Ir para o conteúdo PPGPC Ir para o menu PPGPC Ir para a busca no site PPGPC Ir para o rodapé PPGPC
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Planejamento Estratégico do PPG em Patrimônio Cultural 2021-2024

 

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PROGRAMA 2021-2024 

       Em razão das modificações ocorridas no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), sobretudo no que se refere a necessidade de implantação de processo de autoavaliação nos Programas, o PPGPC/UFSM realizou uma série de reuniões ao longo dos anos de 2019 e 2020, conforme documentos anexados na Plataforma Sucupira. A fim de atender as recomendações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e por sugestão da Pró Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa, em 2020 o PPGPC desenvolveu seu planejamento estratégico, com apoio da empresa Objetiva Junior, ligada ao Curso de Administração da UFSM. O planejamento estratégico do PPGPC considera e está plenamente de acordo com os objetivos propostos pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Plano de Gestão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A autoavaliação realizada no ano de 2020 teve como principal objetivo a formulação de diretrizes para a realização de planejamento de ações ao longo do quadriênio 2021-2024. 

Definição de Diretrizes do Planejamento Quadrienal (2021-2024)

         Sendo o PPGPC atualmente um curso de Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, que atua em proximidade aos órgãos de preservação e conservação do patrimônio, como museus, arquivos, órgãos de cultura, prefeituras, empresas, entre outros setores da sociedade, o planejamento estratégico do PPGPC valorizou e incentivou a continuidade do papel que vem desempenhando o Programa, com destaque a sua inserção social e também a ampliação na internacionalização.

Diretrizes para o Planejamento Quadrienal (2021-2024)

         Os  quatro objetivos estratégicos alinhados ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM e os objetivos operacionais  a continuarem  a ser trabalhados para os próximos cinco anos são:
 1 – Objetivo Estratégico operacional 
  • Ampliar o nível de formação ofertado pelo PPGPC por meio do encaminhamento  do projeto  do doutorado profissional;
 2 – Objetivo Estratégico operacional 
  • Continuar na busca de excelência na qualidade no PPGPC;
 3 – Objetivo Estratégico operacional 
  • Consolidação continuada da internacionalização do PPGPC;
 4 – Objetivo Estratégico operacional 
  • Dar continuidade e maior divulgação às ações que envolvem a inserção social do PPGPC .

Planejamento

                  No ano letivo de 2021, o Colegiado do Programa compôs um Grupo de Trabalho de Ações de Integração para o Planejamento Quadrienal 2021-2024” em um planejamento articulado com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM e com o Plano de Comunicação da UFSM. Salientando que para o PPGPC atingir seus objetivos no quadriênio é necessário conhecimento geral dos principais pontos fortes e pontos fracos do Programa.

Principais Pontos Frágeis 

  • Necessidade de construção do projeto do doutorado profissional, em que  pretende-se ampliar/reformular  a área de concentração em consonância com ações que visem uma ampliação da internacionalização e inserção social, a partir da experiência e frutos alcançados até o momento;
  • Reformular os mecanismos na gestão, para maior acompanhamento e visibilidade das atividades de inserção social, como do acompanhamento dos egressos (neste caso a UFSM está implementando uma política para isso).
  • A questão de recursos para além de editais específicos, deveriam ser também revistos pela CAPES uma forma de maior investimento nos programas profissionais.

 Principais Pontos fortes

  • Inserção na sociedade, a qualidade das dissertações e produtos resultantes implementados, a atuação da capacitação continuada  de profissionais, como de docentes e outros da rede de ensino das regiões que estão inseridas nos projetos aspirantes a Geoparque da Unesco (a região da Quarta Colônia composta por 9 municípios e por Caçapava do Sul);

 

  • O quadro docente e sua interação/diálogo junto aos discentes; a infraestrutura básica da UFSM;
  •  Ampliação de publicações qualificadas tanto de docentes como de discentes, com  artigos em periódicos, trabalhos em Anais de Congressos Internacionais, capítulos de livros de importantes coletâneas (nacional e estrangeira).

Diretrizes para o Planejamento Quadrienal (2021-2024)

METAS DE CURTO PRAZO METAS DE MÉDIO PRAZO METAS DE LONGO PRAZO
  1. Ampliar o conceito do curso na avaliação realizada pela CAPES de 3 para no mínimo 4 tendo em vista o crescimento do Programa em todos os itens constantes da Ficha de Avaliação.
  1. Fomentar a participação de docentes e discentes em novos intercâmbios com instituições universitárias do país e do exterior;
  2. Ampliar o número de publicações de docentes e discentes em revistas de alto impacto nacional e internacional;
  3. Ampliar o desenvolvimento de projetos de extensão protagonizados por discentes e docentes do Programa.
  1. Ampliar e consolidar a internacionalização do Programa;
  2. Ampliar o número de docentes com pós-doutorado, visando atingir a integralidade do corpo docente nos próximos anos;
  3. Fortalecer a inserção social do Programa.