ÁREA DE QUÍMICA ANALÍTICA
Nome Completo |
N° de Inscrição |
Nota |
Situação |
FRANCISCO CUNHA DA ROSA |
4898 |
8,55 |
Aprovado |
JANICE ZULMA FRANCESQUETT |
5361 |
7,03 |
Aprovado |
ÁREA DE QUÍMICA ORGÂNICA
Nome Completo |
N° de Inscrição |
Nota |
Situação |
GABRIELE DO CARMO |
6105 |
7,0 |
Aprovada |
KELI MAIARA WUST |
5792 |
9,1 |
Aprovada |
MARIELE BORKOWSKI RODRIGUES |
5754 |
8,7 |
Aprovada |
PAULO ROBERTO DOS SANTOS SALBEGO |
6412 |
7,4 |
Aprovado |
RAFAEL SANTOS DA SILVA |
6300 |
9,2 |
Aprovado |
TAINARA PAULUS CALHEIRO |
5493 |
7,0 |
Aprovada |
ÁREA DE QUÍMICA INORGÂNICA
Nome Completo |
N° de Inscrição |
Nota |
Situação |
CIBELE MENSCH CANABARRO |
5480 |
7,05 |
Aprovada |
DARCSON VIEIRA DE FREITAS |
5439 |
7,0 |
Aprovado |
FABRÍCIO BUBLITZ |
5522 |
8,0 |
Aprovado |
THOMAZ ARRUDA WIOPPIOLD |
5396 |
8,05 |
Aprovado |
TIAGO BESSEGA |
5991 |
8,1 |
Aprovado |
Confirmação da vaga
De acordo com o EDITAL Nº 018/PRPGP/UFSM:
TODOS OS CANDIDATOS CLASSIFICADOS NESTE EDITAL DEVERÃO REALIZAR AS ETAPAS ABAIXO:
1 PERÍODO PARA SOLICITAÇÃO DE CONFIRMAÇÃO DA VAGA, ENTREGA OU POSTAGEM DA DOCUMENTAÇÃO DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS: será realizada no período de 23 a 25 de julho de 2014.
1.1 O candidato deverá realizar a solicitação de confirmação da vaga através do endereço eletrônico www.ufsm.br/derca, utilizando o número de inscrição gerado no comprovante de inscrição como login e a data de nascimento (formato DDMMAAAA) como senha, conferindo, completando e, se necessário, corrigindo os dados apresentados. Confirmar as informações, imprimir e assinar o comprovante de solicitação de confirmação da vaga.
1.2 A documentação deverá ser enviada no período de 23 a 25 de julho de 2014, pelo Correio (sedex) com data e carimbo de postagem ou entregue, no horário das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min, no endereço:
Universidade Federal de Santa Maria
Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DERCA
Av. Roraima, n. 1000
Prédio da Administração Central, 3° andar, sala 336
Campus da UFSM, Bairro Camobi
CEP 97105-900
Santa Maria/RS
No espaço do remetente deverá obrigatoriamente constar as seguintes informações:
Nome completo do candidato classificado
Curso de Pós-graduação em:
Nível do Curso: (Doutorado, Mestrado ou Especialização);
Endereço completo: rua ou avenida, número, complemento, bairro, cidade, estado e CEP
Documentos necessários para todos os candidatos classificados:
Candidato brasileiro:
a) uma fotografia recente 3×4 ou 5×7 (escanear e inserir no sistema de solicitação de confirmação da
vaga, via internet no site: http://www.ufsm.br/derca;
b) cópia da Cédula de Identidade Civil ou Militar (com validade indeterminada);
c) cópia do CPF;
d) cópia do Título Eleitoral (bem legível);
e) cópia da comprovação da situação militar (para os homens);
f) cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento (bem legível);
g) para candidatos classificados no Mestrado ou Especialização: cópia do Diploma de Graduação ou
Curso Superior ou de acordo com o edital específico ou, na ausência destes, Atestado de Provável
Formando ou Certificado de Conclusão do Curso para o primeiro semestre de 2014;
h) para candidatos classificados no Doutorado: cópia do Diploma de Mestrado de acordo com o edital
especifico ou cópia da ata de defesa de dissertação ou Atestado da Coordenação do respectivo Curso de
Mestrado informando a data da Defesa da Dissertação;
i) Comprovante de solicitação de confirmação da vaga, impresso e assinado;
Candidato estrangeiro:
a) uma fotografia recente 3×4 ou 5×7 (escanear e inserir no sistema de solicitação de confirmação da
vaga, via internet no site: http://www.ufsm.br/derca;
b) cópia do Passaporte;
c) Visto temporário e registro junto à Polícia Federal;
d) Comprovante de solicitação de confirmação da vaga, impresso e assinado;
e) Cópia do Diploma de Graduação ou Curso Superior para candidatos classificados no Mestrado ou
Especialização, e cópia do Diploma de Mestrado para candidatos classificados no Doutorado;
1.3 Chamada de suplentes:
1.3.1 O Candidato classificado para o Mestrado e Especialização que não solicitar a Confirmar a vaga no
período de 23 a 25 de julho de 2014 e não enviar a documentação de acordo com o item 4.4, deste
Edital, perderá a vaga. O Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DERCA divulgará no dia 01
de agosto de 2014, através de Edital e no site http://www.ufsm.br – EDITAIS, a relação dos candidatos
chamados na condição de suplentes, de acordo com o Curso.
