Ir para o conteúdo FACOS-UFSM Ir para o menu FACOS-UFSM Ir para a busca no site FACOS-UFSM Ir para o rodapé FACOS-UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Publicações

As publicações da FACOS-UFSM abrangem várias áreas do conhecimento, em especial a área da Comunicação. Além de publicações científicas, possui em seu catálogo obras resultantes de projetos de ensino e extensão direcionados a públicos diversos. O portal de e-books da editora FACOS-UFSM busca promover a circulação do conhecimento e disponibiliza obras de acesso aberto (open access).

A manutenção e preservação das obras em ambiente digital são viabilizadas pela incorporação da Coleção FACOS-UFSM no Manancial – Repositório Digital da UFSM, o qual utiliza a versão 4.1 do software DSpace e faz parte do sistema de Bibliotecas da instituição.

E-books

Navegue pelas categorias e encontre e-books do seu interesse.

Lançamentos

Conheça os lançamentos da editora FACOS-UFSM.

Catálogo

Acesse o catálogo da editora.

Comunicação e mídia: livros impressos em destaque

2012

Estratégias Midiáticas

Referência: SILVEIRA, A. C. M.; BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha; LISBÔA FILHO, F. F.; FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan. Estratégias Midiáticas. Santa Maria: Facos-UFSM, 2012. 264p.

Resumo da obra: A obra reúne treze textos que envolvem as relações do campo das mídias com os demais campos, especialmente as estratégias que este campo aciona ou dele são tomadas como empréstimo para construir o espaço público. O livro agrega estudos sobre gestão da comunicação, modelos de comunicação institucional, novas formas de suportes e ambientes comunicacionais, dimensões macro analíticas da indústria cultural e seus efeitos na realidade social, relações da cultura das mídias com temporalidades e espacialidades.

Suporte: Impresso

Identidades Midiáticas

Referência: SILVEIRA, A. C. M.; BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha; LISBÔA FILHO, F. F.; FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan. Identidades Midiáticas. Santa Maria: Facos-UFSM, 2012. 226p.

Resumo da obra: A obra reúne doze textos que possuem em comum o estudo da incidência da esfera midiática da conformação das identidades contemporâneas com ênfase na construção de representações e significados. O livro apresenta estudos interpretativos sobre o papel da comunicação midiática na construção de dinâmicas sociais, matrizes identitárias, experiências de interação e processos de consumo/apropriação que passam pela mediação do discurso das linguagens midiáticas.

Suporte: Impresso

 

2013

Ecologia da Mídia

Referência: RUBLESCKI, Anelise; BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha. Ecologia da Mídia. Santa Maria: Editora FACOS- UFSM, 2013. 176p.

Resumo da obra: O livro Ecologia da Mídia parte de uma perspectiva da mídia como ecossistema, incluindo os novos formatos que têm como suporte as tecnologias digitais. São processos de circulação das informações caracterizados pela superação das dicotomias entre emissor/receptor, meio/mensagem, sujeito/mídia, presentes nos estudos sobre os meios de comunicação de massa, procurando compreendê-los sob a perspectiva de uma nova ambiência e do processo de midiatização da sociedade contemporânea, no qual as lógicas midiáticas parecem regular as interações sociais. A obra conta com a contribuição de importantes interlocutores internacionais na temática da Ecologia da Mídia.

Suporte: Impresso

Histórias da Mídia: Campos da Publicidade e da Comunicação Institucional

Referência: MORAES, Ana Luiza Coiro; LISBÔA FILHO, F. F.; BACELLOS, Marília de Araujo. Histórias da Mídia: Campos da Publicidade e da Comunicação Institucional. Santa Maria. Editora FACOS-UFSM, 2013. 548p.

Resumo da obra: Este livro traz artigos inéditos, referendados nos originais apresentados no Grupo de Trabalho (GT) História da Publicidade e da Comunicação Institucional, do 8º Encontro Nacional da ALCAR, no ano de 2011, reescritos por seus autores após o momento de reflexão proporcionado pelo evento. E, ao apresentar Histórias da mídia: campos da Publicidade e da Comunicação Institucional, a editora FACOS-UFSM comemora os 40 anos dos cursos de Comunicação Social da UFSM, agregando ao livro artigos de autoria de professores e alunos dos cursos de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Produção Editorial.

