Ir para o conteúdo Editora PPGART Ir para o menu Editora PPGART Ir para a busca no site Editora PPGART Ir para o rodapé Editora PPGART
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Publicações Editora PPGART

Em 2022
Nara Cristina Santos (org.)

ISBN: 978-65-88403-50-1

Arte contemporânea: propagação digital do in loco ao online

Esta publicação está organizada em doze capítulos escritos por artistas e curadores, todos pesquisadores do Brasil, Argentina e Uruguai, para debater o tema Propagação Digital do in loco ao online, no 16º Simpósio de Arte Contemporânea, em 2021. O evento permanece online neste segundo ano de COVID-19, com transmissão do FAROL e segue disponível no canal LABART, no Youtube. Entre os autores, estão artistas do FACTORS 8.0, pois tanto o Simpósio quanto o Festival Arte, Ciência e Tecnologia são contagiados pelos Desafios Pós-Corona, lançados por Edgar Morin (É Hora de Mudarmos de Via, As Lições do Coronavírus, 2020). Ele fundamenta o tema transdisciplinar dessa publicação, com ênfase nas estratégias de exposições e obras em que o espaço in loco absorve e provoca novas reverberações no espaço online.

Nara Cristina Santos

Em 2021
Nara Cristina Santos (org.)

ISBN: 978-65-88403-45-7

ARTE CONTEMPORÂNEA: ÁGUA E SUSTENTABILIDADE

Este livro está organizado como uma coletânea, em dez capítulos escritos por pesquisado- res do Brasil e Argentina, para debater o tema água e sustentabilidade no 15o Simpósio de Arte Contemporânea. O evento realizado em agosto de 2020, em plena pandemia de COVID 19, aconteceu online, via transmissão do FAROL da Universidade Federal de Santa Maria e segue disponível no canal LABART no Youtube. Entre os autores convidados para esta publicação estão artistas, cientistas, professores que problematizam o elemento água e sua sustentabilidade no meio ambiente, a partir de sua formação e ou atuação nas áreas de Artes Visuais, Ciências, Ciências Sociais, Desenho Industrial e Engenharia. Enquanto os artistas compartilham questões em torno de suas obras exibidas no FACTORS 7.0, os cientistas tratam de discutir suas investigações recentes sobre o tema.

Nara Cristina Santos

Nara Cristina Santos (org.)

ISBN: 978-65-88403-46-4

ARTE CONTEMPORÂNEA: ARTE E SUSTENTABILIDADE

Esta coletânea está organizada em sete capítulos escritos por pesquisadores do Brasil e Argentina, para debater o tema arte e sustentabilidade no 13º Simpósio de Arte Contemporânea. O evento aconteceu em agosto de 2018, presencialmente no Centro de Artes e Letras e com transmissão online do FAROL/UFSM. Os autores desta publicação são pesquisadores que estudam as interrelações da arte, tecnologia e sustentabilidade decorrente da prática artística e/ou da investigação acadêmica. Todos compartilham uma preocupação na preservação da natureza e na defesa de um comprometimento ecológico com o entorno. Os artistas discorrem sobre as questões emergentes nas suas obras exibidas no FACTORS 5.0, enquanto os historiadores e cientistas debatem o tema no contexto de ações transdisciplinares.

Nara Cristina Santos

Articulações Poéticas e Escritas de Si

A publicação Articulações Poéticas e Escritas de Si configura-se como uma compilação de produções textuais e visuais resultantes das reverberações do Simpósio Articulações Poéticas e Escritas de Si, evento esse promovido pelo Programa de Extensão Ações Poéticas e o Grupo de Pesquisa Articulações Poéticas do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina. A escrita de si, texto onde Michel Foucault aborda ideias de filósofos da antiguidade que tinham na escrita uma forma de cuidado de si, uma prática para o autoconhecimento, foi escolhido como mote disparador para pensar a escrita de si ampliada para qualquer forma de manifestação artística – produzir arte é, também, escrever de si. Para examinar as múltiplas possibilidades da escrita no campo das artes, formaram-se quatro mesas no simpósio que resultaram nos quatro livros Das caminhadas e das escritas; Escritas fora do armário; Práticas feministas de si; e Formas de narrar.

Debora Pazetto Marta Martins Rosana Bortolin Sandra Correia Favero Silvana Macêdo (Org.)


VOLUME I : DAS CAMINHADAS E DAS ESCRITAS

ISBN 978-65-88403-39-6

Debora Pazetto Marta Martins Rosana Bortolin Sandra Correia Favero Silvana Macêdo (Org.)


