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Egressos

O Curso de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas apresenta a rede de atuação dos egressos do Programa e o impacto da produção do mestrado profissionalizante nas instituições públicas e na sociedade. Para estreitar ainda mais os vínculos, o Programa criou um canal direto de comunicação com seus ex-alunos.
Através do email egressosppgop@ufsm.br é possível tirar dúvidas, atualizar dados, enviar fotos e vídeos que mostrem a atuação do profissional formado pelo PPGOP e muito mais.
Conheça as políticas de acompanhamento dos egressos do PPGOP e visualize onde e como atuam seus alunos. Basta abrir o mapa e acompanhar as atualizações no site e na página do Programa.

POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DOS EGRESSOS

Em sua concepção transversal, o Programa de Pós-graduação em Gestão de Organizações Públicas (PPGOP) têm sido ofertado com o propósito de instrumentalizar os alunos de ferramentas e de aplicativos tecnológicos que lhes permitam aproximar as dimensões do saber e do saber fazer, contribuindo para o aperfeiçoamento de processos e de serviços públicos dos entes organizacionais do entorno.

Sob a ótica institucional, a oferta de Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu, cumpre a função de ampliação de sua efetividade e legitimidade, através da formação de quadros executivos qualificados à inovação na oferta de serviços públicos.

A avaliação da efetividade e da legitimidade de Programa de Pós-graduação requer o acompanhamento dos egressos e de seus fazeres profissionais, enquanto legado da formação e da contribuição na implantação de novos produtos, processos e de tecnologias gerenciais.

Aspectos relativos à produção técnica, tecnológica e bibliográfica do egresso, como fruto da formação avançada precisam ser identificados e seus impactos dimensionados.

Nesta perspectiva, o PPGOP, incorporou ferramenta de trabalho, fazendo uso da plataforma Goople My Maps, com aplicação de técnicas de mapeamento temático, para localizar o egresso no território e, a partir da inserção de subsídios de suas práticas profissionais, conhecer o impacto do Programa.

A ferramenta Google My Maps, enquanto instrumento cartográfico, é plataforma aberta, intuitiva e colaborativa, foi apropriada e adaptada para situar o ingressante o concluinte, no território e, a partir da alimentação do perfil individual, produzir mapas visíveis e ocultos, em intervalos anual, bienal e quadrienal.

OBJETIVO: identificar o impacto da formação no programa da pós-graduação para o
desenvolvimento profissional e para a qualificação dos cenários de atuação dos egressos, além de desenvolver uma plataforma para a avaliação da produção acadêmica discente do PPGOP.

METODOLOGIA: A política de acompanhamento dos egressos do PPGOP utiliza o método cartográfico no intuito de construir um mapa do sistema de interdependências entre a instituição, a sociedade e seus stakeholders. Através da cartografia é possível observar os locais de impacto do conhecimento gerado no programa de pós-graduação, além de visualizar as redes de sujeitos que atuam em diferentes organizações públicas. 

Para compreender a natureza da plataforma que subsidia o método cartográfico, o PPGOP disponibiliza vídeos tutorais sobre como usar o Google My Maps e as formas de atualização das informações, além de um explicação de como usar a cartografia e a plataforma aberta enquanto metodologia para as políticas de avaliação da pós graduação.

CONFIRA AS PRODUÇÕES DESTAQUE DO QUADRIÊNIO:

1. Todas nós, Marias
Autor: Cleberson Braida Bastianello
Orientador (a): Profa. Debora Bobsin
Linha de Pesquisa: Inovação e Modernização de Sistemas e Processos Administrativos
Ano: 2023

Link para acesso: 1 – Todas nós marias

2. A PANDEMIC RISK PERCEPTION SCALE
Autores: Leander Luiz Klein, Aureliano Angel Bressan, Kelmara Mendes Vieira, Nelson Guilherme Machado Pinto, Breno          Augusto Diniz Pereira e Ani Caroline Grigion Potrich
Orientador (a): Profa. Kelmara Mendes Vieira
Linha de Pesquisa: Ferramentas de Avaliação e Controle da Gestão Pública
Ano: 2022

