A Constituição Federal de 1988 consolidou a tendência de desconcentração financeira, por meio da ampliação dos estados e municípios na receita disponível, processo que agravou a situação de desequilíbrio do setor público. A partir deste contexto, discute-se como as mudanças no sistema de repartição das receitas tributárias ocorridas ao longo das últimas décadas impactou na dinâmica do endividamento público brasileiro, em seus diferentes contextos e fases econômicas.
Doutorado em Economia Aplicada (Conceito CAPES 5). Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional e Macroeconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: comércio internacional, barreiras comerciais, mercado carne bovina, acordos comerciais, flutuações cíclicas, métodos matemáticos e econometria.
Linha de Pesquisa: Ferramentas de Avaliação e Controle da Gestão Pública.
Principal área de interesse de pesquisa: Economia; Teoria do Comércio Internacional; Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos; Relações do Comércio; Política Comercial; Integração Econômica; Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico; Flutuações Cíclicas e Projeções Econômicas.
Grupo de Pesquisa:
Regime: DE – Dedicação Exclusiva
Sala: 4204
Contato: (55) 32209259 – ramal: 24
E-mail: reisolibender@yahoo.com.br
Disciplinas na Graduação:
CAD1005 – ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA II
Disciplinas no Mestrado Profissional:
CAD823 – FINANÇAS PÚBLICAS