VOLUME II :ESCRITAS FORA DO ARMÁRIO

ISBN 978-65-88403-44-0

Das caminhadas e das escritas partiu do desejo de trazer escritas de si e/ou imagens que pudessem destacar o deslocamento enquanto um movimento que impulsiona provocações nos processos de criação de artistas convidades. Mundos possíveis na impossibilidade de certezas em que vivemos. Escritas fora do armário, coorganizado pelo grupo de pesquisa GUARÁ – Grupo de Pesquisas Descoloniais em Arte Contemporânea (Udesc/ CNPq), discute assuntos como ausências e presenças de mulheres lésbicas nas artes visuais, representações artísticas da infância queer, (in)visibilidade lésbica na fotografia e registros artísticos de processos de transição e dissidência do sistema sexo-gênero. Práticas Feministas de Si nomeado a partir da expressão cunhada por Margareth McLaren, que alia a escrita de si foucaultiana ao projeto feminista de romper o silenciamento imposto historicamente às mulheres. O livro apresenta as produções textuais e artísticas que articulam escrita de si com feminismos. Formas de Narrar propôs realizar uma bricolagem entre teorias, imagens e procedimentos de criação que conferem singularidades e gestualidades nas composições artísticas. A publicação ARTICULAÇÕES POÉTICAS E ESCRITAS DE SI vem somar ao debate universitário e cultural neste momento histórico desafiador a resistência por meio da arte em sua prática e reflexão, mais necessárias do que nunca.

Debora Pazetto Marta Martins Rosana Bortolin Sandra Correia Favero Silvana Macêdo (Org.)


VOLUME III : PRÁTICAS FEMINISTAS DE SI

ISBN 978-65-88403-40-2

Catálogo FACTORS 8.0 é BIENALSUR

O FACTORS 8.0 recebe em 2021 onze obras, todas como vídeo, de artistas do Brasil, Argentina e Uruguai, emergentes e reconhecidos, com exibição in loco e online. Propõe como argumento curatorial transdisciplinar a propagação digital, com ênfase nas estratégias de exibição in loco e online . Este ano tem como desafio digital, tanto a sua exposição na versão in loco no Museu Arte Ciência e Tecnologia - MACT, inaugurado no mezanino do Planetário/UFSM em 2021, quanto a sua versão online, no Instagram e Youtube do LABART. O Festival integra a 3 edição da BIENALSUR/Argentina.

Rosa Maria Blanca (org.)

ISBN: 978-65-88403-37-2

Arte e Subjetividades: curadorias, leituras e identidades

A Obra "Arte e Subjetividades: curadorias, leituras e identidades" reúne estudos de cinco autoras/es docentes, pesquisadores, artistas, críticas/os e/ou curadoras/es, que atuaram como membros da Comissão Julgadora da III Exposição Internacional de Arte e Gênero, no Seminário Internacional Fazendo Gênero 12, Florianópolis, Brasil. A publicação propõe pensar a importância do gênero, as (des)identidades e subjetividades com a finalidade de contribuir para a pesquisa em arte contemporânea, no seu diálogo com os estudos de gênero, feministas e queer, entre outros estudos não menos importantes.

Catálogo A Inquietude dos Corpos

O Catálogo da Exposição “A Inquietude dos Corpos” apresenta obras produzidas pelo artista Raul Dotto Rosa durante sua pesquisa de doutorado em Artes Visuais, associadas às investigações anteriores em poéticas, com referencial teórico na área das Ciências Cognitivas e da Filosofia da Informação. A mostra, realizada no Museu de Arte de Santa Maria, de 02 a 25 de junho de 2021, questiona as transformações do sujeito no entorno da tecnologia. Estruturas ficcionais, objetos tridimensionais e imagens tecnológicas compõem o espaço, definido pela modelação como estratégia entre humano e não-humano. Esta públicação reúne imagens documentais da exposição e textos sobre vinte e quatro obras, entre objetos, fotografias e vídeos.

Rosa Maria Blanca (org.)

ISBN: 978-65-88403-35-8

Catálogo da III Exposição Internacional de Arte e Gênero

A publicação reúne o trabalho dos 89 artistas que participaram da III Exposição Internacional de Arte e Gênero / III Exposición Internacional de Arte y Género / III International Exhibition of Art and Gender, no Espaço Cultural Armazém - Coletivo Elza, Florianópolis, Brasil, no período de 26 de julho a 29 de outubro de 2021, sob curadoria de Rosa Blanca. O conteúdo do catálogo dá conta das preocupações de (des)identidade de artistas do Brasil e da Espanha, sugerindo a subjetividade como dimensão da arte contemporânea. La publicación reúne el trabajo de 89 artistas que participaron en la III Exposición Internacional de Arte y Género / III Exposição Internacional de Arte e Gênero / III International Exhibition of Art and Gender, en el Espaço Cultural Armazém - Coletivo Elza, Florianópolis, Brasil, en el período del 26 de julio al 29 de octubre de 2021, comisariada por Rosa Blanca. El contenido del catálogo refleja las preocupaciones de (des)identidad de artistas de Brasil y España, sugiriendo la subjetividad como una dimensión del arte contemporáneo.

Outras Publicações