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Qualificação, Defesa Final e Entrega da Dissertação

Exame de Qualificação do Projeto de Dissertação

O Exame de Qualificação do Projeto de Dissertação é regulamentado pelas Seções V e VII, do Capítulo V, do Regulamento do PPGRI. É responsabilidade de docentes e discentes do curso conhecerem e aplicarem a norma. 

A solicitação de realização de Exame de Qualificação deve ser realizada por meio PEN_SIE

Fluxo para o processo de qualificação de mestrado – Estabelecido pela PRPGP/UFSM:

[1] discente (abertura do processo)  [2] orientador/a → [3] coordenação/Colegiado do PPG → [4] comissão examinadora  [5] coordenação do PPG  [6] arquivo.

Tutorial do processo de qualificação de mestrado – PRPGP-SIPOS

No caso de bancas presenciais, deve-se incluir no e-mail de encaminhamento do formulário a solicitação de sala de defesa de preferência, mencionando os recursos tecnológicos necessários.

No caso de bancas virtuais, o agendamento da sala de defesa no Google Meet é de responsabilidade do discente e/ou docente orientador (recomenda-se o uso de conta institucional). O link da sala virtual deve ser informado no mesmo formulário de agendamento da defesa. 

A divulgação de bancas à comunidade interna e externa à UFSM é de responsabilidade da Secretaria Integrada da Pós-Graduação (SIPOS) do CCSH, com base nos dados informados referido formulário de agendamento de defesa.

A solicitação de realização de Exame de Qualificação deve ser realizada por meio de envio de e-mail pelo discente, contendo formulário específico de agendamento de defesa, em formato PDF. O e-mail deve ser direcionado à Secretaria Integrada da Pós-Graduação (SIPOS) do CCSH (sipos.ccsh@ufsm.br), com cópia à Coordenação do PPGRI (ppgri@ufsm.br).

No caso de bancas presenciais, deve-se incluir no e-mail de encaminhamento do formulário a solicitação de sala de defesa de preferência, mencionando os recursos tecnológicos necessários.

No caso de bancas virtuais, o agendamento da sala de defesa no Google Meet é de responsabilidade do discente e/ou docente orientador (recomenda-se o uso de conta institucional). O link da sala virtual deve ser informado no mesmo formulário de agendamento da defesa. 

A divulgação de bancas à comunidade interna e externa à UFSM é de responsabilidade da Secretaria Integrada da Pós-Graduação (SIPOS) do CCSH, com base nos dados informados referido formulário de agendamento de defesa.

Para Exames de Qualificação, a SIPOS (Secretaria Integrada de Pós-Graduação do CCSH) adota a mesma sistemática recomendada pela PRPGP para tramitação de atas e certificados em todas as bancas de defesa final de mestrado e doutorado, bem como qualificação de doutorado, via sistema PEN-SIE. Mais informações sobre o processo regulamentado pela PRPGP podem ser obtidas aqui

Após a solicitação de agendamento da defesa pelo discente, a tramitação de documentos segue os seguintes passos: 

  1. A SIPOS cria o processo de homologação da ata de defesa e emissão de certificados no PEN-SIE com base nos dados do formulário de agendamento de defesa enviado pelo(a) discente a SIPOS e tramita ao coordenador do curso. 
  2. O coordenador do curso assina o certificado de participação no PEN-SIE e tramita o processo à comissão examinadora, criada no sistema PEN-SIE pela SIPOS.
  3. Após a defesa, o/a presidente da banca preenche a ata de defesa (conforme modelo de ata de qualificação), a anexa ao processo em formato .pdf, assina o documento via PEN-SIE e solicita a assinatura dos membros externos no PEN-SIE. Após, tramita o processo novamente para a SIPOS (código 06.10.06.00.0.0), que o encaminhará aos demais membros da banca para a assinatura digital.
  4. Membros externos devem realizar o seu cadastro na plataforma PEN-SIE da UFSM, por solicitação do presidente da banca. Para se cadastrar basta que o membro externo preencha seus dados no Portal UFSM. O cadastro é bem rápido e segue o padrão de diversas outras universidades brasileiras. O professor externo receberá por e-mail os dados de acesso para que possa acessar o sistema e assinar as atas de defesa. Assim que ingressar no sistema, ele será direcionado para a configuração de nova senha de acesso, onde poderá assinar o Termo de Concordância para o uso da Assinatura Eletrônica no PEN-SIE. Para mais informações, ver o Manual dos Usuários Externos na íntegra.
  5. Após a confirmação de cadastro do membro externo, a SIPOS deve adicioná-lo à comissão examinadora no PEN-SIE para que este assine a ata e realize o download do certificado de participação
  6. Com a assinatura de todos os membros, o presidente da banca tramita a ata novamente para a SIPOS, que arquiva o processo.  