1.3.2 O candidato classificado para o Doutorado que solicitou a confirmação da vaga no período de 23 a
25 de julho de 2014, atendeu o item 4.4 deste Edital e desistir da vaga, deverá entregar na Coordenação
do Curso uma declaração de desistência da vaga. Com isso o DERCA convocará o candidato classificado
como suplente de acordo com o resultado final do Curso.
2 PERÍODO DE SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA, VIA WEB, DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS:
será realizada nos dias 07 e 08 de agosto de 2014, usando login e senha que corresponderão,
respectivamente, ao número de matrícula (fornecido pela Secretaria do Programa de Pós-Graduação) e
data de nascimento (formato DDMMAAAA).
2.1 O candidato classificado para o Mestrado ou Especialização e que apresentar, na confirmação da
vaga, Atestado de Provável Formando, para o primeiro semestre de 2014, deverá entregar, no DERCA e
até a matrícula, a Certidão ou Certificado de Conclusão do Curso e, para o Doutorado, a ata de defesa de
Dissertação ou declaração do Coordenador do Curso informando a data de defesa da Dissertação.
2.1.1 O Diploma de Graduação ou Curso Superior para candidato classificado nos Cursos em níveis de
Mestrado e Especialização e Diploma de Mestrado para candidato classificado nos Cursos em nível de
Doutorado, deverão ser entregues no DERCA até o término das aulas do segundo semestre de 2014,
conforme o Calendário Acadêmico da UFSM.
2.2 Chamada de suplentes: o Candidato classificado para o Mestrado e Especialização que não realizar a
matrícula nos dias 07 e 08 de agosto de 2014, perderá a vaga. O Departamento de Registro e Controle
Acadêmico – DERCA divulgará no dia 15 de agosto de 2014, através de Edital e no site http://www.ufsm.br
– EDITAIS, a relação dos candidatos chamados na condição de suplentes, de acordo com o Curso.
2.3 A Chamada de suplentes para o Doutorado, independente do início das aulas, somente será realizada
quando o candidato classificado não realizar a matrícula nos dias 07 e 08 de agosto de 2014 e entregar
uma declaração de desistência da vaga, junto à Coordenação. Para o nível
3 INÍCIO DAS AULAS: 11 de agosto de 2014.
Informações Adicionais Doutorado:
Código do Curso: 907
Durante o doutorado o aluno deverá realizar um mínimo 36 créditos, dos quais 30 créditos em disciplinas e 06 em seminário. O aluno poderá aproveitar 18 créditos feitos durante o mestrado na UFSM ou fora dela e também poderá solicitar o aproveitamento da língua inglesa feita no mestrado.
Para tal já deverá solicitar a dispensa quando for preencher o Plano de Estudos – tutorial disponível em www.ufsm.br/pppg – Informações Gerais – Formulários.
A solicitação de matrícula deve ser efetuada através do site www.ufsm.br no Portal do Aluno no período 07 e 08/08/14 usando login e senha que corresponderão, respectivamente, ao número de matrícula (fornecido pela Secretaria do Programa de Pós-Graduação) e data de nascimento (formato DDMMAAAA).
O nº de matrícula será divulgado no site www.ufsm.br/ppgq em Atualidades.
11 a 15/08/14 – Ajustes de matrículas, pelos alunos, junto à Coordenação do curso (se necessário).
No semestre que o aluno não tiver nenhuma disciplina do currículo para cursar deverá se matricular em EDD 00X – Elaboração Defesa Doutorado para manter o vínculo com a UFSM.
O atendimento aos alunos na Secretaria do PPGQuímica (esclarecimento de dúvidas, retirada de guia de matrícula, atestados, etc …) é realizado somente no turno da manhã.
A ficha Identificação do Aluno (com ou sem* a assinatura do Orientador) deverá ser preenchida e entregue na Coordenação, impreterivelmente, até o dia 04/08/2014. Esta ficha, em Word, (sem a assinatura do Orientador) também deverá ser enviada por e-mail para o endereço assartor@base.ufsm.br até o dia04/08/2014 e encontra-se disponível para download emwww.ufsm.br/ppgq no ícone Formulários.
* Obs.: O aluno que entregar a ficha de Identificação sem constar o nome do(a) Orientador(a) não concorrerá a bolsa.
Plano de estudos. No início do segundo semestre (até 27/08/2014)os alunos deverão acessar o Portal do Aluno abrir o plano de estudos, preencher e tramitá-lo para seu orientador.
Os alunos somente poderão realizar suas matrículas no semestre seguinte se tiverem preenchidos e aprovados seus planos de estudos on-line. Tutorial disponível em www.ufsm.br/pppg – Informações Gerais – Formulários.
No decorrer do Curso, de acordo com a Resolução 003/10, o aluno de Doutorado da UFSM deverá realizar um Teste de Suficiência em Língua Estrangeira. Para tanto o aluno deverá fazer sua inscrição via web (www.ufsm.br). O período para inscrição no 2º semestre 2014 será de 11/08 a 11/09/14. O teste será no dia 10/10/2014. O aluno deverá comprovar suficiência em duas línguas estrangeiras sendo que uma delas pode ser aproveitada do mestrado.
11/08/14 – Início das aulas do 2º semestre letivo de 2014 para cursos presenciais e a distância (Graduação e Pós-Graduação).
O calendário estudantil 2014 encontra-se disponível no site www.ufsm.br e www.ufsm.br/ppgq
O regimento do PPGQ encontra-se disponível no site www.ufsm.br/ppgq
* Eventuais mudanças de datas (se houver) serão disponibilizadas no site da UFSM (www.ufsm.br) em Documentos Oficiais – calendário letivo