Ir para o conteúdo PPGOP Ir para o menu PPGOP Ir para a busca no site PPGOP Ir para o rodapé PPGOP
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Logística e qualidade na gestão pública

Prática comum das empresas privadas a logística e a gestão pela qualidade começa a fazer parte do dia a dia dos órgãos públicos. Os autores Bowersox e Closs (2011) é o processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender às necessidades do cliente. Segundo Juran (1992) gestão da qualidade é adequação ao uso, que resulta da combinação de um produto (bem ou serviço) das características que respondem as necessidades dos clientes e ausência de deficiências. A noção de qualidade tem ocupado posição de destaque no contexto gerencial, firmando-se como espaço teórico e prático de produção de conhecimento em especial desde a década de 80 do século passado, no Brasil com mais ênfase a partir da década seguinte nos dias de hoje, influenciando fortemente a organização e o controle do trabalho na administração pública. Nesse sentido esse estudo tem a pretensão verificar e debater as práticas logística e de gestão da qualidade nas prefeituras da região Central do Estado do Rio Grande do Sul. Como problema de estudo guiador da pesquisa tem-se: Como está o processo de logística e gestão da qualidade nas organizações públicas do Estado do Rio Grande do Sul Como metodologia, a pesquisa para atingir o objeto do estudo além da pesquisa bibliográfica e documental, também utiliza aplicação de questionários semiestruturados gestores e responsáveis. Além disso, também serão analisados documentos que serão disponibilizados pelas prefeituras. Espera-se que este estudo possa trazer contribuições e elucidações para a melhor consolidação teórica e prática logística e da gestão da qualidade nas organizações públicas do Estado do Rio Grande do Sul.

David Lorenzi Júnior

 Doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Brasil(2014) Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil. 

Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria e do Mestrado Profissional de Gestão das Organizações Públicas. Tem experiência na área de Administração atuando principalmente nos seguintes temas: logística, gestão da qualidade, administração púbica e responsabilidade social.

Linha de Pesquisa: Inovação e Modernização de Sistemas e Processos Administrativos.

Principal área de interesse de pesquisa: Administração; Administração Pública.

Grupo de Pesquisa:

Regime: DE – Dedicação Exclusiva
Sala: Depto de Administração/UDESSM
Contato: (55) 32244701
E-mail: davilorenzi@yahoo.com.br

Disciplinas na Graduação: 
UDSM1051 – LOGÍSTICA APLICADA

UDSM1023 – LOGÍSTICA EMPRESARIAL I

CVLattes