Ir para o conteúdo Editora PPGART Ir para o menu Editora PPGART Ir para a busca no site Editora PPGART Ir para o rodapé Editora PPGART
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Publicações Editora PPGART

Em 2021
Catálogo FACTORS 8.0

O Festival de Arte Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (FACTORS) expõe desde 2014 a produção contemporânea de artistas nacionais e internacionais. O evento é realizado pelo Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais (LABART), com apoio do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGART), do Centro de Artes e Letras (CAL) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para esta 8ª edição, a curadoria conjunta conta com apoio da Maestría en Tecnología y Estética de las Artes Electrónicas, da Universidad Nacional Tres de Febrero (UNTREF), e integra pela terceira edição a BIENALSUR/Argentina. Organização: Nara Cristina Santos (UFSM) e Mariela Yeregui (UNTREF). Contou com onze obras de artistas do Brasil, Argentina e Uruguai com exibição in loco e on-line que desenvolvem projetos em diversas linguagens contemporâneas, como fotografia, vídeo, instalação, arte digital, entre outras. O Festival propõe como argumento curatorial transdisciplinar a propagação digital, com ênfase nas estratégias de exibição in loco no Museu Arte Ciência e Tecnologia (MACT), inaugurado no mezanino do Planetário/UFSM em 2021, quanto a sua versão on-line, no Instagram e Youtube do LABART.

Catálogo A Inquietude dos Corpos

O Catálogo da Exposição “A Inquietude dos Corpos” apresenta obras produzidas pelo artista Raul Dotto Rosa durante sua pesquisa de doutorado em Artes Visuais, associadas às investigações anteriores em poéticas, com referencial teórico na área das Ciências Cognitivas e da Filosofia da Informação. A mostra, realizada no Museu de Arte de Santa Maria, de 02 a 25 de junho de 2021, questiona as transformações do sujeito no entorno da tecnologia. Estruturas ficcionais, objetos tridimensionais e imagens tecnológicas compõem o espaço, definido pela modelação como estratégia entre humano e não-humano. Esta públicação reúne imagens documentais da exposição e textos sobre vinte e quatro obras, entre objetos, fotografias e vídeos.

Rosa Maria Blanca (org.)

ISBN: 978-65-88403-35-8

Catálogo da III Exposição Internacional de Arte e Gênero

A publicação reúne o trabalho dos 89 artistas que participaram da III Exposição Internacional de Arte e Gênero / III Exposición Internacional de Arte y Género / III International Exhibition of Art and Gender, no Espaço Cultural Armazém - Coletivo Elza, Florianópolis, Brasil, no período de 26 de julho a 29 de outubro de 2021, sob curadoria de Rosa Blanca. O conteúdo do catálogo dá conta das preocupações de (des)identidade de artistas do Brasil e da Espanha, sugerindo a subjetividade como dimensão da arte contemporânea. La publicación reúne el trabajo de 89 artistas que participaron en la III Exposición Internacional de Arte y Género / III Exposição Internacional de Arte e Gênero / III International Exhibition of Art and Gender, en el Espaço Cultural Armazém - Coletivo Elza, Florianópolis, Brasil, en el período del 26 de julio al 29 de octubre de 2021, comisariada por Rosa Blanca. El contenido del catálogo refleja las preocupaciones de (des)identidad de artistas de Brasil y España, sugiriendo la subjetividad como una dimensión del arte contemporáneo.

Outras Publicações
Outras Publicações