Ir para o conteúdo PPGOP Ir para o menu PPGOP Ir para a busca no site PPGOP Ir para o rodapé PPGOP
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Produtos Tecnológicos do PPGOP – Ano 2020 e 2021

Todos os trabalhos finais de curso, do PPGOP, devem necessariamente desenvolver um produto tecnológico. Esse produto tecnológico representa uma ferramenta prática a ser aplicada na resolução de algum problema da Administração Pública. O produto tecnológico é um trabalho científico, desenvolvido através de uma revisão bibliográfica que vista transformar os conhecimentos teóricos em práticas a serem aplicadas pela gestão pública. Em outras palavras, visa transformar os modelos teóricos desenvolvidos pela academia em ferramentas uteis a serem aplicadas e desenvolvidas contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços públicos de toda a comunidade.

Dessa forma, os produtos tecnológicos devem ter como características: 

  1. Aderência ao programa. Ou seja, todos os produtos tecnológicos desenvolvidos são instrumentos/ferramentas para que a administração pública possa aperfeiçoar os seus processos, serviços contribuindo para o aumento da sua eficiência.
  2. Impacto. Todo produto tecnológico desenvolvido no PPGOP busca mecanismos para avaliar o seu impacto em todo o sistema a qual se destina. A avaliação do impacto é um processo contínuo de aprendizagem junto ao programa, que abrange diversos stakeholders.
  3. Aplicabilidade. Os produtos tecnológicos desenvolvidos devem ter aplicabilidade imediata. Todavia, ressalta-se que a aplicabilidade caberá sempre à organização/instituição. O papel do programa é possibilitar ao agente pública alternativas práticas e comprovadas de melhoria da qualidade na prestação dos serviços públicos. 
  4. Inovação. Entende-se que todos os produtos são inovadores. Inovação refere-se a uma ferramenta nova a ser aplicada em um determinado ambiente gerando a melhor ou agregação de valor ao serviço prestado.
  5. Complexidade. A complexidade é outra característica do produto tecnológico desenvolvido no PPGOP. Os trabalhos desenvolvidos devem ter uma complexidade importante para que possa assim gerar impactos na qualidade de vida do cidadão.

Segue agora exemplos de produtos tecnológicos desenvolvidos no PPGOP, referente ao ano de 2020 e 2021. Ressalta-se que existem diversos outros produtos tecnológicos sendo construídos, sendo esses apenas alguns exemplos.

  1. Desenvolvimento do Aplicativo para o Programa Criança Feliz

Tipo de Produto: Software/Aplicativo

Linha de Pesquisa: Pessoas e Sociedade

Participantes:

Luciana Flores Battistella – Docente

Marcia Zampieri Grohmann – Docente

Sheila Kocourek – Docente

Kalinca Leia Becker – Docente

Tatiana Becker Ventura – Discente

Finalidade: Monitoramento e avaliação do Criança Feliz para ser utilizado pelo Ministério da Cidadania e demais interessados (como prefeituras, secretarias municipais, governos estaduais, secretarias estaduais e demais atores sociais envolvidos)

  1. PODCAST – SIFILIS DIALOGA: Prevenção e Promoção da Saúde

Tipo de Produto: Material didático

Linha de Pesquisa: Pessoas e Sociedade

Participantes:

Elisangela Carlosso Machado Mortari – Docente

Sheila Kocourek – Docente

Andreia Moro Da Silva – Discente

Finalidade: Peças de Comunicação solicitada pelo Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), no Edital de Chamamento Público “Comunicação para prevenção de sífilis nos meios de radiodifusão.

  1. Organização e Manutenção da Base de Dados do Observatório Socioeconômico da Covid-19

Tipo de Produto: Base de dados técnico-científica

Linha de Pesquisa: Ferramentas de Avaliação e Controle da Gestão Pública

Participantes: 

Daniel Arruda Coronel – Docente

Nelson Guilherme Machado Pinto – Docente

Finalidade: Organização e manutenção da Base de informações sobre a pandemia da COVID 19 no que se refere a economia e sociedade.

