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Os impactos no indivíduo e na sociedade com o uso da Tecnologia da Informação no setor público

O entendimento do e-Gov como política pública no Brasil e de sua utilização como instrumento de interação com os cidadãos faz-se necessário com a evolução da tecnologia da informação e seu uso nas organizações, e, portanto, torna-se extremamente importante para uma melhor gestão pública. Por meio da disponibilização de informações e serviços na Internet, esse projeto visa identificar os fatores que contribuem para a efetividade do sítio da Receita Federal e os fatores que conduzem um cidadão a buscar atendimento presencial para serviços que também podem ser realizados através da internet. As referências à Receita Federal como um órgão de destaque no uso das novas tecnologias da informação e comunicação se traduzem no elevado número de atendimentos online anualmente efetuados pelo órgão. Mesmo com todo esse avanço, ainda se constata, verificando-se estatísticas do atendimento presencial, uma busca por muitos cidadãos desse atendimento em detrimento aos serviços também oferecidos na internet. A Receita Federal como parâmetro para desenvolvimento desse projeto, com características de estudo de caso, com objetivo de criar instrumentos avaliativos de seu sítio na prestação de serviços aos cidadãos e identificar os fatores que contribuem para a sua efetividade ou que conduzem o cidadão a procurar o atendimento presencial justificam-se tanto pela importância desse órgão para o Estado Nação brasileiro, quanto pela relevância de seu bom funcionamento para a gestão pública nacional. A operacionalização da pesquisa compreende, num primeiro momento, um caráter exploratório de natureza qualitativa, para em um segundo momento, assumir um caráter descritivo de natureza quantitativa, desse modo, a análise de dados inclui a ligação de abordagens quali-quantitativas.

Mauri Leodir Löbler

Doutorado em Administração (Conceito CAPES 5). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. 

Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de Santa Maria, detém o cargo de Diretor do Centro de Ciências Sociais e Humanas (UFSM), participante e líder de Grupo de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi membro do Comitê Assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e membro do Comitê Organizador do 1° Fórum EcoInovar. Atua como avaliador de artigos da REAd (Revista Eletrônica de Administração editada pelo PPGA/EA/UFRGS), da Revista Brasileira de Gestão de Negócios, do International Journal of educational Administration and Policy Studies e da JISTEM (Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação), dentre outros. Foi bolsista CNPq de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora no ano de 2011. Atualmente é bolsista Produtividade CNPq. Detentor de auxílios financeiros à pesquisa do CNPQ e da FAPERGS. Já participou de mais de oitenta projetos de pesquisa, ensino e extensão com a temática em decisão, informação, administração e sistemas de informações.

Linha de Pesquisa: Inovação e Modernização de Sistemas e Processos Administrativos.

Principal área de interesse de pesquisa: Administração de sistemas de informação.

Grupo de Pesquisa:

Regime: DE – Dedicação Exclusiva
Sala: 4215
Contato: (55) 32209297 – ramal: 25
E-mail: lobler@ccsh.ufsm.br

Disciplinas no Doutorado: 
CAD859 – EPISTEMOLOGIA E MÉTODOS DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO

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