Ir para o conteúdo PPGOP Ir para o menu PPGOP Ir para a busca no site PPGOP Ir para o rodapé PPGOP
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Análise das inovações na administração pública federal e seus impactos sociais

A natureza intangível dos serviços traz uma série de limitações à avaliação dos impactos de seus processos de inovação. No setor público, estas dificuldades se tornam especialmente importantes, haja vista que critérios sociais devem ser levados em consideração. Diante destes obstáculos, este projeto tem por objetivo analisar os impactos sociais da implementação de inovações em práticas da administração pública federal. Para tanto, busca desenvolver pesquisas documentais, estudos de casos e interpretar relatos de experiências inovadoras na gestão pública. Entre os objetos de interesse tem-se, por exemplo, as experiências premiadas no Concurso Inovação na Gestão Pública Federal pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Variáveis como tipo de inovação, rede de atores envolvidos, ferramentas de análise de resultados e benefícios gerados aos usuários serão analisadas. Para análise dos dados, será utilizada estatística descritiva, e, dependendo da natureza de cada variável, testes de correlação, associação e análise de variância. Espera-se desta forma, compreender a dinâmica das iniciativas inovadoras na administração pública federal, para que se possa contribuir com recomendações que auxiliem na gestão dos impactos destas inovações.

Cariza Teixeira Boher 

Doutora em Administração pela Universidade de Brasília, Brasil (2010).

Atualmente é Professora Adjunta IV do Departamento de Alimentos e Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Campus Palmeira das Missões. Possui graduação em Nutrição pelo Centro Universitário Franciscano (2002) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Doutora em Administração pela Universidade de Brasília (2010) em cotutela com a Université Lille 1, França. Realiza pesquisas na área de Gestão de Serviços de Alimentação; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Serviços e Inovação em Serviços Públicos. Atualmente ministra as disciplinas de Gestão de Serviços de Alimentação A e B e Estágio Supervisionado em UAN. Chefe do Departamento de Alimentos e Nutrição.

Linha de Pesquisa: Inovação e Modernização de Sistemas e Processos Administrativos

Principal área de interesse de pesquisa: Ciências da Saúde; Nutrição; Serviços de Alimentação e Nutrição; Saúde Coletiva; Atenção no domicílio; Internação Domiciliar; Saúde Coletiva; Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Administração de Empresas.

Grupo de Pesquisa:

Regime: DE – Dedicação Exclusiva
Sala: Departamento de Alimentos e Nutrição – Bloco Principal – S. 229 – Campus Palmeira das Missões
Contato: (55) 3742-8915
E-mail: carizatb@gmail.com

Disciplinas na Graduação: 

CVLattes