Ir para o conteúdo PPGOP Ir para o menu PPGOP Ir para a busca no site PPGOP Ir para o rodapé PPGOP
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sistemas de governança pública

Segundo Shah (2006, p. 5) existem cinco perspectivas sobre modelos e papéis de governo local: (a) federalismo fiscal tradicional, (b) nova administração pública (NPM), (c) escolha pública, (d) nova economia institucional (new institutional economics – NIE) e (e) redes de governança local. O federalismo e a NPM estão preocupados com as falhas do mercado e como entregar serviços públicos de forma eficiente e justa. A escolha pública e NIE estão preocupadas com as falhas do governo. A perspectiva das redes de governança (network theory) preocupa-se com os arranjos institucionais a fim de superar tanto as falhas de mercado quanto as de governo. Bresser Pereira (1998, p. 33) conceitua governança como ?…a capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, de um governo implementar suas políticas?, um conceito mais institucionalista de governança se comparado ao de Kickert, Klijn & Koppenjan in Saarelainen (2006) que definem gestão em rede como ?uma forma de coordenação de estratégias de atores com diferentes metas em relação a certos problemas ou medidas políticas dentro de uma estrutura de relacionamentos interorganizacionais.? O objetivo do projeto consiste em levantar evidências específicas dos sistemas de governança (regional, local, organizacional), tais como, o arranjo institucional à luz da legislação, bem como, evidenciar quais soluções foram desenvolvidas a fim de combater falhas de mercado e de governo no fornecimento de serviços públicos.

Doutorado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo, Brasil (2010) Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil. 

Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Doutor em Ciências pelo PROLAM/ USP (2010); mestre Controladoria e Contabilidade pela FEA/ USP (2004) e graduado em Ciências Contábeis pela FEA/ USP (1999).

Linha de Pesquisa: Ferramentas de Avaliação e Controle da Gestão Pública.

Principal área de interesse de pesquisa: Contabilidade e Finanças Públicas; Política e Planejamento Governamentais; Administração Financeira.

Grupo de Pesquisa:

Regime: DE – Dedicação Exclusiva
Sala: Depto Ciências Contábeis
Contato: (55) 32209298
E-mail: pigatto71@gmail.com

Disciplinas na Graduação: 
CTB1078 – CONTABILIDADE “A”

CTB1081 – CONTABILIDADE “B”

CTB1100 – FINANÇAS EMPRESARIAIS “A”

CVLattes