Ir para o conteúdo PPGQ Ir para o menu PPGQ Ir para a busca no site PPGQ Ir para o rodapé PPGQ
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Seminário – Doutorado 2017/1

Título: Ionização ambiente e sistemas de espectrometria de massa miniaturizados para análises químicas e biológicasAluna: Luana FlorianoÁrea de concentração: Química AnalíticaData e Hora: Segunda-feira, 03 de abril de 2017, 14 h.Local: Sala 2103 – Prédio 15A (NAPO). 



Título: Ionização ambiente e sistemas de espectrometria de massa miniaturizados para análises químicas e biológicas

Aluna: Luana Floriano

Área de concentração: Química Analítica

Data e Hora: Segunda-feira, 03 de abril de 2017, 14 h.

Local: Sala 2103 – Prédio 15A (NAPO). 

Durante as últimas décadas, a espectrometria de massa (MS, do inglês mass spectrometry) passou por diversos avanços, especialmente no desenvolvimento de fonte de íons que operam a pressão atmosférica. A ionização ambiente, criada por Cooks e colaboradores em 2004, permite a formação de íons em um ambiente externo ao MS, a partir de amostras em seu estado nativo, com mínimo ou nenhum preparo de amostra.1,2 Diversas aplicações envolvendo a ionização ambiente tem sido realizadas com instrumentos de MS convencionais, sendo que atualmente existem mais de 40 técnicas diferentes disponíveis para a análise direta de amostras de vários tipos (tecidos, plantas, animais, etc.), formas e tamanhos.2 No entanto, algumas técnicas podem ser empregadas juntamente com espectrômetros de massa miniaturizados, a fim de fornecer um sistema de análise completo com operações simples, bem como para permitir a realização de análises in situ (no local) e testes de diagnóstico rápido (POC, do inglês point-of-care).3 Neste contexto, o objetivo deste seminário é descrever técnicas de ionização ambiente e suas aplicações, bem como avanços na miniaturização de espectrômetros de massa, os quais são críticos para o desenvolvimento e a evolução de análises químicas e biológicas.

 

  1. Ma, X.; Ouyang, Z. Ambient ionization and miniature mass spectrometry system for chemical and biological analysis.Trends in Analytical Chemistry85 (2016) 10-19.
  2. Black, C.; Chevallier, O. P.; Elliott, C. T. The current and potential applications of ambient mass spectrometry in detecting food fraud.Trends in Analytical Chemistry82 (2016) 268-278.
  3. Zhou, X. et al. Development of miniature mass spectrometry systems for bioanalysis outside the conventional laboratories.Bioanalysis6 (2014) 1497-1508
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-509-590

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes