Ir para o conteúdo PPGQ Ir para o menu PPGQ Ir para a busca no site PPGQ Ir para o rodapé PPGQ
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Informações e Curiosidades sobre Bento Gonçalves e a Serra Gaúcha

Serra Gaúcha 


Seguindo em direção ao norte de Porto Alegre, encontramos as montanhas da Serra Gaúcha. A paisagem é bastante atraente, proporcionando uma belo passeio entre a combinação das montanhas com as cidades. A região foi primeiramente colonizada pelos imigrantes alemães, que chegaram ao Rio Grande do Sul em meados da década de 1820. Posteriormente, a partir de 1870, a chegada dos imigrantes italianos veio a modificar definitivamente a paisagem e a cultura da região, que passou a ser caracterizada pelo cultivo de uva e produção de vinho, sendo estas as principais atividades econômicas da região. São muitos os restaurantes e hotéis na região, e a maioria dos visitantes são os brasileiros, que procuram a Serra Gaúcha principalmente no inverno, à espera das ocasionais quedas de flocos de neve. A culinária típica italiana e alemã também são atrações muito procuradas. A região montanhosa propicia verdadeiras aventuras em trilhas, escaladas e outros esportes. Além disso, as reservas ecológicas permitem passeios educativos diante das belezas naturais da Serra Gaúcha, como por exemplo, o Parque Estadual do Caracol, situado em Canela, e o Parque Nacional de Aparados da Serra, em Cambará do Sul, onde se encontram os mais famosos “canyons” do Brasil. 


Cascata do Caracol:

Crédito: Tiago Fioreze Fonte: Wikipedia.org



Parque Nacional de Aparados da Serra 


Canyon Itaimbezinho:

Crédito: Valdiney Pimenta Fonte: Wikipedia.org


Canyon Fortaleza:

Crédito: Lucas Schnorr Fonte: Wikipedia.org

Bento Gonçalves 

Bento Gonçalves foi fundada sob uma grande influência da colonização italiana, sendo o cultivo de uva e a produção de vinho as características mais marcantes da cidade. Uma das mais belas cidades da serra gaúcha, situada entre lindos vales, cobertos de parreirais, habitada por um povo hospitaleiro, que sabe manter unidos tradição e progresso. Bento Gonçalves oferece cantinas de vinhos rudimentares, adegas de vinhos familiares e vinícolas de grande porte, além da arquitetura centenária, vegetação de plátanos, araucárias e belos parreirais. 

“Porta de entrada” de Bento Gonçalves: 

Crédito: Almir Dupont Fonte: SEMTUR/Bento Gonçalves


Devido a seus extensos vinhedos, é um dos maiores centros produtores de vinho do Brasil, especializada na fabricação de vinhos finos, de tal maneira que é considerada a “Capital Nacional do Vinho”. As vinícolas de Bento Gonçalves oferecem aos seus visitantes passeios entre suas instalações, nos quais um guia explica passo a passo a produção dos vinhos, e muitas oferecem degustação de seus produtos. O município tem cerca de 100 mil habitantes e possui toda a infra-estrutura necessária para que os visitantes possam desfrutar do trabalho, gastronomia, lazer, costumes e tradições com muita hospitalidade. 

Distâncias

   » Capitais mais próximas:

Porto Alegre = 110 km
Florianópolis = 596 km
Curitiba = 831 km
São Paulo = 1229 km
Rio de Janeiro = 1637 km

   » Cidades gaúchas:

Garibaldi = 10 km
Caxias do Sul = 37 km
Canela = 118 km
Passo Fundo = 173 km
Santa Maria = 287 km


Atrações Turísticas de Bento Gonçalves 

Vale dos Vinhedos – É um vale situado entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Os vinhos ali produzidos são conhecidos mundialmente. As apuradas técnicas de produção garantem a qualidade e o sabor peculiar dos vinhos da região já garantiu alguns prêmios internacionais aos vinhos brasileiros. No verão, a principal atração é o passeio dentro dos vinhedos, onde se pode acompanhar o trabalho de colheita da uva e saborear as uvas ao pé das parreiras. Também é permitido acompanhar os processos de produção do vinho e do suco de uva. 

Crédito: Fabiano Mazzotti Fonte: SEMTUR/Bento Gonçalves

Crédito: Gilmar Gomes Fonte: SEMTUR/Bento Gonçalves


Maria Fumaça – São 23km de emoção neste passeio turístico repleto de música e alegria, de vinhos e champanhas, tarantella, coral italiano e atração surpresa, nesta ferrovia inaugurada em 1919 e hoje alternativa de turismo para a região. Saídas: quartas e sábados, às 14 hs, da Estação Ferroviária de Bento Gonçalves, passando por Garibaldi, Carlos Barbosa e retornando pelo mesmo trajeto. 

Crédito: Almir Dupont Fonte: SEMTUR/Bento Gonçalves


Ponte do Rio das Antas – Situada no Vale do Rio das Antas, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, num local de belíssima paisagem. É a maior do mundo em arcos paralelos. No local, encontram-se lancherias, tendas de produtos coloniais e artesanato. Para quem gosta de aventuras, desça emocionantes 12 km do melhor do Rio das Antas (rafting), numa viagem com cerca de 2 horas de duração, em um barco de tecnologia mundial próprio para esse esporte.

Crédito: Acervo SEMTUR Fonte: SEMTUR/Bento Gonçalves



Mapa Rodoviário do Rio Grande do Sul 


Mapa Rio Grande do Sul – Documento PDF – 2.600 Kb
Para abrir arquivos PDF, faça o download do programa Acrobat Reader.


Acesso a Bento Gonçalves 


Partindo de Porto Alegre, o acesso a Bento Gonçalves pode ser feito via ônibus. Clique AQUI para obter informações sobre os horários disponíveis, tempo de viagem e custo da passagem, oferecidos pela rodoviária de Porto Alegre.

Acesse também o Mapa da Cidade de Bento Gonçalves: 
Mapa de Bento Gonçalves – Arquivo JPG – 500 Kb