Ir para o conteúdo PPGOP Ir para o menu PPGOP Ir para a busca no site PPGOP Ir para o rodapé PPGOP
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Avaliação Econômica de Políticas Públicas;

Doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (2007). Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil. 

Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal de Santa Maria. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal de Santa Maria. Atua na área de Economia, com ênfase em Macroeconomia, Economia Monetária, Finanças Internacionais e Econometria. Os temas de pesquisas concentram-se especialmente em: Assimetria de Informações, Mercado Financeiro e de Capitais, Mecanismo de Transmissão de Política Monetária, Canal do Crédito e Análise de Séries Temporais.

Linha de Pesquisa: Ferramentas de Avaliação e Controle da Gestão Pública.

Principal área de interesse de pesquisa: Crescimento e Desenvolvimento Econômico; Economia Internacional; Crises Financeiras e de Balanço de Pagamentos; Economia Monetária e Fiscal; Teoria Monetária e Financeira; Métodos Quantitativos em Economia.

Grupo de Pesquisa: 

Regime: DE – Dedicação Exclusiva – Departamento de Economia e Relações Internacionais

Sala: 607 
Contato: (55) 32209259 – ramal: 31
E-mail: aadenardin@gmail.com

CVLattes

Avaliação econômica de políticas públicas

O projeto propõe-se a concentrar atenção em pesquisas relacionadas à formulação e análise de políticas fiscais de natureza macro e microeconômicas e de gestão financeira do setor público (orçamento, receitas, despesas, tributação, dívida, subsídios, programas sociais,…), com vistas a avaliar o desempenho de políticas públicas com destaque para aquelas de caráter social (saúde, educação, segurança, distribuição de renda,…), utilizando como principais estratégias para a avaliação empíricas os instrumentos de análise econométrica (Análise de séries temporais, dados de painéis, análise multivariada, análise em instrumentos wavelets).