Ir para o conteúdo PPGPC Ir para o menu PPGPC Ir para a busca no site PPGPC Ir para o rodapé PPGPC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Memória e Tecnologias Digitais: Boate Kiss 10 Anos

Projeto de Pesquisa: Memória e Tecnologias Digitais

Boate Kiss 10 Anos

 

O Projeto de Pesquisa Memória e Tecnologias Digitais, sob coordenação da Prof.ª Dr.ª Virgínia Vecchioli (PPGPC/PPGCS/UFSM), criou um dispositivo interativo digital que reproduz de modo realista o interior da boate Kiss, de forma a ilustrar como o espaço era antes da tragédia do dia 27 de janeiro de 2013.

Tem um perfil decididamente interdisciplinar que vincula a antropologia, o direito, a arquitetura, o patrimônio cultural e as linguagens de programação e desenho. Ainda, possui um caráter inovador pelo fato de utilizar recursos de modelagem, desenho gráfico, animação 3D e linguagens de programação para apresentar a cena do crime da boate Kiss.

   
*Vídeo simula o percurso dentro da Boate Kiss, desde a entrada até a saída

 

O projeto se insere em uma tendência mundial de utilização de tecnologias digitais interativas dentro do âmbito judicial e dentro da área da memória e patrimônio. Além disso, preserva a memória coletiva, posto que o dispositivo interativo digital vai poder ser integrado aos recursos expográficos do futuro memorial virtual e físico às vítimas da tragédia, através da implementação do uso de capacetes de realidade virtual (VR). Tais ferramentas permitirão ao visitante percorrer o espaço original da boate, que a partir da construção do memorial deverá ser demolido.

A integração do dispositivo ao site do memorial virtual vai permitir que o recurso seja utilizado também em outros âmbitos com fins educativos, acadêmicos e de pesquisa, por usuários localizados em qualquer lugar do mundo.

O dispositivo interativo digital foi utilizado em juízo, no momento do julgamento dos acusados pela tragédia da Boate Kiss, bem como foi objeto de diversas reportagens e publicações dos meios de comunicação brasileiros, dentre os quais se destacam:

  • A reportagem do Band Cidade, de 29 de novembro de 2021, sobre o julgamento do caso da Boate Kiss

 

 

 

 

  • A coluna “A tragédia da Kiss como patrimônio da cidade“, de autoria da Professora Virgínia Vecchioli, publicada no jornal Diário de Santa Maria, em 12 de janeiro de 2023