Ir para o conteúdo Técnico em Alimentos Ir para o menu Técnico em Alimentos Ir para a busca no site Técnico em Alimentos Ir para o rodapé Técnico em Alimentos
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estudantes do curso Técnico em Alimentos realizam visita técnica à Fábrica Cyrilla



Na última terça-feira, 01/11/2022, estudantes do quarto semestre do curso Técnico em Alimentos, do Colégio Politécnico da UFSM realizaram visita técnica à Fábrica Cyrilla, localizada no bairro Itararé, Santa Maria, RS.

A turma foi recepcionada pela Suelen Cardoso, auxiliar administrativa e a visita foi conduzida pelo Sr. Luiz Marquezan Bagolin, sócio administrador, que apresentou todas as áreas da fábrica desde a área de produção, Laboratório de análises de controle de qualidade, xaroparia, destilaria, expedição, Fonte 1 Cyrilla, entre outros.

Na sequência, Tatiane Marchesan, Supervisora de Qualidade, apresentou a linha de produção das bebidas, ressaltando as matérias-primas, as etapas de produção e controle de processo.

A atividade foi proposta na disciplina Tecnologia de Bebidas, sob responsabilidade da Profª Magda Monego, que destaca a importância de vivenciar a rotina de uma fábrica de bebidas na formação dos estudantes, oportunizar a aproximação do estudante com possível local de estágio e/ou trabalho, bem como permitir a expansão da rede de contatos dos estudantes.

Após a visita, a turma foi convidada para degustar alguns produtos elaborados na Fábrica Cyrilla.

Estudantes do curso Técnico em Alimentos, do Colégio Politécnico da UFSM visitam a Cyrilla

Como atividade desta prática, foi proposto aos estudantes    um breve relato da sua percepção. Seguem alguns relatos:

“Conhecemos os mecanismos da empresa, sobre a sua linha de produção e logística. O responsável seu Luís nos contou sobre a história da Cyrilla, como foi o processo de 12 anos, para que a pudesse reabrir uma fábrica tão significativa para nossa cidade. Mostrou-nos a importância e comprometimento que se deve ter para que a Cyrilla continue a oferecer os produtos que são de grande importância para nossa cidade e região. Verificamos toda a linha de produção e ao final da visita tivemos o privilégio de saborear e verificar que o refrigerante que são produzidos na Cyrilla tem as suas características próprias e muito sabor”, relata Bianca Alves.

 

Bianca Alves, Ana Cássia Muller
Eliana Ceolin

“Ter a oportunidade de conhecer um pouco mais da história e trajetória da pioneira em fabricação de Guaranás, foi muito emocionante e gratificante.  Mais ainda por ver a antiga fábrica Cyrilla, que ficou anos desativada, estar hoje em pleno funcionamento e em  busca de reconquistar seu espaço no mercado, buscando cada dia mais ofertar seus produtos com excelência em qualidade,  mantendo assim a confiabilidade em seus produtos,  dentro da categoria em que se enquadra. Ter a oportunidade de conhecer todos os setores da produção da fábrica e ver  a real necessidade de profissionais capacitados e  aptos a trabalharem no mercado local, me anima a divulgar o maravilhoso curso Técnico em Alimentos , do qual faço parte.”, relata Eliana Ceolin.

Jocelaine Alves, Simone Iense, Sandra Raddatz

Sandra Raddatz dastaca a história da fábrica, da persistência e perseverança para dar continuidade de um legado de ser um dos pioneiros na fabricação do guaraná, primando pela qualidade, dificuldade de buscar espaço no mercado consumidor já que a fábrica era de pequeno porte diante de grandes concorrentes, e a visibilidade de diversificar seus produtos. Temos que valorizar os empreendimentos da nossa cidade, pois dele possibilita o crescimento do nosso município.

Juliana Lamberty

“A visita foi um ótimo modo de visualizar não somente as etapas da produção dos refrigerantes, mas também a logística e a dedicação que existe por trás de uma indústria, que vai desde a preocupação de ampliar seu espaço no mercado através de um produto final de ótima qualidade, que remeta à valorização da história da marca, até a relação e comunicação com seus funcionários e consumidores. Além disso, também foi possível observar um pouco mais de perto as possibilidades de atividades a serem realizadas por um técnico em alimentos formado. Portanto, foi possível aproveitar a visita em vários aspectos, o que evidencia a importância dela no processo de aprendizagem”, relata Jucélia Marconatto. 

Quem não pode participar da visita técnica, pode assistir a um vídeo elaborado pelas professoras da disciplina em 2021, Prof Magda Monego e Prof Sabrina Monteiro. Por motivos alheios a minha vontade não pude estar presente nessa visita, lamentável pois perdi a oportunidade de conhecer uma empresa genuinamente nossa, mas assistindo o vídeo percebi que se modernizou e continuou priorizando sempre pela qualidade e assim valorizando sua marca e resgatando tradições, pois não tem quem tome uma cyrillinha que não desencadeia memórias afetivas do passado, relata Maria Zélia Afonso.

 

Texto e imagens: Magda Monego

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-576-406

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes