Ir para o conteúdo PPGOP Ir para o menu PPGOP Ir para a busca no site PPGOP Ir para o rodapé PPGOP
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Gestão pública e desenvolvimento econômico

O objetivo deste projeto é o de verificar o impacto da Reforma Gerencial do estado, iniciada no Governo Fernando Henrique Cardoso, nas organizações públicas tendo por base o modelo teórico e analítico formulado por Bresser-Pereira, o qual visava modernizar e dinamizar o serviço público com base nos princípios de eficiência e eficácia. Neste sentido, serão utilizados modelos econométricos, de análise de eficiência, bem como a abordagem qualitativa.

Daniel Arruda Coronel

Doutorado em Economia Aplicada (Conceito CAPES 5). Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil. 

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e dos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Gestão de Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), diretor da Editora da UFSM; editor associado da Revista Ciência Rural; acadêmico da Academia Santa-Mariense de Letras (ASL); membro do Comitê Assessor da área de Economia e Administração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), Secretário do Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria e parecerista de periódicos internacionais e nacionais. Foi coordenador substituto do Curso de Administração da UFSM (2011-2012); diretor da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (2013-2015). É doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bacharel em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (CRA-RS, Registro: 047444) e em Ciências Econômicas pela UFSM (CORECON-RS, Registro: 7811). Suas pesquisas e orientações são na área de Economia Internacional, Administração Pública e Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Econômica Brasileira; Política Industrial e de Comércio Internacional; Métodos Quantitativos e Projetos de Investimento.

Linha de Pesquisa: Ferramentas de Avaliação e Controle da Gestão Pública.

Principal área de interesse de pesquisa: Relações do Comércio; Política Comercial; Integração Econômica; Economia Brasileira; Desenvolvimento Econômico; Administração Financeira; Administração Pública.

Grupo de Pesquisa:

Regime: DE – Dedicação Exclusiva
Sala: 4206
Contato: (55) 32209259 – ramal: 26
E-mail: daniel.coronel@uol.com.br

Disciplinas na Graduação: 
CAD1000 – INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO (CIÊNCIAS ECONÔMICAS – NOTURNO)

Disciplinas no Mestrado Profissional: 
CAD856 – DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO

CVLattes