Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Instituições e Desenvolvimento

As questões tratadas nessa linha de pesquisa abarcam as dinâmicas das instituições e do desenvolvimento. Na esfera das instituições, contempla-se: o cosmopolitismo jurídico e pós- colonial; a natureza e atuação das organizações internacionais; os valores e ideias que moldam as instituições e suas ações; as relações bilaterais e multilaterais em temas que demonstrem as nuances formais e informais das instituições. No campo do desenvolvimento, insere-se: as relações econômicas e comerciais internacionais; o desenvolvimento econômico brasileiro em perspectiva histórica e contemporânea; a agenda internacional do desenvolvimento sustentável; as políticas domésticas em interface com o sistema internacional; a cooperação sul-sul; e, os desafios do desenvolvimento econômico, social e humano.

GRUPOS DE PESQUISA VINCULADOS

Núcleo de Pesquisa e Práticas em Direito Internacional - NPPDI
Grupo de Estudos em Instituições e Processos Decisórios nas Relações Internacionais - GEIPRI

DOCENTES VINCULADOS

Prof. Dr. Ademar Pozzatti Júnior

Ademar Pozzatti é Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) e do Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/Brasil), onde coordena o NPPDI – Núcleo de Pesquisa e Práticas em Direito Internacional (CNPq/UFSM). É Mestre e Doutor em Direito das Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Brasil) e Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/Brasil). Participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior financiado pela CAPES, junto à École de Droit do Institut d’Études Politiques de Paris – Sciences Po. Realizou estágio de Pós-Doutorado junto à École de Droit do Institut d’Études Politiques de Paris – Sciences Po em 2020/2021. Tem interesse acadêmico em temas relacionados à mobilização internacional para a justiça global, tais como desenvolvimento, reconhecimento e decolonialidade, e à cooperação internacional para a efetivação de direitos humanos.

Prof. Dr. Adriano José Pereira

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM (1994) e Mestre em Integração Latino – Americana pela UFSM (1997). Doutor em Economia, na área de concentração: Economia do Desenvolvimento – PPGE/UFRGS (2010). Experiência na área de Economia, com ênfase em inovação, instituições e desenvolvimento econômico. Professor associado do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSM. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da UFSM (PPGRI/UFSM). Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Economia e Desenvolvimento da UFSM (PPGE&D/UFSM).

Prof. Dr. Bruno Hendler

Professor adjunto do curso de graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor da Pós-Graduação em Relações Internacionais (UFSM). Doutor em Economia Política Internacional pela UFRJ (PEPI-UFRJ) (Área de Ciência Política/Relações Internacionais), Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB, 2012) e Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba, 2010). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Ásia-Pacífico (GEAP-UFSM) e pesquisador membro do grupo de pesquisa em Economia Política dos Sistemas-Mundo (UFSC) e do grupo de pesquisa LabChina, vinculado ao PEPI-UFRJ. Pesquisa acadêmica e publicações nas seguintes áreas: Política Internacional; Economia Política Internacional; Economia-Política dos Sistemas-Mundo; Relações China-Sudeste Asiático e China-América Latina.

Profa. Dra. Joséli Fiorin Gomes

Doutora em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2015). Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006). Especialista pelo Curso de Especialização O Novo Direito Internacional: Direito Internacional Público e Privado e Direito da Integração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2009). Graduada em Direito pelo Centro Universitário Franciscano (2004). Atualmente, é docente permanente do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), co-líder do Grupo de Estudos em Instituições e Processos Decisórios nas Relações Internacionais ( dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2939554692788267), pesquisadora do Grupo de Estudos de Direito e Consumo Sustentável (GEDCS) e do Grupo de Estudos Ásia-Pacífico (GEAP), estes todos na mesma instituição, bem como do Grupo de Estudos do Sul Global, junto à Universidade Federal do ABC (UFABC), e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional, na linha de pesquisa Direito Internacional Crítico, junto à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), entre outros grupos de pesquisa registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ junto a outras instituições de ensino superior brasileiras. Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão na área de Relações Internacionais e Direito, com ênfase nos seguintes temas: Paradiplomacia, Integração Regional, Direito Internacional (Público e Privado), Direito Comparado, Direito Municipal, Direito/Relações Internacionais e Cinema.