Link para acesso: 2 – A PANDEMIC RISK PERCEPTION SCALE

3. Preparação Financeira para a Aposentadoria
Autores: Kelmara Mendes Vieira, Breno Augusto Diniz Pereira, Leander Luiz Klein, Natali Morgana Cassola e Taiane Keila Matheis
Linha de Pesquisa: Ferramentas de Avaliação e Controle da Gestão Pública e Inovação e Modernização de Sistemas e Processos Administrativos
Ano: 2024

Link para acesso: 3 – Preparação Financeira para a Aposentadoria

4. Artigo: PUBLICSERV: Quality Assessment Scale For Public Services
Autora: Renata Pase Ravanello
Orientador (a): Profa. Kelmara Mendes Vieira
Linha de Pesquisa: Ferramentas de Avaliação e Controle da Gestão Pública
Ano: 2024

Link para acesso: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/ijcs.13066

5. Manual do Pesquisador: Benefício de Prestação Continuada
Autores (as): Jaqueline Severino da Costa, Kalinca Léia Becker, Marcela Nogueira Ferrario, Mateus Naressi Cardoso e Roselaine Bonfim de Almeida
Linha de Pesquisa: Ferramentas de Avaliação e Controle da Gestão Pública
Ano: 2023

Link para acesso: 5 – Manual do Pesquisador – Benefício de Prestação Continuada

6. ASSESSING INTERNAL ORGANIZATIONAL PATHWAYS TO REDUCE KNOWLEDGE WASTE: A LEAN THINKING PERSPECTIVE
Autores (as): Leander Luiz Klein, Fernando Naranjo, Jacqueline Douglas, Patrícia Inês
Schwantz, Gabriel Adolfo Garcia
Orientador (a): Profa. Leander Luiz Klein
Linha de Pesquisa: Inovação e Modernização de Sistemas e Processos Administrativos
Ano: 2023

Link para acesso: 6 – ASSESSING INTERNAL ORGANIZATIONAL PATHWAYS TO REDUCE KNOWLEDGE WASTE – A LEAN THINKING PERSPECTIVE

7. Manual de ações para Gestão e Fomento do Empreendedorismo em Universidades Públicas Brasileiras
Autores: Juliani Karsten Alves, Breno Augusto Diniz Pereira e Eric Charles Henri Dorion
Orientador (a): Prof. Breno Augusto Diniz Pereira
Linha de Pesquisa: Inovação e Modernização de Sistemas e Processos
Administrativos
Ano: 2024

Link para acesso: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/539/2024/12/MANUAL-DEACOES-PARA-GESTAO-E-FOMENTO-DO-EMPREENDEDORISMO.pdf

8. Knowledge Management Drivers And Its Results: a quantitative study in a public Higher Education Institution
Autor: Moises Pivetta Cogo
Orientador (a): Prof. Breno Augusto Diniz Pereira
Linha de Pesquisa: Inovação e Modernização de Sistemas e Processos Administrativos
Ano: 2024

Link para acesso: 8 – Knowledge Management Drivers And Its Results – a quantitative study in a public Higher Education Institution

9. GUIA PARA A IMPLANTAÇÃO DE COLETA SELETIVA EM MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE
Autor: Leandro Nunes Gabbi
Orientador (a): Prof. Mauri Leodir Löbler
Linha de Pesquisa: Inovação e Modernização de Sistemas e Processos Administrativos
Ano: 2021

Link para acesso: 9 – GUIA PARA A IMPLANTAÇÃO DE COLETA SELETIVA EM MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE

10. LOSS OF FINANCIAL WELL-BEING IN THE COVID-19 PANDEMIC: DOES JOB STABILITY MAKE A DIFFERENCE?
Autores (as): Aureliano Angel Bressan, Ani Caroline Grigion Potrich, Kelmara Mendes Vieira e Leander Luiz Klein
Orientador (a): Profa. Kelmara Mendes Vieira
Linha de Pesquisa: Ferramentas de Avaliação e Controle da Gestão Pública
Ano: 2021

Link para acesso:   10 – LOSS OF FINANCIAL WELL-BEING IN THE COVID-19 PANDEMIC – DOES JOB STABILITY MAKE A DIFFERENCE