Ir para o conteúdo PPGPC Ir para o menu PPGPC Ir para a busca no site PPGPC Ir para o rodapé PPGPC
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Linhas de pesquisa

Atualmente, existem duas áreas temáticas e quatro linhas de pesquisa no PPGPC:

 

Arquitetura e Patrimônio Material (Área temática)

 

            A Linha de Pesquisa Arqueologia e Paleontologia aborda a pesquisa, curadoria, divulgação e atividades de conscientização para preservação de elementos pré-históricos e históricos, ligados ao Patrimônio Arqueológico e Paleontológico. A região central do Rio Grande do Sul apresenta rico patrimônio fóssil, referente ao período Triássico (entre 250 e 200 milhões de anos atrás), como vertebrados, invertebrados e plantas de relevância internacional. De igual forma, os sítios arqueológicos e artefatos neles encontrados são registro de modificações antrópicas desde a ocupação sul americana até a delimitação das atuais fronteiras.

            A Linha de Pesquisa Preservação do Patrimônio Material aborda a questão do Patrimônio Arquitetônico onde são desenvolvidos Inventários para preservação de edificações com importância para as várias cidades do Rio Grande do Sul, podendo-se citar Cruz Alta, Ijuí, Santa Maria, Tupanciretã, Lajeado, entre outras, além do desenvolvimento de Projetos para Restauração de Edificações Históricas, incluindo Patrimônio Moderno. Além disso, através das Edificações de importância histórica são possíveis propor, em conjunto com a área de Turismo, rotas turísticas para visitação. Também têm sido desenvolvidos estudos com relação ao Marketing Cultural, visando captação de investimentos para fomentar o Patrimônio.

 

História e Patrimônio Cultural (Área temática)

 

            Na Linha de Pesquisa História e Patrimônio Cultural incluem-se a investigação, a produção de conhecimento e a promoção de ações que viabilizem estudos  acerca da história e do patrimônio cultural, material e imaterial. O ser humano, na condição de agente histórico produz, seleciona, escolhe e arbitra os elementos que o representam em grupos, etnias, sociedades, ambientes, que são escolhidos para criar, legitimar, identificar ou reforçar culturas, materializando-se através da eleição dos patrimônios culturais e ambientais. Da mesma forma, estes bens eleitos, tomados como patrimônio, são dotados de materialidade, e seu estudo pode ser realizado pela vertente da cultura material e imaterial, dos métodos e técnicas da arqueologia, da expografia em museus e instituições de memória e educação, da teoria e ensino da história, da fenomenologia da memória, das técnicas de conservação e restauro em acervos e obras, da produção de materiais midiáticos e didáticos voltados para a educação, divulgação, preservação, de políticas e da gestão, entre outras possibilidades. Nesse sentido, propiciar  estudos/ações de reconhecimento, constituição e preservação deste patrimônio cultural, ações vinculadas a gestão pública ou privada, a ações de educação e de desenvolvimento integrado com a ciência, a tecnologia e as humanidades.

            A Linha de Pesquisa Patrimônio Documental Arquivístico pesquisa documentos e arquivos nos seus suportes analógico e digital, como parte integrante do Patrimônio Cultural e Histórico, as suas formas de constituição, identificação/representação e gestão documental dos acervos arquivísticos, nas esferas público e privada. Estuda os acervos documentais arquivísticos como elementos representativos da memória, identidade e história de uma sociedade e o desenvolvimento de políticas que garantam o acesso, a preservação e difusão do patrimônio documental. Investiga o patrimônio documental arquivístico e o acesso à informação como um direito fundamental da humanidade.