Defesa Final de Dissertação

A Defesa de Dissertação é regulamentada pelas Seções VI e VII, do Capítulo V, do Regulamento do PPGRI. É responsabilidade de docentes e discentes do curso conhecerem e aplicarem a norma. 

A solicitação de abertura do processo de Defesa de Dissertação é feita pelo próprio discente via Portal Aluno, conforme orientações do Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT da PRPGP.

Defesa final Mestrado – Tutorial

Adequação do Plano de Estudos
Para abrir o processo de defesa o plano de estudos precisa estar sem “pendências”. Essas pendências aparecem na parte superior da tela quando o aluno vai na aba de Defesa de MDT no portal do aluno. Para atualizar o plano de estudos basta clicar em “Solicitar alteração” localizado no canto inferior direito da tela. Ao solicitar alteração o aluno poderá editar as disciplinas do seu plano, o nome do seu trabalho, entre outras possíveis alterações. As disciplinas do seu plano de estudos devem ser as mesmas que constam no seu histórico (tome cuidado para que as disciplinas do seu plano tenham o mesmo código das disciplinas do histórico escolar). O aluno pode emitir o histórico escolar simplificado pelo portal do aluno. As alterações que o aluno solicitar serão encaminhadas automaticamente pelo sistema para aprovação do orientador e depois para aprovação do Coordenador do PPGRI. Após resolvidas as pendências do plano, e aprovadas pelo orientador e pelo coordenador do PPGRI, o aluno poderá abrir a defesa. O processo precisa ser aberto no mínimo 20 dias antes da data em que pretende realizar a defesa.

Após a autorização da realização da defesa final e emissão de portaria pela PRPGP, no mesmo processo aberto pelo estudante, o/a discente deverá solicitar a realização de defesa final via e-mail , contendo o Formulário Banca de Defesa de agendamento de defesa, em formato PDF. O e-mail deve ser direcionado à Secretaria Integrada da Pós-Graduação (SIPOS) do CCSH (sipos.ccsh@ufsm.br), com cópia à Coordenação do PPGRI (ppgri@ufsm.br).

No caso de bancas presenciais, deve-se incluir no e-mail de encaminhamento do formulário a solicitação de sala de defesa de preferência, mencionando os recursos tecnológicos necessários.

No caso de bancas virtuais, o agendamento da sala de defesa no Google Meet é de responsabilidade do discente e/ou docente orientador (recomenda-se o uso de conta institucional). O link da sala virtual deve ser informado no mesmo formulário de agendamento da defesa. 

A divulgação de bancas à comunidade interna e externa à UFSM é de responsabilidade da Secretaria Integrada da Pós-Graduação (SIPOS) do CCSH, com base nos dados informados referido formulário de agendamento de defesa.

Para Exames de Qualificação, a SIPOS (Secretaria Integrada de Pós-Graduação do CCSH) adota a mesma sistemática recomendada pela PRPGP para tramitação de atas e certificados em todas as bancas de defesa final de mestrado e doutorado, bem como qualificação de doutorado, via sistema PEN-SIE. Mais informações sobre o processo regulamentado pela PRPGP podem ser obtidas aqui

Após a solicitação de agendamento da defesa pelo discente, a tramitação de documentos segue os seguintes passos: 

  1. A SIPOS cria o processo específico de homologação da ata de defesa e emissão de certificados no PEN-SIE com base nos dados do formulário de agendamento de defesa enviado pelo(a) discente a SIPOS e tramita ao coordenador do curso. 
  2. O coordenador do curso assina o certificado de participação no PEN-SIE e tramita o processo à comissão examinadora, criada no sistema PEN-SIE pela SIPOS.
  3. Após a defesa, o/a presidente da banca preenche a ata de defesa (conforme modelo de ata de qualificação), a anexa ao processo em formato .pdf, assina o documento via PEN-SIE e solicita a assinatura dos membros externos no PEN-SIE. Após, tramita o processo novamente para a SIPOS (código 06.10.06.00.0.0), que o encaminhará aos demais membros da banca para a assinatura digital.
    ATENÇÃO!! – 
    O título do trabalho final deve ser formalizado na ata de defesa e NÃO poderá ser alterado posteriormente no ato de entrega da dissertação final.
  4. Membros externos devem realizar o seu cadastro na plataforma PEN-SIE da UFSM, por solicitação do presidente da banca. Para se cadastrar basta que o membro externo preencha seus dados no Portal UFSM. O cadastro é bem rápido e segue o padrão de diversas outras universidades brasileiras. O professor externo receberá por e-mail os dados de acesso para que possa acessar o sistema e assinar as atas de defesa. Assim que ingressar no sistema, ele será direcionado para a configuração de nova senha de acesso, onde poderá assinar o Termo de Concordância para o uso da Assinatura Eletrônica no PEN-SIE. Para mais informações, ver o Manual dos Usuários Externos na íntegra.
  5. Após a confirmação de cadastro do membro externo, a SIPOS deve adicioná-lo à comissão examinadora no PEN-SIE para que este assine a ata e realize o download do certificado de participação
  6. Com a assinatura de todos os membros, o presidente da banca tramita a ata novamente para a SIPOS, que arquiva o processo específico da defesa.  

