestranda Mariane Rodrigues Volz de Aguiar. Escute aqui.

Professor Dr. Luis Carlos Zucatto relata os resultados da pesquisa “FINANCIAMENTO DA PESQUISA CIENTÍFICA: AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA RELATIVA A PARTIR DE PROJETOS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR realizada com a mestranda Nara Antonio Francisco. Escute aqui.

Professor Dr. Nelson Guilherme Machado Pinto relata os resultados da pesquisa “O IPTU NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS: UM PANORAMA SOB A ÓTICA DA INADIMPLÊNCIA” realizada com a mestranda Silvia Maria Parmeggiani Gering. Escute aqui.

Professora Dr.ª Kelmara Mendes Vieira relata os resultados da pesquisa “ESCALA DE PERCEPÇÃO DA CIDADANIA FINANCEIRA: PROPOSIÇÃO DE UMA MEDIDA” realizada com o mestrando Marcelo Matzenbacker Delanoy. Escute aqui.