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Missão, Visão, Valores e Objetivos do PPGPC

 

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATRIMÔNIO CULTURAL 

MISSÃO

   Promover a qualificação profissional por meio da pós-graduação, com formação interdisciplinar em Patrimônio Cultural, com nível de excelência em projetos e seus resultados, que incentivam a consciência de conservação, preservação e inovação, difundindo e construindo conhecimentos qualificados e contribuindo na construção da representação histórica e identitária na sociedade e no seu desenvolvimento sustentável e humanitário

VISÃO

    O Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural, UFSM, Área Interdisciplinar, pretende ser reconhecido como um programa de referência com a capacitação de profissionais qualificados e engajados na preservação do patrimônio, com projetos e produtos que beneficiem  a comunidade em geral, a área profissional e a ciência, gerando impacto social, econômico, cultural, ambiental, educacional.

VALORES

      O PPG em  Patrimônio Cultural, UFSM, norteia-se por valores como:

  • Preservacionismo, zelar e atuar pela preservação, valorização e manutenção do patrimônio cultural, natural, material e imaterial  da sociedade local, regional, nacional e internacional;
  • Ética humanitária, cidadã e profissional;
  • Humanismo, alicerçado em uma formação de excelência, encontra na educação patrimonial um instrumento fundamental de política pública voltada à preservação do patrimônio cultural. Tal abordagem promove uma reconfiguração estrutural da sociedade, à medida que esta passa a reconhecer o patrimônio cultural como um vetor estratégico para a ampliação de sua atuação social e para o fortalecimento de suas competências científicas e profissionais;
  • Inclusão e engajamento social comprometidos  com a demanda e a necessidade de qualificação, arregimentando discentes e docentes do PPGPC na resolução de problemas, proposição de mudanças e transformação que gerem impacto sensível e perceptível na coletividade;
  • Respeito às diferenças étnicas/culturais, de gênero, de orientação sexual,  de opinião e ideologias, de classe social; adoção de políticas afirmativas e de gênero;
  • Comprometimento com a formação de recursos humanos com excelência na prática da pesquisa científica e da profissional, na formação humanística interdisciplinar, no desenvolvimento tecnológico comprometido socialmente, educacional e culturalmente;
  • Atualização contínua, fundamentada na interdisciplinaridade, visa implementar, apoiar e incentivar práticas criativas, inovadoras e empreendedoras que estejam alinhadas com a realidade social, com a preservação do patrimônio cultural e com os princípios do desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, busca-se também a promoção do desenvolvimento científico, tecnológico, humanístico, social, cultural e ambiental do país, por meio do fortalecimento das relações com os diversos setores da sociedade. Destacam-se, nesse contexto, as contribuições para o estabelecimento e a consolidação de políticas públicas, com especial atenção à educação básica, ao setor empresarial, a instituições do terceiro setor, entre outros segmentos estratégicos;
  • Preceitos democráticos alicerçados no respeito aos direitos fundamentais. Reconhecer o papel social que deve ser desempenhado pela academia, sobretudo pela universidade pública, gratuita e de qualidade, comprometida com o respeito à identidade, diversidade e com forte compromisso social

OBJETIVOS

 

  • Formação e atualização qualificada e interdisciplinar de profissionais de diversas áreas do conhecimento que atuam direta ou indiretamente no campo do Patrimônio Cultural, visando o aprimoramento da excelência profissional. 
  • O mestre em Patrimônio Cultural deverá estar qualificado para exercer uma prática profissional transformadora, criativa e inovadora, atendendo às demandas da sociedade por meio da construção e compartilhamento de conhecimento.
  • Ainda, deverá contribuir para o desenvolvimento local, regional, nacional e internacional, promovendo melhorias em organizações, entidades, instituições públicas e privadas, na rede escolar e em políticas públicas, além de ampliar o mercado de trabalho.