Ir para o conteúdo PPGPC Ir para o menu PPGPC Ir para a busca no site PPGPC Ir para o rodapé PPGPC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Exame de qualificação

No 3º semestre do curso, o aluno deve matricular-se na disciplina “ECC 838 – Seminários”, para apresentar seu exame de qualificação, que geralmente corresponde a uma parte do trabalho integral da Dissertação, escolhido de comum acordo com o orientador. É necessário o preenchimento da ficha de qualificação (DOWNLOAD) que deve ser entregue na secretaria do programa através do e-mail ppgppcufsm@gmail.com ou impresso, não serão aceitas fichas de qualificação diferentes do modelo disponibilizado no link de download nesta página web e o preenchimento do campo de CPF somente é obrigatório para os participantes externos à UFSM.

 

Se enviado por e-mail, o documento deve ser enviado com cópia para o professor orientador, que deve manifestar anuência. Se enviado impresso, o documento deve apresentar a assinatura e o carimbo do professor orientador, demonstrando, dessa forma, ciência e concordância com a composição da banca examinadora.

 

Nos dias anteriores à defesa, o candidato ou seu orientador devem passar na Secretaria do PPGPC para pegar a ata de defesa e os certificados de participação da banca. A ata deve ser assinada pelos participantes, e entregue na secretaria, no prazo máximo de uma semana.

 

A Defesa de Qualificação se inicia com o ritual de abertura dos trabalhos pelo Coordenador do PPG ou pelo Presidente da Banca; em seguida há o período de 30 a 50 minutos para a exposição por parte do mestrando; Em seguida cada membro da Banca Examinadora faz uma arguição num período de cerca de 30 minutos para cada um, cabe à banca definir se a defesa dos pontos levantados ocorre durante ou após a arguição, finda esta etapa os membros da banca se reúnem em privacidade para discussão e atribuição da nota/conceito e preenchimento da ata de defesa. A última é lida ao final na presença do discente, dos membros da banca examinadora e da plateia presente.