  1. Criação do Projeto Geoparques: o Laboratório de Negócios

Tipo de Produto: Curso para formação profissional

Linha de Pesquisa: Inovação e Modernização de Sistemas e Processos Administrativos

Participantes:

Debora Bobsin

Finalidade: O projeto visa apoiar a comunidade local, empreendedores e o poder público no que diz respeito a área de gestão e de negócios. Essas ações são divididas em dois focos: suporte a estrutura de governança dos Geoparques; e apoio aos empreendedores.

  1. Corede Rio da Várzea em Dados: um Portal de Acesso à Informação para a População

Tipo de Produto: Base de dados técnico-científica

Linha de Pesquisa: Ferramentas de Avaliação e Controle da Gestão Pública

Participantes: 

Nelson Guilherme Machado Pinto – Docente

Luis Carlos Zucatto – Docente

Finalidade: Fornecer um banco de dados técnico-científicas do ponto de vista social e econômico para a comunidade do COREDE, possibilitando aos gestores públicos melhores decisões para estabelecimento das políticas públicas.

  1. Implantação de roteiros turísticos em Nova Palma/RS.

Tipo de Produto: Material didático

Linha de Pesquisa: Inovação e Modernização de Sistemas e Processos Administrativos

Participantes:

Dalva Dotto – Docente

Finalidade: O relatório refere-se à definição da Rota Turística Caminho dos Capitéis, que tem como objetivo oferecer aos visitantes e à própria comunidade local sugestões de diferentes roteiros (passíveis de serem percorridos, em partes ou na sua totalidade, a pé, de bicicleta ou com veículo automotor), que perpassam trechos de 15 comunidades do município de Nova Palma, nas quais estão localizados os 40 capitéis atualmente existentes no território do município. Os capitéis são pequenas construções, frutos da arquitetura religiosa popular das comunidades originárias da imigração italiana no sul do Brasil, sendo que o mais antigo foi construído em 1898.

  1. Value Allocation to Stakeholders: the influence of Stakeholder Power and Strategic Importance

Tipo de Produto: Base de dados técnico-científica

Linha de Pesquisa: Pessoas e Sociedade

Participantes:

Greici Saturi – Docente

Finalidade: A base de dados apresenta um levantamento sobre características dos stakeholders de empresas públicas (de capital aberto) que fizeram oferta pública inicial (initial public offering – IPO) entre os anos de 2003 e 2017. Foram levantados dados sobre a importância estratégica, o poder e o valor distribuído para 5 grupos de stakeholders (investidores/acionistas, comunidade, clientes, funcionários e fornecedores) de 152 empresas, resultando em 760 observações. Link para acesso: https://data.mendeley.com/datasets/f67ty4x6bd/1

Esta base de dados foi publicada na plataforma Mendeley e conta com registro DOI: 10.17632/f67ty4x6bd.1

  1. Manual sobre Assédio Moral e Síndrome de Burnout para as Instituições Públicas

Tipo de Produto: Material didático

Linha de Pesquisa: Pessoas e Sociedade

Luciana Flores Battistella – Docente

Sabrina Guimarães de Vargas – Discente

Finalidade: orientar os servidores públicos da instituição sobre o que caracteriza o Assédio Moral e a Síndrome de Burnout, bem como informar quais são os canais de denúncia e os trâmites institucionais para essas ocorrências.

  1. Projeto Piloto de Coleta Seletiva – São João do Polêsine/RS

Tipo de Produto: Tecnologia social

Linha de Pesquisa: Inovação e Modernização de Sistemas e Processos Administrativos

Mauri Leodir Löbler – Docente

Leandro Gabbi – Discente

Finalidade: Desenvolver uma metodologia para coleta seletiva de lixo no município de São João do Polêsine de forma a propiciar a viabilidade econômica e social do município. 

  1. GEPROES: Manual de Implantação da Gestão por Processos no ES-SM

Tipo de Produto: Processo/Tecnologia e Produto/Material não patenteáveis

Linha de Pesquisa: Inovação e Modernização de Sistemas e Processos Administrativos

Breno Augusto Diniz Pereira – Docente

Aline Hortale Magarão – Discente

Finalidade: O estudo tem como proposta criar uma ferramenta para a implantação da gestão por processos na OM, considerando as variáveis chave que impactam no sucesso do projeto.