Ir para o conteúdo PPGOP Ir para o menu PPGOP Ir para a busca no site PPGOP Ir para o rodapé PPGOP
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Políticas Públicas de Saúde e a formação dos profissionais da saúde: desafios propostos pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais

O Sistema Único de Saúde (SUS) é a principal política pública de saúde brasileira. Criado pela Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que “dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes”. Como um dos desdobramentos da criação do SUS, a partir do ano de 2002, são criadas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Estas, por sua vez provocaram um rearranjo no ensino profissionalizante da saúde, com o propósito de reordenar e qualificar a atenção aos usuários dos serviços de saúde a partir de uma atuação que contempla a abordagem dos determinantes em saúde. Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral, analisar a formação dos profissionais de saúde pela Universidade Federal de Santa Maria, a partir da implementação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Saúde (DCNS), com intuito de mostrar se a formação profissional em saúde é suficiente para atuação profissional atendendo às necessidades do Lei 8.080/90. A pesquisa tem como um dos seus desdobramentos específicos o estudo do perfil dos egressos dos Cursos de Graduação e Pós-graduação (Programas de Residência Multiprofisisonal na área da Saúde). Outro desdobramento específico é a identificação de mudanças incorporadas nos projetos políticos pedagógicos do Cursos de Graduação em Saúde da UFSM. Um terceiro ponto de análise será como o a formação profissional está impactando na mudança do modelo de atenção à saúde no município de Santa Maria/RS. Trata-se de uma pesquisa de caráter quanti e qualitativo, do tipo transversal, analítica. A duração do estudo é de cinco anos, iniciados em 2016. Este projeto é uma proposta guarda-chuva, o qual deverá ser desenvolvido por acadêmicos de graduação e pós-graduação (sticto sensu – Mestrado Profissional Gestão de Organizações Públicas e lato sensu – Programa de Residência Multiprofissional em Saúde).

Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil (2006) Associado I da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil. 

Atualmente é Professora Associada do Departamento de Serviço Social, da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Coordenou o Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde/UFSM. Atualmente exerce a chefia do Departamento de Serviço Social da UFSM.

Linha de Pesquisa: Pessoas e Sociedade.

Principal área de interesse de pesquisa: Serviço Social; Políticas Sociais; Políticas Sociais – Criança e Adolescente.

Grupo de Pesquisa:

Regime: DE – Dedicação Exclusiva
Sala: Depto de Serviço Social
Contato: (55) 32209668
E-mail: sheilakocourek@gmail.com

Disciplinas na Graduação: 
SDC1009 – FORMAÇÃO PROFISSIONAL INTERDISCIPLINAR PARA O SUS

CVLattes