Suporte: Impresso 

Apre(e)nder Publicidade: Aproximações entre Academia e Mercado Santa-Mariense  

Referência: OLIVEIRA-CRUZ, Milena Carvalho Bezerra Freire de; PETERMANN, Juliana (Orgs.). Apre(e)nderpublicidade: aproximações entre academia e mercado santa-mariense. Santa Maria/RS: FACOS-UFSM, 2013.

Resumo da obra: “Apre(e)nder publicidade” é fruto de um trabalho coletivo, realizado por professores e alunos do curso de Publicidade e Propaganda com a colaboração inestimável de profissionais que se dispuseram a compartilhar e refletir sobre suas práticas. Este livro é a proposta de uma reflexão crítica, o que pressupõe rever e repensar as atividades e relações dos profissionais com os mais diversos atores que compõem este campo – anunciantes, concorrentes, veículos, fornecedores, consumidores e, porque não, com a própria academia. As temáticas que orientaram os capítulos procuram dimensionar reflexões sobre diferentes áreas de atuação (atendimento, planejamento, criação, mídia), fluxos de trabalho nas agências e adaptação do mercado às novas mídias.

Suporte: Impresso

Rádios: Sociedade, Fronteiras e Educação

Referência: FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan; SILVEIRA, A. C. M.; LISBÔA FILHO, F. F. Rádios: Sociedade, Fronteiras e Educação. Santa Maria: Editora FACOS-UFSM, 2013. 138 p.

Resumo da obra: O livro apresenta um conjunto de textos que analisa o rádio e a sua presença na sociedade, na fronteira e na educação. Organizado pelos professores doutores Maria Ivete Trevisan Fossá, Ada Cristina Machado da Silveira e Flavi Ferreira Lisboa Filho, a obra editada em três partes procura investigar a realidade a partir do estudo do rádio, e conta com reflexões sobre o veículo, sua estrutura e suas relações externas. Também traz observações empíricas sobre o funcionamento de rádios comerciais, comunitárias e até mesmo radioescolas.

Suporte: Impresso

Comunicação organizacional e cidadania: olhares sobre a presença das corporações e da comunidade na mídia. (E-book)

Referência: FOSSA, Maria Ivete; PÉRSIGO, Patrícia Milano. Comunicação organizacional e cidadania: olhares sobre a presença das corporações e da comunidade na mídia. Santa Maria: Editora FACOS-UFSM, 2013. (e-book)

Resumo da obra: O livro Comunicação organizacional e cidadania: olhares sobre a presença das corporações e da comunidade na mídia tem o propósito de apresentar um conjunto de reflexões acerca da comunicação, fazendo um recorte sobre a comunicação organizacional e suas interfaces com a cidadania em diferentes instituições. É interessante ressaltar que todos os textos, frutos da atividade investigativa e dedicação por parte de seus autores, são perpassados pelo viés da mídia, das estratégias comunicacionais e das relações públicas, constituindo rica fonte de pesquisa para área. Possivelmente, isto deva-se ao fato de os autores terem sido ou ainda serem orientados pela professora Dra. Maria Ivete Trevisan Fossa, que congrega estes jovens pesquisadores no Grupo de Pesquisa em Comunicação Institucionale Organizacional, registrado no CNPq e formado no ano de 2000.

Suporte: Digital

Concurso Literário Felipe de Oliveira

Resumo da obra: O livro “Concurso literário Felippe D’Oliveira” reúne autores de crônicas e contos, dentre os quais os acadêmicos dos Cursos de Comunicação Social da UFSM. Eles têm/tiveram sua formação em Jornalismo, Relações Públicas, Produção Editorial e Publicidade e Propaganda, quando desenvolveram competências para além da comunicação. Queremos dizer que nos orgulhamos do papel e espaço que ocupam na sociedade. Em virtude da relevância da participação é oportuno que a FACOS, por meio do Departamento de Ciências de Comunicação, possa apoiar a publicação de todos os textos produzidos e premiados no concurso de 2009 a 2012. Neste sentido, a FACOS reitera sua atuação na construção da história cultural do município com presença marcante na Feira do Livro de Santa Maria e nas atividades culturais da cidade. O livro tem o apoio da Editora Experimental do Curso de Comunicação Social – Produção Editorial pE.com.

História da Feira do Livro de Santa Maria

Resumo da obra: “História da Feira do Livro de Santa Maria: Memórias e Registros” trata das lembranças de Eugênia Barichello, professora da Faculdade de Comunicação Social da UFSM, a respeito da Feira e conta com depoimentos e imagens de jornais da época para retratar o histórico do evento.