Para solicitar a prorrogação do prazo para a realização da defesa de dissertação:

  1. Acessar o portal de documentos e efetuar o login;
  2. Selecionar ‘novo processo’ e abrir o PEN com o Tipo Documental: Processo de prorrogação de prazo para defesa de dissertação/tese (134.333);
  3. Inserir o requerimento preenchido e assiná-lo eletronicamente;
  4. Tramitar para o(a) orientador(a) assinar o requerimento;
  5. Orientador(a) despacha com ‘de acordo’ para: CURSO-PROGRAMA PG EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS – (06.10.06.00.0.0).

Discentes matriculados(as) somente em EDT que solicitarem a prorrogação do prazo de defesa devido a problemas de saúde deverão abrir: Processo para o Regime de exercícios domiciliares E Processo para prorrogação do prazo de defesa.

Fluxo: Discente > Orientador(a) > Curso/Colegiado > CAPG

Informações adicionais, clique aqui.

Entrega da Versão Final da Dissertação e Emissão do Diploma

A Defesa de Dissertação é regulamentada pelas Arts. 75 e 76 do Regulamento Interno do PPGRI. É responsabilidade de docentes e discentes do curso conhecerem e aplicarem a norma. 

Adicionalmente, a 30ª Sessão do Colegiado do PPGRI confirmou a instrução do Memorando Circular N. 04/2022 PRPGP/UFSM que instaura a atualização da entrega de dissertação final para o formato exclusivamente digital e realizou alteração no regulamento do programa para a entrega final em formato exclusivamente digital (art. Art. 75, § 2º).

A solicitação de abertura do processo de Ato de Entrega de Dissertação é feita pelo próprio discente via Portal Aluno, conforme orientações do TUTORIAL PEN-SIE – ATO DE ENTREGA DE MDT: Monografia de Especialização, Dissertação e Tese da PRPGP.

Documentação exigida

  1. Versão final do trabalho digital, revisada conforme o Manual de Dissertações e Teses da UFSM vigente. A assinatura da folha de aprovação foi substituída pela ata de defesa assinada.
  2. Termo de autorização para disponibilização da dissertação no Manancial da Biblioteca Central, preenchido e assinado; 
  3. Comprovante de submissão de artigo científico relacionado à dissertação, conforme Art. 76. do Regulamento do PPGRI;
  4. Formulário com dados para envio de informações à CAPES devidamente preenchido.
  5. Autorizacão_Biblioteca-UFSM
Todos os documentos devem estar assinados via PEN-SIE pelo discente e docente orientador. Não serão tramitados processos que estejam faltando assinaturas.
Obs.: A assinatura na folha de aprovação foi substituída pela Ata de Defesa assinada pela Comissão Avaliadora.

A entrega da documentação deve ser realizada dentro do prazo estabelecido pela Comissão Examinadora da Dissertação para a realização de correções e depósito final. Ressalta-se que “o prazo máximo que poderá ser concedido pela comissão examinadora para as correções deverá ser de quarenta e cinco dias a partir do dia da defesa” (Art. 75, § 1º, do Regulamento do PPGRI). Caso o prazo regulamentar se esgote, o discente precisará solicitar autorização de prorrogação ao Colegiado do Curso.

Caso o/a discente necessite, poderá solicitar, mediante justificativa, caráter de urgência na emissão do diploma do curso de pós-graduação. Para isto, deverá adicionar à documentação acima elencada a entrega do Formulário para Solicitação de Urgência na Emissão de Diploma, devidamente preenchido e assinado. A solicitação deve encaminhar por e-mail à SIPOS (sipos.ccsh@ufsm.br).